A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A teoria motivacional de Maslow

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A teoria motivacional de Maslow"— Transcrição da apresentação:

1 A teoria motivacional de Maslow

2 Maslow procurou compreender o que energiza, dirige e sustenta o comportamento humano.
Ele elaborou uma hierarquia de necessidades humanas baseada em dois agrupamentos: deficiência e crescimento. As necessidades de deficiências são as fisiológicas, de segurança, de afeto e de estima, enquanto que as necessidades de crescimento são aquelas relacionadas ao auto-desenvolvimento e auto-realização do ser humano (Huitt, 1998, p.1). Para ele, tais necessidades apresentam-se numa hierarquia de importância e premência, conforme ilustrado a seguir.

3 Hierarquia das Necessidades – Pirâmide Motivacional
Necessidade de auto-realização Necessidade de estima Necessidade de amor/sociais Necessidades de segurança Necessidades fisiológicas

4 As necessidades fisiológicas se referem às necessidades biológicas dos indivíduos, como a fome, a sede, o sono. São as mais prementes, dominando a direção do comportamento do ser humano quando este se encontra insatisfeito. Uma pessoa dominada por tal necessidade tende a perceber apenas os estímulos que visam satisfazê-la, sua visão de presente e futuro ficam, portanto, limitadas e determinadas por tal necessidade.

5 As necessidades de segurança surgem na medida em que as necessidades acima estão razoavelmente satisfeitas. São necessidades que levam as pessoas a protegerem-se dos perigos, sejam eles reais ou imaginários, físicos ou abstratos. O organismo pode ser fortemente dominado por tal necessidade e assim como as necessidades fisiológicas, estas também podem dominar as funções perceptivas e cognitivas do ser humano, levando-o a pensar e a ter como prioridade a satisfação dessas necessidades.

6 Tendo satisfeitas razoavelmente as necessidades acima, surgem as necessidades de amor, afeição e participação. São necessidades sociais presentes em todo ser humano. Maslow afirma que estas se referem à necessidade de afeto das pessoas que consideramos (namorado, filhos, amigos): “a pessoa passa agora a sentir, mais intensamente do que nunca, a falta de amigos, de um namorado, de um cônjuge ou de filhos (...) Seu desejo de atingir tal situação será mais forte do que qualquer coisa no mundo”. Para ele a frustração dessas necessidades leva à falta de adaptação e a psicopatologias graves no ser humano.

7 As necessidades de estima se referem às necessidades ou desejos das pessoas de uma auto-avaliação estável, bem como, de uma auto-estima firme. A satisfação destas necessidades geram sentimentos de auto-confiança, valor, capacidade, sentimentos de utilidade. Sua frustração leva a sentimentos de inferioridade, fraqueza e desamparo. (Maslow, 1975, p.351)

8 As necessidades de auto-realização, são necessidades de crescimento e revelam uma tendência de todo ser humano em realizar plenamente o seu potencial. “Essa tendência pode ser expressa como o desejo de a pessoa tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser”. (Maslow, 1975, p.352) O aparecimento destas necessidades supõe que as anteriores estejam satisfeitas: fisiológicas, de segurança, de amor e de estima. Diferentemente destas outras, a necessidade de auto-realização não se extingue pela plena saciação. Quanto maior for a satisfação experimentada por uma pessoa, tanto maior e mais importante parecerá a necessidade (Hampton, 1992, p.56)


Carregar ppt "A teoria motivacional de Maslow"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google