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D – Arranjo Geral Portuário e Obras Portuárias

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Apresentação em tema: "D – Arranjo Geral Portuário e Obras Portuárias"— Transcrição da apresentação:

1 D – Arranjo Geral Portuário e Obras Portuárias
a) Planejamento portuário: 1 – Definição, características e classificação; 2 – Navios; 3 – Arranjo geral: definições; 4 – Arranjo geral: layout; 5 – Dimensionamentos.

2 1 – Definição, características e classificação
a) Definição: Lugar onde se realiza o transbordo de mercadoria e passageiros entre o tráfego aquático e o terrestre. b) Características: Facilidades de acesso terrestre; Profundidade adequada (escolha do navio de projeto); Instalações de acostagem; Facilidade de movimentação da carga (processo de carga e descarga rápido); Abrigo para os navios (no período de transbordo das cargas);

3 c.1) Segundo as Características de Acostagem da Embarcação
Área de estocagem (armazéns) (usados pelas firmas de logística); Tempo de transbordo da mercadoria no porto (depende da logística do Porto. Tem que ser rápido) c) Classificação c.1) Segundo as Características de Acostagem da Embarcação Portos “internos”: são aqueles construídos em áreas abrigadas de ondas e agitação, e que têm facilidade de movimentação da carga. Ex.: área estuarina Limitação: pouca profundidade para o calado.

4 FIGURA 75: Características dos Portos Internos

5 Portos Externos ou “Off-Shore”: Características:
Não necessitam de facilidade de movimentação da carga (têm bombeamento); Ajustam-se às embarcações com grande calado; Podem ser implantados em locais desabrigados e sujeitos às perturbações (ondas e marés) ou parcialmente abrigado em regiões com grandes profundidades; A movimentação da carga pode se dar com perturbações da embarcação; Justificam-se para embarcações pesadas que requeiram grandes calados (petroleiro, graneleiro).

6 c.2) Segundo as Características de Infra-Estrutura e Função do Porto:

7 2 – Navios Características físicas: ver aula de vias navegáveis.
Características de peso: idem Embarcações Objetivos: importante para o dimensionamento das estruturas portuárias. Tipos: Navios de Carga Geral Convencional Transporte de carga geral (veículos, eletrodomésticos, etc.); Seu perfil inclui dispositivos para movimentação de cargas (guindastes, etc.).


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