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PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

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Apresentação em tema: "PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Reunião com professores - Maio de 2011

2 Educação Matemática Crítica
DEMOCRACIA Direitos e deveres. Existência de uma competência na sociedade. Reunião com professores - Maio de 2011

3 Educação Matemática Crítica
SOCIEDADE ESCOLA Aumento da quantidade de conhecimento disponível e o crescimento da complexidade da informação. Oferece um ensino descontextualizado desse mundo em constante mudança. Reunião com professores - Maio de 2011

4 Reunião com professores - Maio de 2011
Educação Matemática Crítica FINALIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Transmitir conteúdos aos alunos. OU Fornecer-lhes ferramentas para que eles saibam atuar no mundo. PROBLEMAS PRINCIPAIS: Para refletir… Em que medida estamos envolvidos na construção de uma competência democrática de nossos alunos na sociedade? É possível desenvolver o conteúdo de forma a servir como ferramenta na democratização? Ou Matemática, por sua natureza formal e abstrata, nada tem a ver com tais questões? Reunião com professores - Maio de 2011

5 Educação Matemática Crítica EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Educação que leva os alunos a identificar, interpretar, avaliar e criticar a Matemática existente de forma implícita em diversas áreas da sociedade. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Educação que contribui para o poder social e político do aluno através do desenvolvimento da compreensão crítica do uso da Matemática na sociedade e a consciência de como o pensamento matemático está presente no nosso dia-a-dia. = Educação que ensina a Matemática para a formação de cidadãos livres, responsáveis e críticos. Reunião com professores - Maio de 2011

6 Educação Matemática Crítica
A EDUCAÇÃO NÃO É NEUTRA, ELA TRANSPORTA VALORES EXPLÍCITA OU IMPLICITAMENTE, SUGERINDO MODOS DE ATUAR NA SOCIEDADE. ELA DEVE SER ORIENTADA PARA PROBLEMAS EM SITUAÇÕES FORA DA SALA DE AULA! Reunião com professores - Maio de 2011

7 Educação Matemática Crítica
É um produto emergente da ação e da interação da consciência humana e da realidade. É criado e recriado à medida que as pessoas atuam e refletem sobre o mundo. Não é a descoberta de fatos estáticos. CONHECIMENTO MATEMÁTICO Deve assumir a dimensão social, ética e política no ensino. Não existe fora dos modos como é usado, dos interesses para os quais é utilizado e das razões pelas quais é aplicado. Desenvolve o poder dos alunos em sociedade. Reunião com professores - Maio de 2011

8 Educação Matemática Crítica EDUCAR MATEMATICAMENTE
ENSINAR MATEMÁTICA EDUCAR MATEMATICAMENTE Fazer com que os alunos aprendam Matemática e ponto final. É útil para outras disciplinas ou alguma vez na vida. É levar os alunos a apropriar-se de modos de entender matematicamente as situações do dia-a-dia. Permite reconhecer e interpretar a matemática como atividade social. Reunião com professores - Maio de 2011

9 Educação Matemática Crítica EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
INVESTIGAÇÃO COM BASE NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Exemplo de tema: “Publicidade e a sua leitura através da Matemática” (anúncios de televisão, jornais, revistas e internet onde a Matemática é utilizada para demonstrar a eficácia de determinado produto). Objetivos da aula: Desenvolver competências matemáticas interligadas com preocupações sociais, econômicas e políticas. Realizar uma leitura crítica da Matemática utilizada nos anúncios e identificar o poder persuasivo da Matemática na publicidade e em outras situações. Ensinar os alunos a identificar, interpretar, avaliar e criticar a matemática implícita e explícita nos anúncios, ajudando-os a formar-se matematicamente e incentivando-os a serem cidadãos críticos aos fenômenos do mundo real. Reconhecer “enganos” nos anúncios, na construção de gráficos, na utilização de estimativas exageradas e tabelads pouco esclarecedoras. Reunião com professores - Maio de 2011

10 Educação Matemática Crítica EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
INVESTIGAÇÃO COM BASE NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Guia de análise: Qual o produto que se pretende vender? Quais as razões apresentadas para que se compre o produto? Como é que os anunciantes provaram que vale a pena comprar o produto? Você concorda com a prova apresentada? Se não, justifique. Conclusões: Os alunos compreenderam que, muitas vezes, a Matemática presente nos anúncios não estava errada, mas era utilizada abusivamente conforme a ideia que se pretendia transmitir. Para evitar que fossem manipulados, deveriam desenvolver uma prática reflexiva perante as situações, face às quais a análise crítica e a discussão são ações indispensáveis. Tal como saber ler e interpretar, a prática de analisar e questionar é muito importante para ser cidadãos informados e críticos. Reunião com professores - Maio de 2011

11 Educação Matemática Crítica CENTRO DE GRAVIDADE DA EDUCAÇÃO
Acumulação de saberes matemáticos Capacidade de usar a matemática nas atividades e contextos sociais. CENTRO DE GRAVIDADE DA EDUCAÇÃO Reunião com professores - Maio de 2011

12 Educação Matemática Crítica
“É de importância democrática, tanto para o indivíduo quanto para o conjunto da sociedade, que qualquer cidadão tenha a seu dispor os instrumentos para o entendimento do papel da Matemática na sociedade. Qualquer um que não esteja de posse desses instrumentos, se torna vítima dos processos sociais dos quais a Matemática é um componente. Assim, o objetivo da Educação Matemática é habilitar os alunos a perceber, entender, julgar, utilizar e também aplicar a matemática na sociedade, sobretudo em situações significativas para a vida privada, profissional e social de cada um.” Mogens Niss Reunião com professores - Maio de 2011


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