Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEduardo Guimaraes Alterado mais de 9 anos atrás
1
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
2
Objetivos Descrever a associação da síndrome metabólica com as características demográficas e identificar fatores de risco modificáveis para seu desenvolvimento.
3
Métodos Homens e mulheres (18-30 anos) do CARDIA, sem sd. Metabólica no início, entre 1985 e 2001. Definição da Sd. Pelos critérios do programa nacional de colesterol em tratamento de adulto – 7, 10 e 15 anos do início. Fatores de risco medidos por exame clínico e questionários padronizados. Participantes foram examinados 6 vezes
4
RESULTADOS IMC maior Sem ingesta de álcool (contra 1 a 3 drinks por dia) Alta ingesta de carboidratos Baixa ingesta de fibras Alto risco de Sd. Metabólica (RR: 1,3 a 1,9) Risco aumenta 23% para cada 4,5Kg ganhos.
5
RESULTADOS Atividade física regular Proteção contra a Sd. Metabólica
(RR: 0,84; IC: 0,76-0,92)
6
CONCLUSÃO IMC e ganho de peso são importantes fatores de risco para Sd. Metabólica. Atividade física regular diminui esse risco.
7
ESTUDO - GERAL ¼ dos adultos nos EUA tem Sd. Metabólica
Circunferência abdominal Glicose Pressão arterial Adiposidade abdominal
8
CONCLUSÕES Aumento do risco:
Alta massa corpórea em adulto jovem e ganho de peso nos 15 anos Adulto jovem que não consome álcool, que têm alta proporção das calorias vindas de carboidratos e pouca fibra
9
CONCLUSÕES: Atividade física regular, diminui risco
Associação de raça, sexo, educação e Sd. é complexa e varia de acordo com a presença de outros fatores de risco e composição da Sd.
10
CONCLUSÕES: OBESIDADE E GANHO DE PESO
Outros estudos longitudinais já demonstraram a associação. Alto IMC e ganho de peso associam-se, muitas vezes, a piora da pressão, aumento mais rápido da glicose e dislipidemia.
11
CONCLUSÕES: QUEM TEM RISCO?
Negros: sem considerar o fator de risco da gordura, apresentam menor incidência. Porém, mulheres negras, principalmente, como apresentam alta prevalência de sobrepeso, têm também altas taxas de Sd. Metabólica. Portanto, sugere que adiposidade seja o caráter principal da sd. em negros.
12
CONCLUSÕES: QUEM TEM RISCO?
Indivíduos com menor grau de educação apresentaram maior risco ( acesso limitado a cuidados com o corpo, maior estresse físico e pessoal e diferenças na imagem corporal que influenciam na perda de peso).
13
CONCLUSÕES Ingesta de fibra inversamente proporcional à Sd.:
- Melhor controle da glicose Aumento do risco para aqueles que se abstém de álcool: - Consumo leve e moderado podem aumentar HDL e aumentar a sensibilidade à insulina (ambos fatores da Sd.)
14
CONCLUSÕES Sd. como importante consequência da epidemia de obesidade.
Alta prevalência de obesidade e sobrepeso em camadas socioeconômicas mais baixas e adultos negros MEV (especialmente perda de peso e atividade física) como primeira linha de tratamento.
15
OBRIGADA!!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.