A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIGURA 31: Seqüência de fossas e baixios em trecho fluvial em curva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIGURA 31: Seqüência de fossas e baixios em trecho fluvial em curva"— Transcrição da apresentação:

1 FIGURA 31: Seqüência de fossas e baixios em trecho fluvial em curva

2 Leis de Fargue 1ª lei: “Lei do afastamento” (em perfil) A fossa e o baixio são deslocados para jusante, respectivamente, para jusante do vértice (L=1/4) e do ponto de inflexão ou superflexão no 1/5. (exemplo anterior); 2ª lei: “Lei das fossas” A fossa (H) é tanto mais profunda quanto mais pronunciada for à curva do vértice.

3 FIGURA 32: 2º Lei de Fargue

4 3ª lei: “Lei do desenvolvimento” A curva não deve ser nem muito curta (raio pequeno) nem muito longa (raio grande). Na primeira a profundidade H deverá ser elevada (canal fundo), na 2ª H deverá ser raso (canal de assoreamento).

5 FIGURA 33: 3ª Lei de Fargue

6 4ª lei: “Lei dos ângulos” Para comprimentos iguais, a profundidade média do estirão ou curva é tanto maior quanto mais aberto for o ângulo das duas tangentes extremas da curva.

7 FIGURA 34: 4ª Lei de Fargue

8 5ª Lei: “Lei da continuidade” O perfil longitudinal do canal só apresenta angularidade quando a curvatura do eixo variar de maneira gradual e sucessiva. Toda mudança brusca de curvatura ocasiona uma alteração brusca da profundidade.

9 FIGURA 35: 5ª Lei de Fargue

10 6ª lei: “Lei da declividade do fundo” Se a curvatura varia de maneira continua, a inclinação da tangente à curva determina a declividade do fundo (Platô). Quanto mais aberto for o ângulo, maior a declividade do fundo.

11 FIGURA 36: 6ª Lei de Fargue

12 k) Extrapolação gráfica das vazões de calha (método de Stevens) FIGURA 37: Zoneamento Hidrogenético

13 Zoneamento hidrogenético da bacia é determinado pela curva hipsométrica. FIGURA 38: Planície de Inundação

14 Leito maior excepcional
Legenda: Zona de recarga de umidade Zona hidrodinâmica Zona de contribuição inicial Leito de vazante Leito menor Leito maior sazonal Leito maior excepcional

15 FIGURA 39: Curva chave – Extrapolação – Curva chave

16 Extrapolação de Q na faixa (3) – (4)

17 FIGURA 40: Extrapolação de h para obtenção de Q


Carregar ppt "FIGURA 31: Seqüência de fossas e baixios em trecho fluvial em curva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google