A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação e promoção de competências relacionadas com a Literacia de Informação recorrendo às TIC Fatima Kanitar fpkanitar@ua.pt Joanne B. Laranjeiro joanne.laranjeiro@ua.pt.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação e promoção de competências relacionadas com a Literacia de Informação recorrendo às TIC Fatima Kanitar fpkanitar@ua.pt Joanne B. Laranjeiro joanne.laranjeiro@ua.pt."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação e promoção de competências relacionadas com a Literacia de Informação recorrendo às TIC
Fatima Kanitar Joanne B. Laranjeiro Maria João Loureiro Lúcia Pombo

2 Problema Alunos do ensino superior apresentam falta de competências em Literacia de Informação. (Eisenberg, 2008; Matusiak, 2006; Rempel & Davidson, 2008; Weiler, 2005 )

3 Uso e desenvolvimento das TIC ferramentas Web 2.0: Alteração
Pesquisar; Selecionar; Tratar a informação em recursos digitais. Cariz académico.

4 Competências relacionadas com a Literacia de Informação
Tratamento de informação digital Seleção Pesquisa

5 Outros termos associados com a Literacia de Informação
infoliteracy information competence Literacia de Informação information mastery information literacy skills information competence skills (Virkus, 2009)

6 Conceitos para Literacia de Informação de alguns autores
Encontrar, avaliar e usar a informação disponível, assim como extrair dela o indispensável . (Eisenberg, 2008) Avaliar fontes de informação, saber citá-las e incluí-las num trabalho académico. (Rempel & Davidson, 2008) Literacia de Informação Saber o que implica uma investigação avançada, definir os tópicos da pesquisa, utilizar as ferramentas das bibliotecas. (Head, 2007; Matusiak, 2006; Varghese, 2008; Weiler, 2005) Localizar, avaliar e usar de forma eficaz a literatura científica. (Timmers & Glas, 2010)

7 Conceito adotado para Literacia de Informação
Utiliza-se o termo como as competências relacionadas com a Literacia de Informação: pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, em recursos digitais. (Virkus, 2009) Combina diversos conjuntos de competências: Identificar, localizar, coletar, selecionar, armazenar, gravar, recuperar e processar informações de uma variedade de fontes e meios de comunicação. Desenvolver, de forma adequada, estratégias de pesquisa e de recuperação de informação. Ter o domínio de sistemas complexos de informação; Analisar, organizar, interpretar, avaliar, sintetizar e usar a informação. (Virkus, 2003)

8 Internet: grande quantidade de informação e incerteza da qualidade
A questão não é mais ter informação suficiente, é ter-se acesso a muita informação com vários formatos e diversos níveis de qualidade. (Virkus, 2009)

9 Na área da educação A informação digital para a pesquisa, ensino e aprendizagem; Bases de dados das bibliotecas universitárias. (American Library Association, 2000; Kimsey & Cameron, 2005) As competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação em recursos digitais permitem que os estudantes possam “aprender a aprender” e “aprender a fazer”. (Furtado, 2009; Lecardelli & Prado, 2006) Vai ao encontro das propostas de Paulo Freire sobre a função da Literacia de Informação para o desenvolvimento da autonomia e autocapacitação, essenciais para o empowerment dos estudantes. (Patrão & Figueiredo, 2011)

10 Situações consideradas
Os estudantes podem realizar uma pesquisa sem orientação ou acompanhamento de um profissional (bibliotecários ou docentes). Resultados irrelevantes e sobrecarga de informação. Aumento de frustração e ansiedade na realização das pesquisas. (Lampert, 2005) Formação por workshops pontuais de cariz genérico. Não é feito diagnóstico das competências dos estudantes relacionadas com a Literacia de Informação. Podem ou não remeter para as competências necessárias à investigação científica. (Davidson & McMillen, 2002)

11 Colaboração no ambiente académico
Advoga-se uma colaboração estreita entre os técnicos das bibliotecas académicas, os docentes e os alunos de cursos de pós-graduação. (Eisenberg, 2008; Lambert, 2005)

12 Enquadramento Projeto em lançamento no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Visa a criação de uma rede/comunidade de apoio à supervisão da investigação em Educação envolvendo docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação. Uma das vertentes do projeto relaciona-se com a avaliação e desenvolvimento de competências de investigação científica transversais, como são as relacionadas com a Literacia de Informação.

