A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LITURGIA DOMINICAL 30 DE JANEIRO DE º DOMINGO DO TEMPO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LITURGIA DOMINICAL 30 DE JANEIRO DE º DOMINGO DO TEMPO"— Transcrição da apresentação:

1

2 LITURGIA DOMINICAL 30 DE JANEIRO DE 2011 4º DOMINGO DO TEMPO
COMUM — ANO A "FELIZES OS POBRES" CLIQUE P/ SEGUIR

3 O homem deseja ser Feliz. O Catecismo da Igreja Católica afirma:
"O próprio Deus colocou no coração do homem um desejo íntimo de felicidade". (CIC 1718) . E na procura da felicidade, busca às vezes segurança na riqueza, no prazer, no poder, no êxito e promoção pessoal... - Qual é o caminho para conquistá-la? As leituras apontam dois caminhos: um leva à plena realização, o outro à decepção...

4 Primeira Leitura Leitura da Profecia de Sofonias ( Sf 2,3; 3,12-13):
(2)3Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; talvez achareis um refúgio no dia da cólera do Senhor. (3)12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13Eles não cometerão iniqüidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará. — Palavra do Senhor.

5 "serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará "
A 1ª Leitura inicia com uma determinação: " Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos ". Onde buscamos nossa segurança? Quando confiamos demais nas pessoas: amargamos ilusões. - Quando confiamos demais em nós: o perigo da auto-suficiência. - Quando confiamos demais nas coisas: dolorosas frustrações... Mas se confiarmos nas promessas de Deus o resultado é outro: "serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará "

6 * Só Deus é a fonte segura de felicidade e de vida plena.
O Salmo reafirma: "O Senhor é fiel para sempre, * faz justiça aos que são oprimidos; * Ele dá alimento aos famintos, * é o Senhor quem liberta os cativos. ..." (Sl 145.7,8) Na 2ª Leitura: Paulo nos exorta a considerar que somos escolhidos por Deus e afirma “Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus.” é feliz quem deposita sua fé e esperança no "Cristo Ressuscitado". A ressurreição dá sentido à nossa vida e à nossa fé, e é garantia de nossa própria ressurreição...

7 Segunda Leitura 1ª Carta de S. Paulo aos Coríntios (1Cor 1, 26-31): 26Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres. 27Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; 28Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”. — Palavra do Senhor.

8 amaldiçoados os ricos gananciosos.
No Evangelho: Jesus propõe um caminho seguro para a felicidade, através das BEM-AVENTURANÇAS. O Mundo proclama "felizes" os que têm dinheiro, poder... Jesus declara "felizes" os pobres e amaldiçoados os ricos gananciosos.

9 O Santo Evangelho (Mt 5,1-12a)
“Naquele tempo, 51vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus omeçou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. 4Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando os injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.” — Palavra da Salvação.

10 AS BEM AVENTURANÇAS: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus." * Nas bem aventuranças o Mestre fala daquela felicidade que ultrapassa os limites da de pendência das coisas materiais ou da aceitação das pessoas “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” Os bem aventurados que choram possuem o ‘coração pobre’, pois diante da grandeza de Deus reconhecem a condição de pecadores

11 “Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra.”
O discípulo procede deste modo por conformar a sua vida à Jesus “ manso e humilde de coração” (Mt11,29). “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.” Num mundo sem valores éticos e morais o discípulo é chamado a ser testemunha da Justiça de Deus.

12 "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. " enquanto tantos choram... * A palavra misericordioso em hebraico significa a capacidade de identificar-se totalmente com aquilo de bom e mau que uma outra pessoa está vivendo Encontramos o exemplo máximo da misericórdia na identificação de Deus com o homem. Foi o que aconteceu quando Jesus Cristo assumiu a nossa condição humana.

13 “Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.”
Santo Agostinho, tratando deste mesmo tema da pureza do coração escreveu: “Oh, quão volúveis são nossos corações! Oh, quão astuta é a obra do diabo em nossa vida! Nós desejamos o caminho de Deus, o caráter de Deus, a santidade de Deus, mas também uma parte de nós deseja cumprir as exigências da carne.” É do nosso interior que vêm a bondade e a maldade de nossas ações.

14 “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.”
O pacificador luta para não se deixar dominar pela natureza egoísta própria do ser humano. ...o cristão diante de qualquer questão não se deixa dominar pelo desejo de favorecimento pessoal, mas unicamente pela verdade de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. A consequência da natureza nova do cristão é o seu modo de proceder diferente do dos outros homens. A maneira de pensar e agir do cristão entra em conflito com os padrões do mundo. Daí as perseguições, às quais Jesus convida seus seguidores: “Alegrai-vos e exultai...” (Mt5.12).

15 Onde colocamos a nossa segurança?
O Sermão da Montanha é conhecido como ‘O MANUAL DA FELICIDADE” mas, Onde está a nossa felicidade? Onde colocamos a nossa segurança? - nos amigos influentes que conquistamos? - no dinheiro que temos na poupança? - nos bens materiais, que possuímos? - no poder que exercemos - na posição social, que ocupamos? - no luxo e no conforto que construímos? - nos elogios que recebemos?

16 FELIZ: - Não é quem possui todos os tesouros da terra.
Nenhuma pessoa, nenhuma riqueza, nenhuma posição social, nenhuma fama poderá nos trazer a verdadeira felicidade... Só Deus poderá saciar plenamente a nossa fome de felicidade. FELIZ: - Não é quem possui todos os tesouros da terra. FELIZ: - É quem faz de DEUS o seu verdadeiro Tesouro...

17 O SERMÃO DA MONTANHA NA VOZ DE CID MOREIRA SLIDE AUTOMÁTICO NÃO CLIQUE

18 Uma grande multidão seguia Jesus. Então subiu a montanha e sentou-se.
Os discípulos chegaram mais perto e o mestre começou a falar:

19 Felizes aqueles que são humildes, por que deles é o reino dos Céus

20 Felizes aqueles que choram por que Deus vai consolar um por um

21 Felizes aqueles que são simples e mansos, por que eles herdarão a face da terra.

22 Felizes aqueles que aspiram por ser justos e bons, eles terão justiça com toda certeza.

23 Felizes aqueles que tem misericórdia dos outros
Felizes aqueles que tem misericórdia dos outros. Deus terá misericórdia deles também.

24 Felizes aqueles que tem um coração puro
Felizes aqueles que tem um coração puro. Eles poderão ver o Senhor Deus face a face.

25 Felizes aqueles que promovem a paz entre as pessoas, eles vão ser reconhecidos como filhos de Deus.

26 Felizes aqueles que são perseguidos por causa da justiça, o Reino dos Céus é deles

27 São felizes todos vocês quando forem caluniados e perseguidos por minha causa.
Sorriam , fiquem alegres, por que para vocês está guardada uma grande recompensa no Céu. Os profetas antigos, aqueles que viveram antes de vocês também foram caluniados e perseguidos.

28 Estas pessoas são voluntários e EX DEPENDENTES , HOJE RECUPERADAS, que estão trabalhando na Fazenda da Esperança – Unidade Feminina, de Campo Grande-MS.

29 sexta-feira, 14 de abril de 2017 as 17:16:39
Hoje: sexta-feira, 14 de abril de 2017 as 17:16:39 Inspirada nas meditações: do Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS E no livro Sermão da Montanha do Pe. Albert Gambarini Ilustração original: Nelso Geraldo Ferronatto


Carregar ppt "LITURGIA DOMINICAL 30 DE JANEIRO DE º DOMINGO DO TEMPO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google