A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quem Sou Eu? Olá! Sou Profª.: Gleide Castro, ministrante da disciplina Língua Portuguesa/curso de Letras; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quem Sou Eu? Olá! Sou Profª.: Gleide Castro, ministrante da disciplina Língua Portuguesa/curso de Letras; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional."— Transcrição da apresentação:

1 Quem Sou Eu? Olá! Sou Profª.: Gleide Castro, ministrante da disciplina Língua Portuguesa/curso de Letras; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Luterana do Brasil/ULBRA/RS e graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas. Atuante no Magistério há 10 anos, tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação,desenvolvendo, principalmente, o tema: Ling. Portuguesa/Literatura/Linguística, Produção Textual e vértices para a linguagem-língua-fala-homem. CTNWEBTV-SHOPPING DO CONHECIMENTO VIRTUAL

2 LINGUA PORTUGUESA

3 ACESSE:

4 O caminho do encontro de si é mais longo para uns que para outros
O caminho do encontro de si é mais longo para uns que para outros. E para determinadas pessoas ele é mesmo interminável, assim resumo minha missão profissional, pois sei que a semente da Educação já foi semeada em muitos discípulos, logo nunca terminará a missão, porque dentro de cada um deles se propagará aquilo que plantei durante o Caminho; dentro de cada aluno há a minha fala, um pouco de mim, da minha linguagem e de meus sonhos que cada vez se tornarão reais acerca de meu objetivo de: Educar, ensinar e transmitir o conhecimento com amor e liberdade!

5

6 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 40 HORAS/MÊS
DIAS: 2ª E 4ª FEIRAS HORÁRIO: 20:30 ÀS 21:00 H DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 40 HORAS/MÊS DIAS: 2ª E 4ª FEIRAS HORÁRIO: 20:30 ÀS 21:00 H DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 40 HORAS/MÊS DIAS: 2ª E 4ª FEIRAS HORÁRIO: 20:30 ÀS 21:00 H

7 SOBRE O CURSO: O Curso de Letras oferece quatro habilitações – Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Português-Inglês, Português-Francês e Português-Espanhol. Adota-se o regime semestral, sendo oferecidas 120 vagas, 30 por cada habilitação, para o período noturno.

8 O curso, abrigado na área de Ciências Humanas, fundamenta-se em princípios e procedimentos a serem observados na estruturação da matriz curricular e na necessidade, cada vez maior de responder aos constantes desafios da sociedade contemporânea. Sua duração é de sete períodos. Habilita o egresso a lecionar Português e Literaturas de Língua Portuguesa; Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola, Francês e Literaturas de Língua Francesa, em cursos livres, ou no exercício do magistério público ou particular, além de outras opções de atuação no mercado de trabalho, como produção e revisão de textos, assessoria lingüística, editoração, tradução informal, secretariado, etc, respondendo, assim, às demandas do mercado de trabalho.

9 EMENTA: Novo Acordo Ortográfico. A noção de gramática
EMENTA: Novo Acordo Ortográfico.A noção de gramática. Variedades lingüísticas. Ambigüidade. Fonologia. Morfologia. Sintaxe. Interpretação de textos. RECURSOS: tecnologia digital, INTERNET, novas tecnologias; skype, MSN, Orkut, voz, e o que mais for útil e conveniente para a melhor exposição e transmmissão do conhecimento didático-pedagógico. PÚBLICO-ALVO: discente do ensino superior do curso de Letras e áreas afins.

10  OBJETIVOS: 1)Geral - mostrar ao falante de Língua Portuguesa importância de se conhecer o histórico-social e o processo de mutação que ela sofreu no tempo e no espaço como instrumento de comunicação e sobrevivência do homem na sociedade. 2)Específicos- a)desenvolver no discente a capacidade de reconhecer os processos lingüísticos da língua materna e da gramática padrão como ferramenta de desenvoltura tanto na escrita quanto na fala; b) fazer com que o aluno reconheça no texto a estrutura da Língua Portuguesa nos planos de Conteúdo e de Expressão; c) apresentar ao aluno as dicotomias linguísticas (langue x Parole); d) mostrar ao aluno o caráter de revestimento de um VOCÁBULO e o seu uso na produção textual: Fonologia, Morfologia e Sintaxe.

11 Conteúdo Programático:
Conhecendo a Língua Portuguesa- Breve Histórico; As mudanças que Língua Portuguesa sofreu no tempo e no espaço no contexto histórico-social; Processos lingüísticos: Língua Materna x Língua Padrão Estrutura da língua: plano de Conteúdo e plano de Expressão; Dicotomias Saussureanas: Langue x Parole; sintagma x paradigma; ausência x presença; Novo Acordo Ortográfico.A noção de gramática; MORFOLOGIA E SUA SUB-DIVISÃO; SINTAXE/FUNÇÃO; PROCESSO REDACIONAL.

12 LÍNGUA PORTUGUESA É Padrão para a Liberdade!


Carregar ppt "Quem Sou Eu? Olá! Sou Profª.: Gleide Castro, ministrante da disciplina Língua Portuguesa/curso de Letras; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google