13 Objetivos / Questões de investigação
Ter conhecimento das competências relacionadas com a Literacia de Informação de estudantes do Ensino Superior. Realizar uma avaliação diagnóstica (em número reduzido no país) tendo como referencial as competências que estes alunos deviam ter neste domínio. Determinar os perfis pessoais de Literacia de Informação. Fazer o levantamento de necessidades de formação dos estudantes do Ensino Superior (2º e 3º ciclo de Bolonha).

14 Objetivos / Questões de investigação
Q1) Que competências relacionadas com a Literacia de Informação com recurso às TIC têm os estudantes do ensino superior? Q2) Como avaliar as competências relacionadas com a Literacia de Informação com recurso às TIC? Q3) Como promover o desenvolvimento de competências relacionadas com a Literacia de Informação, com recurso às TIC?

15 Opções metodológicas Primeira fase: Segunda fase:
Recolha de dados em artigos publicados em encontros científicos e revistas da especialidade - The Internet and Higher Education; Association of College and Research Libraries (ACRL). Os termos de pesquisa foram selecionados a partir das palavras das questões de investigação em inglês. Segunda fase: Bases de dados: ERIC (interface ebsco); ISI Web of Knowledge e na biblioteca do conhecimento online (B-on).

16 Avaliação de competências em LI: exemplos de estudos
Instrumentos Objetivos de Investigação Conclusões Questionário de avaliação de utilização das TIC para pesquisa de informação (análise estatística). (Higntte, et al., 2009) Avaliar os níveis de Literacia de Informação de estudantes universitários, correlacionar os resultados com variáveis de género e grupo étnico. Literacia de Informação dos estudantes analisados é mediana. Género feminino e caucasianos parecem possuir mais competências em Literacia de Informação. Instrumentos de Recolha de Informação Objetivos de Investigação Conclusões Questionário de avaliação de utilização das TIC para pesquisa de informação. (análise estatística) (Higntte, et al., 2009) Avaliar os níveis de Literacia de Informação de estudantes universitários, correlacionar os resultados com variáveis de género e grupo étnico. Literacia de Informação dos estudantes analisados é mediana. Género feminino e caucasianos parecem possuir mais competências em Literacia de Informação. Questionário de avaliação das necessidades de formação em Literacia de Informação. (Head & Eisenberg, 2009) Determinar as necessidades de formação em Literacia de Informação e a frequência de utilização de recursos digitais (bases de dados, motores de pesquisa…), bem como de pedido de auxílio. Estudantes fazem pesquisa de informação frequentemente e recorrem a recursos das bibliotecas mas também a motores de pesquisa generalistas, o que acarreta frustração e ansiedade. Grande parte não recorre à ajuda de bibliotecários. ETS's iSkills – Instrumento de avaliação de Literacia de Informação em ambiente web. (Katz, 2007) Produzir um instrumento válido, fiável e autêntico de avaliação de competências em Literacia de Informação por recurso às TIC. Medir as competências de pesquisa, organização e comunicação de informação utilizando a tecnologia. Possuir conhecimentos tecnológicos não é sinónimo de possuir competências em Literacia de Informação com recurso às TIC – estudos evidenciaram dificuldades dos estudantes. CSU Information Competence Assessment – projecto de avaliação em Literacia de Informação. (Dunn, 2000) Avaliar e desenvolver competências de Literacia de Informação. Falta de critérios claros para avaliar competências em Literacia de Informação. O estudo permitiu adquirir conhecimentos e experiência para desenvolver medidas mais adequadas em avaliação de competências em Literacia de Informação.

