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GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

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Apresentação em tema: "GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios Caderno Apresentação - 13/06/2014 – 1º encontro

2 OBJETIVOS DO ENCONTRO Pensar sobre como se constitui o processo de alfabetização matemática nas crianças. Entender a alfabetização matemática na perspectiva do numeramento. Articular a formação continuada em Educação Matemática com as outras áreas do saber e com as práticas sociais.  

3 Encontros mensais: 84 horas Seminários: 8 horas;
CRONOGRAMA DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA – 120 horas Encontros mensais: 84 horas Seminários: 8 horas; Atividades extraclasses: 28 horas; Aplicação de trabalhos nas turmas em que leciona. LÍNGUA PORTUGUESA – 40 horas

4 LEITURA E DISCUSSÃO Unidades 01 02 03 04 05 06 07 08 Horas 12
Título do Caderno Organização do Trabalho Pedagógico Quantificação, Registros e Agrupamentos Construção do Sistema de Numeração Decimal Operações na Resolução de Problemas Geometria Grandezas e Medidas Educação Estatística Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber

5 TEMA DE CASA Situação-problema! Numa reunião de equipe há 6 alunos. Se cada um trocar um aperto de mão com todos os outros, quantos apertos de mão teremos ao todo?   André Luís Paulo Marta Sergio Sônia

6 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Historicamente, a Matemática tem se caracterizado como uma atividade de resolução de problemas de diferentes tipos. O desenvolvimento da Matemática escolar deve se dar em um contexto favorável para propiciar a exploração de situações-problema.

7 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Porém, na aprendizagem da Matemática, o problema adquire um sentido muito preciso. Não se trata de situações que permitam “aplicar” o que já se sabe, mas possibilitar a produção de novos conhecimentos a partir dos de saberes já consolidados e em interação com novos desafios.

8 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Por esse motivo deve-se trabalhar com problemas desde o 1º ano, antes de os alunos disporem das “soluções especialistas” para resolvê-los. Dessa forma estaremos propiciando situações para a construção do conhecimento e não sua mera aplicação.

9 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
As situações-problema devem ser criteriosamente planejadas, a fim de que estejam contextualizadas, permitindo às crianças acionar conhecimentos prévios e ampliar estratégias no que se refere à resolução de operações, notação numérica, formas de representação e comunicação de resultados.

10 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Vale destacar que não se aprende matemática somente resolvendo problemas, é necessário um processo de reflexão sobre eles e também sobre os diferentes procedimentos de resolução que podem surgir na turma.

11 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

12 VÍDEO - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

13 LEITURA E DISCUSSÃO Caderno de Apresentação páginas 38-55
Caderno de Apresentação páginas 38-55 Direitos e Eixos Estruturantes da Matemática

14 Conhecimento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) dos anos iniciais, editados em 1997, a Matemática escolar era apresentada dividida em blocos de conteúdos, que deveriam ser desenvolvidos de forma articulada: Números e Operações Tratamento da Informação Grandezas e Medidas Espaço e Forma

15 Direitos de aprendizagem de Matemática (Unidade 4 do material de Linguagem PNAIC 2013, ano 1, p. 27)

16 Em Abril de 2013 a resolução do CNE – p.42
Números e operações Pensamento algébrico Espaço e Forma/ geometria. Tratamento da Informação / Estatística e Probabilidade

17 Direitos de aprendizagem de Matemática (Caderno de Apresentação - material de Matemática PNAIC 2014, p.42)

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19 SEASSEA x SND Sistema Escrita Alfabética /Sistema de Numeração Decimal
SEA -SND SEASSEA x SND

20 Sistema Escrita Alfabética /Sistema de Numeração Decimal
SEA -SND Os elementos constituintes dos dois sistemas fundamentais para a representação da realidade – alfabeto e os números – são aprendidos conjuntamente pelas pessoas (às vezes mesmo antes de chegarem a escola) sem distinções rígidas de fronteiras entre disciplinas ou entre aspectos qualitativos da realidade.  

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22 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

23 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

24 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

25 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

26 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

27 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

28 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

29 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

30 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

31 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

32 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

33 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

34 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

35 NUMERAMENTO E LETRAMENTO

36 Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática
CADERNO 1 Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática Planejamento. (p. 7 – 15) Organização da sala de aula. (p. 16 – 26) Fechamento da aula. (p. 27 – 64)

37 A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
A organização do trabalho pedagógico para a Alfabetização Matemática envolve as diferentes áreas e formas de planejamento, desde a organização da sala até o fechamento da aula, entendidos de forma articulada e que orientam a ação do professor alfabetizador (BRASIL, 2014, p. 6). O planejamento pode ser pensado como antecipação do que deverá ser feito – o planejamento anual – ou ainda como espaço de revisão continuada do que ocorre em sala de aula (planejamento trimestral e similares ), chegando ao planejamento semanal (BRASIL, 2014, p. 6).

38 Planejamento anual O planejamento anual deverá ser produzido no coletivo da escola, compartilhado entre professores do ciclo de alfabetização e a coordenação pedagógica. Para tal será necessário: - conhecer o que e como os professores dos anos anteriores trabalharam; - saber se os objetivos planejados foram atendidos no conjunto da turma; ter consciência do que precisa ser melhorado, quais as lacunas que foram percebidas e quais conceitos não foram apropriados ou atingidos no ano anterior (BRASIL, 2014, p.7).

39 Planejamento durante o período letivo
Os momentos de planejamentos compartilhados são extremamente importantes para o coletivo da escola, para os professores que atuam nos mesmos anos do ciclo de alfabetização (acompanhamento da proposta pedagógica) e para professores de diferentes anos (discussão sobre a ênfase de cada bloco de conteúdos, retomada do trabalho no ano seguinte/direitos de aprendizagem) (BRASIL, 2014).

40 Planejamento semanal Os planos de aula semanais devem indicar o que será trabalhado e os objetivos esperados para o aprendizado dos alunos. Dependendo do conteúdo que será trabalhado é preciso pensar sobre: - a necessidade de fornecer material impresso; - a organização do trabalho e espaço da aula (grupos, trios, duplas, individualmente); - o mobiliário; - os materiais de uso coletivo; - a continuidade da aprendizagem dos alunos, etc.(BRASIL, 2014).

41 Organização da sala de aula
No ciclos de alfabetização é preciso pensar nas diferentes formas de organização do espaço físico da sala de aula, no movimento de problematização, discussão e problematização de conhecimentos matemáticos. - Espaço alfabetizador em Matemática - Ambiente físico preparado para o acolhimento dos alunos - Organização dos alunos tendo em vista a atividade planejada para aquele dia (BRASIL, 2014, p ).

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47 Situações Problemas LIVRO DA VIDA
Numa reunião de equipe há 6 alunos. Se cada um trocar um aperto de mão com todos os outros, quantos apertos de mão teremos ao todo?

48 ENCAMINHAMENTOS

49 BIOGRAFIAS MATEMÁTICAS
ENCAMINHAMENTOS BIOGRAFIAS MATEMÁTICAS A partir das leituras sobre os direitos de aprendizagem, os eixos estruturantes de matemática e da reflexão sobre seus conhecimentos e práticas nessa área, relacione suas conclusões, de acordo com o solicitado: Conhecimentos matemáticos que domina e desenvolve junto aos alunos dos anos iniciais. Conhecimentos matemáticos que devo aprofundar e/ou começar a desenvolver com meus alunos

50 LEITURA DELEITE


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