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Educação contemporânea

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Apresentação em tema: "Educação contemporânea"— Transcrição da apresentação:

1 Educação contemporânea
Tipos humanos Educação contemporânea

2 HOMO FABER

3 . O homo faber e o homo sapiens são dois aspectos da mesma realidade humana. O primeiro é capaz de fabricar utensílios que transformam a natureza. E, o segundo conhece a realidade e tem consciência do mundo e de si mesmo. Na verdade, pensar e agir são, de fato, inseparáveis. O homem é um ser técnico porque tem consciência e, tendo justifica-se ser capaz de agir e transformar a realidade. Com a frenética evolução deste atual mundo, podemos identificar o nativo digital ou homo zappiens, como uma geração de humanos que cresceram em meio às tecnologias digitais e, que aprenderam desde cedo que tais tecnologias lhes permitem acessar de forma célere a uma gama imensa de informações e se comunicar mais facilmente com pessoas.

4 . Então eles zapeiam entre as diversas informações que julgam interessantes ou úteis, da mesma forma que ficam mudando os canais da televisão. Esta possibilidade de mudar rapidamente o foco da atenção conforme os interesses, também podem ser observados no ambiente escolar, onde é cada vez mais difícil despertar-lhe a atenção. Portanto, os processos motivacionais do século XXI são mais complexos, elaborados e marcados pela necessidade de interação e instantaneidade.

5 HOMO SAPIENS

6 HOMO ZAPPIENS

7 Traduzindo Homo Zappiens Homo Sapiens
ALTA velocidade Velocidade convencional Multidiálogo Monodiálogo Não-linear aprendizagem Aprendizagem linear Habilidades icônicas primeiro Habilidades de leitura primeiro Conectado Fica isolado. Sozinho Colaborativo Competitivo Aprende por pesquisar Aprende por absorção. Aprende por jogar Separa aprender de jogar. Aprende externalizando Aprende internalizando Fantasia Realidade

8 . As habilidades icônicas é a capacidade, por exemplo, de as crianças entender como interpretar imagens e ícones, Então ele entende não apenas a informação textual, mas também os recursos de multimídia, que possuem formatos diferentes. O Homo zappiens usa habilidades específicas para dominar os fluxos de informação e para aprender por meio da investigação. O aprendiz está no centro no processo de aprendizagem, decidindo quais perguntas e sequências de questões serão definidas e respondidas.

9 . Portanto, o homo zappiens é aprendiz ativo, que adota abordagem não-linear pela qual formula a sequência de perguntas necessárias e eficientes à pesquisa que realiza e a aprendizagem que precisa.

10 . Habilidades colaborativas
A colaboração é uma estratégia comum de muitos jogos de computador, mesmo os que podem parecer violentos para quem está de fora, mas que exigem trabalho de equipe para atingir os objetivos. O que se aprende é que a colaboração pode ser uma estratégia viável para suplantar e resolver problemas. Também se aprende que a competição é outra estratégia e, é a situação que determinará qual será a estratégia mais eficaz.

11 . A colaboração inclui certamente outras subhabilidades, tal como a habilidade de organização. Se um jogador tiver que organizar uma equipe de jogadores para resolver o problema, como ser organizará tal equipe? Quais habilidades são exigidas e se podem ser combinadas para funcionarem conjuntamente? Portanto, a colaboração demanda liderança, planejamento e também habilidades sociais. E, tais habilidades sociais relacionam-se a normas e atitudes que se desenvolvem durante o jogo.

12 . Também a comunicação é redimensionada pois é em geral estendida para além da normal e trivial conversa da sala de bate-papo, instalando-se uma ferramenta de VoIP, Teamspeak. Os jogadores assim poderão falar em tempo real entre si, enquanto jogam, discutindo assim as melhores estratégias e mantendo contato muito próximo quando ingressam em fases maisperigosas do jogo.

13 . As confrarias podem consistir de jogadores de diferentes países, que usam diferentes idiomas, recentemente inclusive o Skype lançou um aplicativo de tradução simultânea. Portanto, as crianças ou educandos poderão operar em equipes internacionais.

14 . Em verdade, o Homo zappiens está desafiando a educação a explorar suas habilidades e estratégias muito mais do que esta faz hoje. Os jogos de computador podem desempenhar papel importante nas novas maneiras de explorar a ciência e a humanidade. E envolver as crianças na aprendizagem. A imersão e a motivação são aspectos fundamentais da aprendizagem profunda. Ao entrelaçar o jogo e a aprendizagem, podemos ir ao encontro da fantasia das crianças, ou os sonhos do adulto, o que por si só é fator que instiga a criatividade.

15 . Se a escola puder ter êxito em combinar o jogo e a aprendizagem, as escolas poderia se tornar o lugar de prazeroso encontro para as crianças e adultos que hoje já se sentem tão bem nos ambientes virtuais.

16 . O indivíduo que aprende. Sobre mudança, adaptação, conhecimento, as habilidades, valores, as regras e convenções. Discute-se o individual e o coletivo em níveis múltiplos. E se dissemina a virtualização para brincar com a realidade.


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