A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alessio Costa de Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Vice-presidente da Undime Avaliação da e na educação infantil: perspectivas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alessio Costa de Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Vice-presidente da Undime Avaliação da e na educação infantil: perspectivas."— Transcrição da apresentação:

1 Alessio Costa de Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Vice-presidente da Undime Avaliação da e na educação infantil: perspectivas e desafios

2 Contexto Da necessidade da Avaliação da e na Educação Infantil:  O QUE AVALIAR?  POR QUE AVLIAR?

3 Contexto Qual o modelo de avaliação se deseja para Educação Infantil?  Reproduzir os modelos já existentes: Classificatório Seletivo Punitivo Meritocrático Excludente

4 Desafio  Ou construir um modelo numa perspectiva dialógica, participativa, diagnóstica, formativa, considerando:  - Contexto  - Insumo  - Processo  - Resultados (de alcance dos indicadores traçados)

5 Encaminhamentos  Instituição de um Grupo de Trabalho de Avaliação da Educação Infantil: Portaria 1.147 / 2011 Portaria 360 / 2013  Instituições que o compõe:  SEB / MEC  INEP  FNDE  ANPED  ANFOPE  UNDIME  UNCME  MIEIB  RNPI  CNTE  ABAVE

6 Encaminhamentos  Atribuições “propor diretrizes e metodologias de avaliação na e da Educação Infantil, analisar diversas experiências, estratégias e instrumentos de avaliação da Educação Infantil e definir cursos de formação sobre avaliação na educação infantil para compor a oferta da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores”. Além das atribuições citadas, o GT também tem a incumbência de “validar a proposta de avaliação da educação infantil apresentada pela Comissão Assessora de Especialistas.”

7 Encruzilhadas  Algumas questões: 1. Como validar e legitimar essas Matrizes?  O diálogo entre as entidades que compõem o GT é a estratégia fundamental para sua validação. 2. Definir quais Indicadores; quanto se pretende alcançar: 3. Estabelecer em qual o Padrão Base em que a Matriz de Avaliação vai ser montada? mínimo – básico – ideal

8 Construindo o consenso  Fomentar o debate em duas vertentes:  Entre as entidades, no âmbito do GT.  Inter entidade - construir um posicionamento que espelhe a posição de cada entidade que compõe o GT.

9 Obrigado! undimenacional@undime.org.br www.undime.org.br


Carregar ppt "Alessio Costa de Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Vice-presidente da Undime Avaliação da e na educação infantil: perspectivas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google