17 Avaliação de competências em LI: exemplos de estudos
Instrumentos Objetivos de Investigação Conclusões Questionário de avaliação das necessidades de formação em Literacia de Informação. (Head & Eisenberg, 2009) Determinar as necessidades de formação em Literacia de Informação e a frequência de utilização de recursos digitais (bases de dados, motores de pesquisa…), bem como de pedido de auxílio. Estudantes fazem pesquisa de informação frequentemente e recorrem a recursos das bibliotecas mas também a motores de pesquisa generalistas, o que acarreta frustração e ansiedade. Grande parte não recorre à ajuda de bibliotecários. Instrumentos de Recolha de Informação Objetivos de Investigação Conclusões Questionário de avaliação de utilização das TIC para pesquisa de informação. (análise estatística) (Higntte, et al., 2009) Avaliar os níveis de Literacia de Informação de estudantes universitários, correlacionar os resultados com variáveis de género e grupo étnico. Literacia de Informação dos estudantes analisados é mediana. Género feminino e caucasianos parecem possuir mais competências em Literacia de Informação. Questionário de avaliação das necessidades de formação em Literacia de Informação. (Head & Eisenberg, 2009) Determinar as necessidades de formação em Literacia de Informação e a frequência de utilização de recursos digitais (bases de dados, motores de pesquisa…), bem como de pedido de auxílio. Estudantes fazem pesquisa de informação frequentemente e recorrem a recursos das bibliotecas mas também a motores de pesquisa generalistas, o que acarreta frustração e ansiedade. Grande parte não recorre à ajuda de bibliotecários. ETS's iSkills – Instrumento de avaliação de Literacia de Informação em ambiente web. (Katz, 2007) Produzir um instrumento válido, fiável e autêntico de avaliação de competências em Literacia de Informação por recurso às TIC. Medir as competências de pesquisa, organização e comunicação de informação utilizando a tecnologia. Possuir conhecimentos tecnológicos não é sinónimo de possuir competências em Literacia de Informação com recurso às TIC – estudos evidenciaram dificuldades dos estudantes. CSU Information Competence Assessment – projecto de avaliação em Literacia de Informação. (Dunn, 2000) Avaliar e desenvolver competências de Literacia de Informação. Falta de critérios claros para avaliar competências em Literacia de Informação. O estudo permitiu adquirir conhecimentos e experiência para desenvolver medidas mais adequadas em avaliação de competências em Literacia de Informação.

18 Avaliação de competências em LI: exemplos de estudos
Instrumentos Objetivos de Investigação Conclusões ETS's iSkills – Instrumento de avaliação de Literacia de Informação em ambiente web. (Katz, 2007) Produzir um instrumento válido, fiável e autêntico de avaliação de competências em Literacia de Informação por recurso às TIC. Medir as competências de pesquisa, organização e comunicação de informação utilizando a tecnologia. Possuir conhecimentos tecnológicos não é sinónimo de possuir competências em Literacia de Informação com recurso às TIC – estudos evidenciaram dificuldades dos estudantes. Instrumentos de Recolha de Informação Objetivos de Investigação Conclusões Questionário de avaliação de utilização das TIC para pesquisa de informação. (análise estatística) (Higntte, et al., 2009) Avaliar os níveis de Literacia de Informação de estudantes universitários, correlacionar os resultados com variáveis de género e grupo étnico. Literacia de Informação dos estudantes analisados é mediana. Género feminino e caucasianos parecem possuir mais competências em Literacia de Informação. Questionário de avaliação das necessidades de formação em Literacia de Informação. (Head & Eisenberg, 2009) Determinar as necessidades de formação em Literacia de Informação e a frequência de utilização de recursos digitais (bases de dados, motores de pesquisa…), bem como de pedido de auxílio. Estudantes fazem pesquisa de informação frequentemente e recorrem a recursos das bibliotecas mas também a motores de pesquisa generalistas, o que acarreta frustração e ansiedade. Grande parte não recorre à ajuda de bibliotecários. ETS's iSkills – Instrumento de avaliação de Literacia de Informação em ambiente web. (Katz, 2007) Produzir um instrumento válido, fiável e autêntico de avaliação de competências em Literacia de Informação por recurso às TIC. Medir as competências de pesquisa, organização e comunicação de informação utilizando a tecnologia. Possuir conhecimentos tecnológicos não é sinónimo de possuir competências em Literacia de Informação com recurso às TIC – estudos evidenciaram dificuldades dos estudantes. CSU Information Competence Assessment – projecto de avaliação em Literacia de Informação. (Dunn, 2000) Avaliar e desenvolver competências de Literacia de Informação. Falta de critérios claros para avaliar competências em Literacia de Informação. O estudo permitiu adquirir conhecimentos e experiência para desenvolver medidas mais adequadas em avaliação de competências em Literacia de Informação.

