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FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006

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Apresentação em tema: "FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006"— Transcrição da apresentação:

1 FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006
Local: Centro de Exposições Fiergs, em Porto Alegre.

2 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

3 COMANDO DE VÁLVULAS AULA 05
SCOPINO TREINAMENTOS

4 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO FINAL DESTA AULA COM O INSTRUTOR SCOPINO. AS SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS CONFORME O ASSUNTO ABORDADO.

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE CABEÇOTE.
Nesta aula veremos: EIXO COMANDO DE VÁLVULAS

6 O COMANDO DE VÁLVULAS

7 A FUNÇÃO O COMANDO DE VÁLVULAS TEM POR FUNÇÃO:
SINCRONIZAR A ABERTURA DAS VÁLVULAS ESTABELECER A ORDEM DE COMBUSTÃO SER UM DOS RESPONSÁVEIS PELA LIMITAÇÃO DA ROTAÇÃO DO MOTOR

8 DEFINIÇÃO O COMANDO DE VÁLVULAS É UMA ÁRVORE ACIONADA PELO EIXO VIRABREQUIN. POSSUI VÁRIOS EXCÊNTRICOS CHAMADOS DE CAMES OU RESSALTOS. QUANDO A ÁRVORE GIRA, SEUS CAMES ACIONAM OS TUCHOS QUE POR VEZ, ACIONAM A SUA RESPECTIVA VÁLVULA.

9 TIPOS DE COMANDOS OHC= OVER HEAD CANSHAFT COMANDO NO CABEÇOTE
OHV= OVER HEAD VALVE VÁLVULA NO CABEÇOTE E COMANDO NO BLOCO DO MOTOR DOHC= DOUBLE OVER HEAD CANSHAFT DUPLO COMANDO NO CABEÇOTE OU TC= TWIN CANSHAFT

10 FOTO DOHC

11 OS CAMES SÃO DE PERFIL OVAL, PARA QUE AO GIRAREM ACIONEM OS TUCHOS OU BALANCINS. OS MUNHÕES SERVEM DE APOIO COM O CABEÇOTE, PODENDO UTILIZAR BUCHAS OU CASQUILHOS. O NÚMERO DE CAMES DEPENDE DA QUANTIDADE DE VÁLVULAS DO MOTOR E DE SEU PROJETO.

12 O QUE HÁ NO COMANDO TEMOS OS SEGUINTES CAMES NO COMANDO DE VÁLVULAS:
DE ABERTURA DA VÁLVULA DE ADMISSÃO DE ABERTURA DA VÁLVULA DE ESCAPAMENTO DE ACIONAMENTO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL (VEÍCULOS CARBURADOS) MUNHÃO DE APOIO ENGRENAGEM DE ACIONAMENTO DO DISTRIBUIDOR

13 O TUCHO PODEMOS TER UM TUCHO MECÂNICO, QUE APENAS TRANSMITE O MOVIMENTO, OU O HIDRÁULICO, QUE TAMBÉM FAZ O AJUSTE DA FOLGA DE VÁLVULAS AUTOMATICAMENTE.

14 O TUCHO

15 A REGULAGEM A FOLGA ENTRE O COMANDO E AS VÁLVULAS DEVE EXISTIR, PARA QUE PERMITA A DILATAÇÃO DOS COMPONENTES. TEMOS A REGULAGEM ATRAVÉS DE PASTILHAS OU PRISIONEIROS E OS TUCHOS HIDRÁULICOS, QUE NÃO PERMITEM QUALQUER TIPO DE ALTERAÇÃO.

16 O TUCHO HIDRÁULICO É COMPOSTO DE UM CORPO COM UMA CÂMARA DE ÓLEO EM SEU INTERIOR, QUE FUNCIONA COMO UMA ESPÉCIE DE COLCHÃO HIDRÁULICO, ALIMENTADO COM A PRESSÃO DO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DO VEÍCULO. SUA VÁLVULA DE ESFERA CONTROLA O CANAL QUE LIGA SUA CÂMARA, PERMITINDO QUE O SISTEMA TRABALHE COM A FOLGA ADEQUADA.

17 AS VÁLVULAS ADMISSÃO ESCAPAMENTO

18 AS DIFERENÇAS É UM PADRÃO, A VÁLVULA DE ESCAPAMENTO TER SEMPRE UMA REGULAGEM MAIOR DE FOLGA QUE A VÁLVULA DE ADMISSÃO. DEVIDO AO MAIOR CONTATO COM A ALTA TEMPERATURA (GASES DE SAÍDA) A VÁLVULA DE ESCAPAMENTO TEM MAIOR DILATAÇÃO.

19 PERGUNTA SE O MOTOR É DE 16 VÁLVULAS TEREMOS 16 CAMES DE ACIONAMENTO OU 2 COMANDOS ?

20 RESPOSTA NECESSARIAMENTE NÃO.
PODEMOS TER UM ÚNICO CAME ACIONANDO DUAS VÁLVULAS ATRAVÉS DE BALANCINS ESPECIAIS, OU ATÉ MESMO, UM ÚNICO COMANDO ACIONANDO 16 VÁLVULAS DESTA MESMA FORMA.

21 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 6 DIAGRAMA DE VÁLVULAS Instrutor Scopino 

22 AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO E AGORA VAMOS: AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO


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