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PublicouThomas Andrade Alterado mais de 9 anos atrás
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FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006
Local: Centro de Exposições Fiergs, em Porto Alegre.
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AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
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COMANDO DE VÁLVULAS AULA 05
SCOPINO TREINAMENTOS
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ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO FINAL DESTA AULA COM O INSTRUTOR SCOPINO. AS SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS CONFORME O ASSUNTO ABORDADO.
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JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE CABEÇOTE.
Nesta aula veremos: EIXO COMANDO DE VÁLVULAS
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O COMANDO DE VÁLVULAS
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A FUNÇÃO O COMANDO DE VÁLVULAS TEM POR FUNÇÃO:
SINCRONIZAR A ABERTURA DAS VÁLVULAS ESTABELECER A ORDEM DE COMBUSTÃO SER UM DOS RESPONSÁVEIS PELA LIMITAÇÃO DA ROTAÇÃO DO MOTOR
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DEFINIÇÃO O COMANDO DE VÁLVULAS É UMA ÁRVORE ACIONADA PELO EIXO VIRABREQUIN. POSSUI VÁRIOS EXCÊNTRICOS CHAMADOS DE CAMES OU RESSALTOS. QUANDO A ÁRVORE GIRA, SEUS CAMES ACIONAM OS TUCHOS QUE POR VEZ, ACIONAM A SUA RESPECTIVA VÁLVULA.
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TIPOS DE COMANDOS OHC= OVER HEAD CANSHAFT COMANDO NO CABEÇOTE
OHV= OVER HEAD VALVE VÁLVULA NO CABEÇOTE E COMANDO NO BLOCO DO MOTOR DOHC= DOUBLE OVER HEAD CANSHAFT DUPLO COMANDO NO CABEÇOTE OU TC= TWIN CANSHAFT
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FOTO DOHC
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OS CAMES SÃO DE PERFIL OVAL, PARA QUE AO GIRAREM ACIONEM OS TUCHOS OU BALANCINS. OS MUNHÕES SERVEM DE APOIO COM O CABEÇOTE, PODENDO UTILIZAR BUCHAS OU CASQUILHOS. O NÚMERO DE CAMES DEPENDE DA QUANTIDADE DE VÁLVULAS DO MOTOR E DE SEU PROJETO.
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O QUE HÁ NO COMANDO TEMOS OS SEGUINTES CAMES NO COMANDO DE VÁLVULAS:
DE ABERTURA DA VÁLVULA DE ADMISSÃO DE ABERTURA DA VÁLVULA DE ESCAPAMENTO DE ACIONAMENTO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL (VEÍCULOS CARBURADOS) MUNHÃO DE APOIO ENGRENAGEM DE ACIONAMENTO DO DISTRIBUIDOR
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O TUCHO PODEMOS TER UM TUCHO MECÂNICO, QUE APENAS TRANSMITE O MOVIMENTO, OU O HIDRÁULICO, QUE TAMBÉM FAZ O AJUSTE DA FOLGA DE VÁLVULAS AUTOMATICAMENTE.
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O TUCHO
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A REGULAGEM A FOLGA ENTRE O COMANDO E AS VÁLVULAS DEVE EXISTIR, PARA QUE PERMITA A DILATAÇÃO DOS COMPONENTES. TEMOS A REGULAGEM ATRAVÉS DE PASTILHAS OU PRISIONEIROS E OS TUCHOS HIDRÁULICOS, QUE NÃO PERMITEM QUALQUER TIPO DE ALTERAÇÃO.
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O TUCHO HIDRÁULICO É COMPOSTO DE UM CORPO COM UMA CÂMARA DE ÓLEO EM SEU INTERIOR, QUE FUNCIONA COMO UMA ESPÉCIE DE COLCHÃO HIDRÁULICO, ALIMENTADO COM A PRESSÃO DO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DO VEÍCULO. SUA VÁLVULA DE ESFERA CONTROLA O CANAL QUE LIGA SUA CÂMARA, PERMITINDO QUE O SISTEMA TRABALHE COM A FOLGA ADEQUADA.
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AS VÁLVULAS ADMISSÃO ESCAPAMENTO
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AS DIFERENÇAS É UM PADRÃO, A VÁLVULA DE ESCAPAMENTO TER SEMPRE UMA REGULAGEM MAIOR DE FOLGA QUE A VÁLVULA DE ADMISSÃO. DEVIDO AO MAIOR CONTATO COM A ALTA TEMPERATURA (GASES DE SAÍDA) A VÁLVULA DE ESCAPAMENTO TEM MAIOR DILATAÇÃO.
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PERGUNTA SE O MOTOR É DE 16 VÁLVULAS TEREMOS 16 CAMES DE ACIONAMENTO OU 2 COMANDOS ?
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RESPOSTA NECESSARIAMENTE NÃO.
PODEMOS TER UM ÚNICO CAME ACIONANDO DUAS VÁLVULAS ATRAVÉS DE BALANCINS ESPECIAIS, OU ATÉ MESMO, UM ÚNICO COMANDO ACIONANDO 16 VÁLVULAS DESTA MESMA FORMA.
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OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 6 DIAGRAMA DE VÁLVULAS Instrutor Scopino
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AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO E AGORA VAMOS: AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
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