19 Avaliação de competências em LI: exemplos de estudos
Instrumentos Objetivos de Investigação Conclusões CSU Information Competence Assessment – projeto de avaliação em Literacia de Informação. (Dunn, 2000) Avaliar e desenvolver competências de Literacia de Informação. Falta de critérios claros para avaliar competências em Literacia de Informação. O estudo permitiu adquirir conhecimentos e experiência para desenvolver medidas mais adequadas em avaliação de competências em Literacia de Informação. Instrumentos de Recolha de Informação Objetivos de Investigação Conclusões Questionário de avaliação de utilização das TIC para pesquisa de informação. (análise estatística) (Higntte, et al., 2009) Avaliar os níveis de Literacia de Informação de estudantes universitários, correlacionar os resultados com variáveis de género e grupo étnico. Literacia de Informação dos estudantes analisados é mediana. Género feminino e caucasianos parecem possuir mais competências em Literacia de Informação. Questionário de avaliação das necessidades de formação em Literacia de Informação. (Head & Eisenberg, 2009) Determinar as necessidades de formação em Literacia de Informação e a frequência de utilização de recursos digitais (bases de dados, motores de pesquisa…), bem como de pedido de auxílio. Estudantes fazem pesquisa de informação frequentemente e recorrem a recursos das bibliotecas mas também a motores de pesquisa generalistas, o que acarreta frustração e ansiedade. Grande parte não recorre à ajuda de bibliotecários. ETS's iSkills – Instrumento de avaliação de Literacia de Informação em ambiente web. (Katz, 2007) Produzir um instrumento válido, fiável e autêntico de avaliação de competências em Literacia de Informação por recurso às TIC. Medir as competências de pesquisa, organização e comunicação de informação utilizando a tecnologia. Possuir conhecimentos tecnológicos não é sinónimo de possuir competências em Literacia de Informação com recurso às TIC – estudos evidenciaram dificuldades dos estudantes. CSU Information Competence Assessment – projecto de avaliação em Literacia de Informação. (Dunn, 2000) Avaliar e desenvolver competências de Literacia de Informação. Falta de critérios claros para avaliar competências em Literacia de Informação. O estudo permitiu adquirir conhecimentos e experiência para desenvolver medidas mais adequadas em avaliação de competências em Literacia de Informação.

