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INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ENGENHARIA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Profa Denise S D Bernini Disponível em

2 Informações gerais Aprovação: média 7,0 Presença 75%
Disciplina: Introdução à Engenharia Ano/semestre: Carga horária: Semanal: 1 Professor: Denise Simões Dupont Bernini Aprovação: média 7,0 Presença 75%

3 Ementa Chegando ao ensino superior. Introdução. Características do Engenheiro. Estrutura de um relatório. Diretrizes Curriculares Nacionais e o Sistema Profissional. Pesquisa Tecnológica. Formação profissional e áreas de atuação.

4 Objetivo Geral Compreender a origem e evolução profissional da engenharia, identificando os campos de atuação e suas atividades. Específicos Conhecer a evolução da engenharia e suas especialidades. Identificar a legislação pertinente ao profissional de Engenharia no âmbito do MEC e sistema CONFEA/CREA. Identificar as características do Engenheiro; Estudos de projetos em engenharia.

5 Formas de Avaliação da disciplina
Frequência nas aulas 3,0 apresentação de seminário 7,0 Trabalho Escrito Entrega na data estipulada Qualidade do conteúdo e formatação.

6 Bibliografia BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução a Engenharia. 6.ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2000. HOLTZAPPLE, MARK THOMAS, Introdução a engenharia. 1ª ed. LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2006. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2009. Bibliografia Complementar ANDREY, Maria, MICHELETTO, Nilza; SÉRIO, Tereza Maria Pires e alunos – Para compreender a Ciência: Uma Perspectiva Histórica - 13ª Edição – Garamond, Brasília, 2004 BANHAM, R. - Teoria e projeto na primeira era da máquina. 3. Ed. S.Paulo, Perspectiva, 2006. BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Ensino de Engenharia na Busca do seu Aprimoramento. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997. CUNHA, Alvino Joaquim Pimenta da. Acidentes Estruturais na Construção Civil. 2 tiragem. São Paulo: Pini LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

7 Conteúdo programático
Início do semestre aula 1 - plano de ensino aula 2 – engenheiro, engenharia do passado e moderna aula 3 – Evolução da Engenharia, CONFEA / SENGE aula 4 – Legislação Educação Superior aula 5 - projetos em engenharia aula 6 – legislação e ética Seminários

8 Introdução à Engenharia - CRONOGRAMA 4/03 5/03
4ª F 5ª F Introdução à Engenharia - CRONOGRAMA 4/03 5/03 Início do semestre aula 1 - plano de ensino 11/03 12/03 aula 2 - engenheiro engenharia passado e moderna Distribuição dos seminários e formação dos grupos 18/03 19/03 aula 3 – evolução confea senge 25/03 26/03 aula 4 – legislação 1/04 2/04 aula 5 - Projetos em engenharia/Orientação de trabalho e seminário 2/04 Feriado Páscoa 8/04 9/04 aula 5 - projetos em engenharia SEMINÁRIOS 1 15/04 16/04 aula 6 – ética SEMINÁRIOS 2/3 22/04 23/04 22 a 30 – Período de avaliação do 1º bimestre 29/04 30/04 6/05 7/05 SEMINÁRIOS 4/5 13/05 14/05 SEMINÁRIOS6/7 20/05 21/05 SEMINÁRIOS8/9 27/05 28/05 SEMINÁRIOS10/11 3/06 4/06 4/06 Corpus Christi 10/06 11/06 SEMINÁRIOS12/13 17/06 18/06 SEMINÁRIOS14 24/06 25/06 24 a 30 – Período de avaliação 01/07 02/07 01 a 02 – Período de avaliação do 2º Bimestre

9 aulas Presenciais; 1 (uma) aula por semana; Horário Quarta-Feira
Quinta-Feira 18: :50 Turma: EPR01NA / ECO01NA – grupos de 5 alunos 303 b1 21: :00 Turma: EME01NA – 108 B7 Turma: EEL01NA –

10 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Porque estudar? Os acadêmicos estão iniciando uma nova fase na vida; Auxiliar e integrar o estudante ao curso; Conhecer o curso; Sistematização das disciplinas; Conhecer a profissão; A Engenharia: capacidade de lidar com problemas; reflexão crítica; desenvolvimento intelectual e profissional.

11 Quem faz a qualidade de um curso superior?
RECURSOS HUMANOS: Corpo docente – professores; Técnicos administrativos; Alunos. RECURSOS FÍSICOS – (Estrutura física) Laboratórios; Salas de aulas; Equipamentos; Biblioteca; PESQUISA E EXTENSÃO A vontade e dedicação do estudante é um dos pontos chave da qualidade do curso.

12 O que muda? Estudante; Aluno;
ENSINO MÉDIO ENSINO SUPERIOR Aluno; Aluno é um agente passivo do processo educacional; Professor tem papel de fiscalizador. Estudante; Estudante é um agente ativo do processo de ensino- aprendizagem; Professor tem o papel de orientador.

13 Para aprender devemos ler ao menos 5 vezes o texto, para:
1 - Reconhecer e determinar as ideias principais, Captar o assunto geral do texto 2 - Sumariar a informação, subdividi-la mentalmente de forma lógica seja por assuntos, por ordem cronológica ou outras. 3 - Efetuar inferências sobre o texto, demarcando as partes principais , relacionando as ideias com seus conhecimentos prévios. 4- Gerar mentalmente questões sobre o texto, relacionar com exemplos, se preparar para explicá-lo 5- Monitorar sua compreensão, analisar se posicionar diante do assunto e realizar síntese, Formar uma postura crítica e coerente, com argumentos. APRENDER

14 APRENDER A ESTUDAR O auto aperfeiçoamento é qualidade necessária aos engenheiros; Conhecer recursos atualizados para conseguir bons resultados; Saber estudar com eficiência e eficácia não é nato do ser humano, é preciso aprender a estudar, ou seja, criar um método de estudo.

15 Objetivos de um curso de Engenharia
• Estimular a criatividade; • Fornecer ferramental básico para lidar com problemas; • Estimular postura crítica e consciente perante a sociedade.

16 Engenharia Meio: CIÊNCIA Foco: TECNOLOGIA
A História da Engenharia confunde-se com a história da própria humanidade.

17 O que é Engenharia? Engenharia é a atividade em que os conhecimentos científicos e técnicos e a experiência prática são aplicados para ATENDER AS DEMANDAS DA SOCIEDADE.

18 Dados Gerais do Curso Duração: 5 anos (10 períodos) Turno: Matutino e Noturno Título: Bacharel


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