A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAS NATURAIS/ARTIFICIAIS RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO ELEMENTOS DA FORMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAS NATURAIS/ARTIFICIAIS RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO ELEMENTOS DA FORMA"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAS NATURAIS/ARTIFICIAIS RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO ELEMENTOS DA FORMA

2 A FORMA Todos nós somos sensíveis às cores, à luz e às formas que nos rodeiam, umas naturais e outras criadas pelo Homem. Através da observação do mundo real podemos identificar diferentes elementos que definem uma forma. Saber identificá-los desenvolve a nossa compreensão das coisas. Tudo o que é visível tem uma forma, ocupa um espaço, uma superfície; tem um tamanho, volume, cor, textura ou até uma estrutura. Além disso, qualquer forma pode ser influenciada pela presença ou ausência de luz, já que sem luz não a poderíamos identificar visualmente.

3 FORMAS NATURAIS/ARTIFICIAIS
As formas que nos rodeiam podem ser subdivididas nas seguintes categorias: Formas Naturais - São aquelas que podemos encontrar na natureza e que ainda não sofreram qualquer intervenção do homem. Formas Artificiais - São aquelas que resultam da ação do Homem, ou seja, são formas criadas pelo ser humano.

4 RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO Observando a natureza, o Homem utiliza e recria as formas adaptando-as à sua função. Hoje em dia há cada vez mais a preocupação de relacionar a forma de um objeto à sua função. Olhando à nossa volta reparamos que quase todos os objetos que nos rodeiam têm uma função. Um lápis, por exemplo, se tivesse a forma de um prato, não seria prático ou funcional. Na natureza podemos observar a relação entre o aspeto formal das coisas e a sua finalidade. A girafa tem um pescoço alto para chegar facilmente às copas das árvores, as aves têm bicos para capturar pequenos insetos ou sementes de que se alimentam, etc.

5 ELEMENTOS DA FORMA O PONTO E A LINHA Visualmente, o ponto é o elemento mais simples. O movimento do ponto define uma linha. Dependendo da trajetória assumida poderemos obter vários tipos de linha. O ESPAÇO O espaço é o lugar ocupado por todos os objetos que nos rodeiam. As casas, os automóveis, a roupa, os livros e nós próprios ocupamos um espaço. A ESTRUTURA A estrutura é o suporte da forma.

6 ELEMENTOS DA FORMA A TEXTURA A textura é a característica da superfície das formas; provoca uma determinada sensação visual e táctil (liso, rugoso, áspero, suave, mole, duro, etc.). A COR As formas estão sempre associadas a uma ou várias cores que as caracterizam. Mesmo sem linha de contorno, uma mancha de cor pode definir uma forma. A LUZ A qualidade e a intensidade da luz são elementos muito importantes na perceção das formas.


Carregar ppt "FORMAS NATURAIS/ARTIFICIAIS RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO ELEMENTOS DA FORMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google