20 Técnicas de Recolha de Informação Objetivos de Investigação
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Literacia de Informação: Exemplos de Estudos Recolha de Informação Objetivos de Investigação Conclusões Questionários. (Lwehabura, 2008) Identificar e avaliar propostas de ensino da Literacia de Informação, praticadas nas bibliotecas das Universidades em estudo. Propor estratégias para melhorar ou promover cursos de Literacia de Informação que ajudem os estudantes a adquirir as competências em Literacia de Informação necessárias à investigação científica. Formas de instrução são ineficientes devido a fatores como a sua duração, existência de recursos inadequados e ausência de políticas claras de Literacia de Informação. Literacia de Informação ainda não é reconhecida como uma atividade de aprendizagem importante e, em consequência, não faz parte dos programas curriculares. As atuais abordagens para promover a Literacia de Informação são ineficientes na promoção de competências adequadas. Necessidade de bibliotecários promover e reconhecer a Literacia de Informação. Técnicas de Recolha de Informação Objetivos de Investigação Conclusões Tutoriais recentes , disponibilizados por bibliotecas académicas na base de dados PRIMO (análise de conteúdo). (Shiao-Feng & Kuo, 2010) Promover o desenho e desenvolvimento de módulos de formação em Literacia de Informação capazes de superar as lacunas atuais. Esforços das bibliotecas académicas para cumprir os objetivos em Literacia de Informação veiculados pela Association of College and Research Libraries – ACRL. Questionários. (Lwehabura, 2008) Identificar e avaliar propostas de ensino da Literacia de Informação (conteúdos, métodos de difusão e sua eficácia), praticadas nas bibliotecas das Universidades em estudo. Propor estratégias para melhorar ou promover cursos de Literacia de Informação que ajudem os estudantes a adquirir as competências em Literacia de Informação necessárias à investigação científica. Formas de instrução são ineficientes devido a fatores como a sua duração, existência de recursos inadequados e ausência de políticas claras de Literacia de Informação. Literacia de Informação ainda não é reconhecida como uma atividade de aprendizagem importante e, em consequência, não faz parte dos programas curriculares. As atuais abordagens para promover a Literacia de Informação são ineficientes na promoção de competências adequadas. Necessidade de bibliotecários promover e reconhecer a Literacia de Informação. Discurso dos estudantes, anotações avaliativas, trabalhos realizados em sítios web, questionários (análise de conteúdo e análise estatística). (Buchanan, Luck, & Jones, 2002) Assegurar que estudantes de ensino a distância dominam as competências da Literacia de Informação. Desenvolver, ensinar e avaliar um curso online em Literacia de Informação, integrado no conteúdo dos cursos superiores. Avaliar competências em Literacia de Informação. A integração com sucesso de competências de Literacia de Informação em cursos online depende da relação entre bibliotecários e docentes, um trabalho em parceria que assegurará que estudantes dominem estas competências. A inclusão da Literacia de Informação em cursos online tornará os alunos mais cientes.

21 Técnicas de Recolha de Informação Objetivos de Investigação
Avaliação de Estratégias de Desenvolvimento de Literacia de Informação: Exemplos de Estudos Recolha de Informação Objetivos de Investigação Conclusões Discurso dos estudantes, anotações avaliativas, trabalhos realizados em sítios web, questionários (análise de conteúdo e análise estatística). (Buchanan, Luck, & Jones, 2002) Assegurar que estudantes de ensino a distância dominam as competências da Literacia de Informação. Desenvolver, ensinar e avaliar um curso online em Literacia de Informação, integrado no conteúdo dos cursos superiores. Avaliar competências em Literacia de Informação. A integração com sucesso de competências de Literacia de Informação em cursos online depende da relação entre bibliotecários e docentes, um trabalho em parceria que assegurará que estudantes dominem estas competências. A inclusão da Literacia de Informação em cursos online tornará os alunos mais cientes. Técnicas de Recolha de Informação Objetivos de Investigação Conclusões Tutoriais recentes , disponibilizados por bibliotecas académicas na base de dados PRIMO (análise de conteúdo). (Shiao-Feng & Kuo, 2010) Promover o desenho e desenvolvimento de módulos de formação em Literacia de Informação capazes de superar as lacunas atuais. Esforços das bibliotecas académicas para cumprir os objetivos em Literacia de Informação veiculados pela Association of College and Research Libraries – ACRL. Questionários. (Lwehabura, 2008) Identificar e avaliar propostas de ensino da Literacia de Informação (conteúdos, métodos de difusão e sua eficácia), praticadas nas bibliotecas das Universidades em estudo. Propor estratégias para melhorar ou promover cursos de Literacia de Informação que ajudem os estudantes a adquirir as competências em Literacia de Informação necessárias à investigação científica. Formas de instrução são ineficientes devido a fatores como a sua duração, existência de recursos inadequados e ausência de políticas claras de Literacia de Informação. Literacia de Informação ainda não é reconhecida como uma atividade de aprendizagem importante e, em consequência, não faz parte dos programas curriculares. As atuais abordagens para promover a Literacia de Informação são ineficientes na promoção de competências adequadas. Necessidade de bibliotecários promover e reconhecer a Literacia de Informação. Discurso dos estudantes, anotações avaliativas, trabalhos realizados em sítios web, questionários (análise de conteúdo e análise estatística). (Buchanan, Luck, & Jones, 2002) Assegurar que estudantes de ensino a distância dominam as competências da Literacia de Informação. Desenvolver, ensinar e avaliar um curso online em Literacia de Informação, integrado no conteúdo dos cursos superiores. Avaliar competências em Literacia de Informação. A integração com sucesso de competências de Literacia de Informação em cursos online depende da relação entre bibliotecários e docentes, um trabalho em parceria que assegurará que estudantes dominem estas competências. A inclusão da Literacia de Informação em cursos online tornará os alunos mais cientes.

