Carregar apresentação
PublicouGiulia Gandara Alterado mais de 11 anos atrás
1
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
2
Organização considerada em três instâncias
O Sistema de Ensino As escolas A sala de aula
3
A escola é portanto... O espaço de realização tanto dos objetivos do sistema de ensino quanto dos objetivos de aprendizagem; As críticas sobre os sistemas de ensino e as políticas educacionais precisam ter como referência a escola e a sala de aula; Da mesma forma os profissionais atuantes na escola precisam ter uma visão mais ampla do sistema de ensino a que pertencem.
4
Condicionantes A escola integra todo o social, sendo que é afetada pela estrutura econômica e social, pelas decisões políticas e pelas relações de poder em vigor na sociedade; As políticas, as diretrizes curriculares, as formas de organização do sistema de ensino estão carregadas de significados sociais e políticos que influenciam as ideias e comportamentos de alunos e professores, bem como nas práticas pedagógicas.
5
Influência Mútua Existe uma relação entre sociedade, o sistema de ensino, a instituição escolar e os sujeitos na qual são influenciados e também influenciam.
6
Papel educativo Desempenhado pelas formas de organização e gestão, dando conformação às atitudes, às ideias e aos modos de agir tanto de professores quanto de alunos; Em decorrência disto... Existe a necessidade de que os futuros professores reconheçam e compreendam as relações entre o espaço escolar, o sistema de ensino e o sistema social mais amplo;
7
Importante também... Saber como e por que são tomadas certas decisões no âmbito do sistema de ensino, como a direção da escola lhes transmite tais decisões e como estas expressam relações de poder, expressas na concepção de aluno a ser educado, formas de avaliação e de controle do trabalho escolar; Contudo, não podem os mesmos negar toda decisão vinda de cima.
8
Conceito de autonomia No que se refere à questão escolar, ela é sempre relativa; Os sistemas de ensino tem o dever de zelar pelo cumprimento de dias letivos e demais normas pertinentes; As escolas devem reunir-se com o corpo docente e direção e tomar conhecimento de normas e diretrizes pedagógicas, bem como rotinas de trabalho.
9
Licínio C. de Lima (1996) “A subjugação total da escola à imposição normativa, levada a cabo pelo Estado e pelos sistemas globais de controle, transforma-a num campo de reprodução, condenando atores e despojando-os das suas margens de autonomia e liberdade e das suas capacidades estratégicas...por outro lados a escola não será apenas uma instância hetero-organizada, para a produção de regras e a tomada de decisões, expressão possível de atualização de estratégias e de usos de margens de autonomia dos atores”.
10
Dos papéis Não ignorar o papel do Estado, das secretarias de educação e das normas dos sistemas do qual fazem parte; Não podem também deixar de precaver-se contra algumas atitudes sonhadoras de professores que acham possível uma autonomia total da escola.
11
Em síntese para ser um ativo participante no processo de tomada de decisão na escola, o professor precisa conhecer bem a estrutura e organização do ensino, as políticas educacionais e as normas legais, os mecanismos de sua elaboração e divulgação, bem como desenvolver habilidades de participação e atuação na equipe.
12
OS OBJETIVOS DA ESCOLA E AS PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO E DE GESTÃO
A escola é uma instituição social que tem como objetivos: Desenvolvimento das potencialidades físicas; Desenvolvimento das potencialidades cognitivas; Desenvolvimento das potencialidades afetivas
13
O OBJETIVO PRINCIPAL É PORTANTO...
O ensino e a aprendizagem dos educandos Tarefa a cargo do professor mas também de toda a escola.
14
SENDO ASSIM... A organização escolar necessária é aquela que melhor favorece o trabalho do professor. Organização e gestão são meios para atingir as finalidades do ensino
15
AS FAMÍLIAS ESPERAM DE UMA ESCOLA...
Desejam que seus filhos aprendam bem, que não aprendam coisas erradas, que o for ensinado tenha serventia para a vida. Que seus filhos estejam motivados.
16
O QUE DIFERENCIA AS ESCOLAS...
São diferentes entre si pelo grau em que conseguem promover a aprendizagem de seus alunos. Assim.... As escolas precisam ser mais organizadas e bem administradas para melhorar a qualidade da aprendizagem escolar dos alunos e criar condições organizacionais, operacionais e pedagógico-didáticas que permitem o bom desempenho dos professores.
17
O QUE FAZ DIFERENÇA EM UMA ESCOLA DE QUALIDADE
Professores preparados; Existência de projeto pedagógico-curricular com um plano de trabalho bem definido; Bom clima de trabalho; Estrutura organizacional e boa organização do processo de ensino e aprendizagem; Papel significativo da direção e coordenação pedagógica;
18
Disponibilidade de condições físicas e materiais, de recursos didáticos, de bibliotecas e outros;
Estrutura curricular; Disponibilidade da equipe em aceitar inovações;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.