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Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.1 Administração de Tecnologia de Informação Técnicas de Administração: Negociação.

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1 Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.1 Administração de Tecnologia de Informação Técnicas de Administração: Negociação

2 Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.2 Administração de Tecnologia de Informação F Negociação F Todos os tipos e formas de relacionamento interpessoal dentro de uma empresa. F “Como motivar as pessoas a fazerem o que você deseja que seja feito, com qualidade e pontualidade” F Gestão de pessoal: –recrutamento e seleção: definição do perfil desejado, busca dos candidatos no mercado, analise de curricula, entrevista de seleção, negociação de salários e benefícios; –avaliação de desempenho: avaliação diária, estabelecimento de metas, avaliação anual, formas de premiação –demissão: quando demitir, como comunicar a demissão, como recolocar o profissional; F Coordenação de reuniões F Apresentação de trabalhos e seminários F Negociação Mercantil: compra X venda:

3 Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.3 Administração de Tecnologia de Informação F Negociação F Gestão de pessoal: –Recrutamento e Seleção: –Perfil desejado: Defina claramente que tipo de profissional (conhecimento técnico, situação pessoal e personalidade) você deseja para ocupar a vaga existente. Seja objetivo nessa relação. Pondere cada item e estabeleça formas de medí-los; –Busca no Mercado: Identifique os locais onde esses profissionais estão trabalhando e use a mídia mais adequada para convidá-los (jornal, headhunter, internet, boca-a-boca); –Analise dos Curricula: Selecione apenas os quatro melhores. Os curricula devem ser objetivos e bem redigidos. –Entrevista de seleção: Teste a paciência, pontualidade, fluência, desenvoltura, sinceridade, aparência. Anote tudo para analisar melhor depois. –Salários e Benefícios: Como calcular o pacote de remuneração. Pesquisas salariais. Classificações de cargos e funções (ver metodologia da Hay)

4 Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.4 Administração de Tecnologia de Informação F Negociação F Gestão de pessoal: –Avaliação de Desempenho: –Avaliação como hábito diário do gerente: Deixe claro sua opinião sobre a qualidade do serviço executado. Dê feed-back para os seus funcionários. Elogie ou repreenda, quando for o caso. Seja claro na descrição da forma como você deseja que a tarefa seja executada (estabeleça os resultados mas não os meios - deixe os funcionários com liberdade para decidir) –Estabelecimento de metas anuais: estabeleça as metas anuais de cada funcionário em comum acordo com eles. Seja claro e objetivo nas metas e na forma de medí-las; –Avaliação anual: avalie cada meta alcançada imediatamente após o término da tarefa (não espere pelo fim-de-ano para fazer isso). Mostre para o funcionário onde ele errou e onde ele acertou. –Formas de premiação: Nem sempre dinheiro é o mais importante. Premie com placas, viagens, diplomas etc.

5 Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.5 Administração de Tecnologia de Informação F Negociação F Gestão de pessoal: –Demissão: é a pior tarefa de um executivo (a mesnos que você tenha um sério desvio de personalidade...) mas, mais cedo ou mais tarde, você terá que lidar com ela. –Quando demitir: Redução de quadro, baixa produtividade ou erro grave (justa causa). Numa reduçao de quadro por motivos financeiros, escolha os demitidos em função da empregabilidade e do impacto pessoal em cada um dos funcionários –Comunicar a demissão: Seja honesto e claro quanto aos motivos. Esteja preparado para reações psicológicas diversas. Informe sobre os próximos passos e os direitos que o funcionário receberá. –Recolocação: O funcionário não tem culpa por uma restruturaçao da empresa. Ajude-o a ser recolocado. Ofereça carta de recomendação. Indique-o para outras empresas.

6 Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.6 Administração de Tecnologia de Informação F Negociação F Reuniões e Apresentações: –Reuniões: –objetivo, necessidade e participação –pontualidade (início e fim) –agendamento e pauta –terminalidade: follow-uo, desdobramento e ata –Apresentações: –focalize o cliente com poder de decisão –formate a apresentação para o cliente –explicite as vantagens e diferenciais da proposta –flexibilidade para ajustar a proposta –fechamento com terminalidade

7 Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.7 Administração de Tecnologia de Informação F Negociação F Negociação Mercantil: Compra X Venda. F “ Como obter o melhor resultado em uma negociação de compra e venda” F Identificar os limites de cada participante da negociação: –vendedor: menor preço possível (a partir dele haverá prejuízo) –comprador: maior preço possível de ser pago (acima do qual o custo supera os benefícios esperados) comprador vendedor preço do produto limite superior: máximo preço possível para o comprador limite inferior: mínimo preço possível para o vendedor área de bom negócio

8 Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.8 Administração de Tecnologia de Informação F Negociação F Negociação Mercantil: Compra X Venda. F Como identificar os limites de cada participante da negociação: –vendedor: Conhecer as necessidades do comprador e calcular os benefícios que ele terá com o produto oferecido (pay-back deve ser abaixo de 12 meses). Saber quando e como o comprador poderá pagar pelo produto (avaliar a situação financeira do comprador). Conhecer o produto oferecido e seus concorrentes (principalmente nos prontos em que eles são mais fracos); –comprador: Saber o custo real do produto para o vendedor. Fazer pesquisa de preços com fornecedores diferentes. Conhecer os produtos que possam substituir o oferecido pelo vendedor. Conhecer o produto oferecido (vantagens e, principalmente, as deficiêncais)

9 Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.9 Administração de Tecnologia de Informação F Duvidas?


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