22 Respostas às questões de investigação – Q1 E Q3
Q1) Que competências relacionadas com a Literacia de Informação com recurso às TIC têm os estudantes do ensino superior? Muitos dos alunos do Ensino Superior não apresentam competências relacionadas com a Literacia de Informação necessárias ao desenvolvimento de investigação científica fundamentada. (Head & Eisenberg, 2009; Nicholas et. al., 2007) Possuem competências de utilização das TIC, estas não são suficientes para pesquisar, selecionar e tratar a literatura da especialidade recolhida com recurso às TIC, de forma eficaz. (Katz, 2007)

23 Respostas às questões de investigação – Q1 E Q3
Q3) Como promover o desenvolvimento de competências relacionadas com a Literacia de Informação, com recurso às TIC? O conhecimento das necessidades de formação dos estudantes do Ensino Superior na pesquisa, seleção e tratamento de informação em recursos digitais permite a realização de orientações para o desenvolvimento destas competências. (Head & Eisenberg, 2009; Nicholas et. al., 2007) O desenvolvimento destas competências deve ser incluído no currículo dos cursos de 2º e 3º ciclo de Bolonha. (Eisenberg,2008), Rempel & Davidson,2008;Teruel & Garcia,2007) Promoção de uma colaboração contínua entre bibliotecários, docentes e estudantes para o desenvolvimento de forma transversal de competências relacionadas com a Literacia de Informação. (Lampert,2005; Projeto “Redes de I&D em Educação)

24 Desenvolvimento do referencial:
Proposta de referencial de avaliação de competências de Literacia de Informação Desenvolvimento do referencial: Adaptação dos trabalhos desenvolvidos por Timmers & Glas (2010) e por Lopes & Pinto (2010), visto estes artigos se focarem especificamente no desenvolvimento de instrumentos de avaliação. Os critérios e indicadores advêm das indicações relativas às competências relacionadas com a Literacia de Informação que os estudantes do Ensino Superior deviam ter.

25 Referencial de avaliação Referencial de avaliação
Proposta de referencial de avaliação de competências de Literacia de Informação Referencial de avaliação Dimensão Critérios Indicadores INFORMAÇÂO PESQUISA DE Conhecer serviços de pesquisa da biblioteca da UA. (Eisenberg, 2008; Head, 2007; Voorbij, 1999, citado em Varghese, 2008, p. 84) -Pesquisar adequadamente noutras fontes de informação digital (mais genéricas, como portais, sítios e páginas da Internet). Conhecer e usar os serviços de pesquisa de informação disponíveis nas bibliotecas (como a da UA), como bases de dados, catálogo, agregadores, FAQ e tutoriais. (Davidson & McMillen, 2002) - Pesquisar a informação por intermédio de: autores de referência; revistas com maior factor de impacto; conferências reputadas; projetos; alertas de revistas (inscrições online). Referencial de avaliação Dimensão Critérios Indicadores INFORMAÇÂO PESQUISA DE Conhecer serviços de pesquisa da biblioteca da UA (Eisenberg, 2008; Head, 2007; Voorbij, 1999, citado em Varghese, 2008, p. 84). -Pesquisar adequadamente noutras fontes de informação digital (mais genéricas, como portais, sítios e páginas da Internet). Conhecer e usar os serviços de pesquisa de informação disponíveis nas bibliotecas (como a da UA), como bases de dados, catálogo, agregadores, FAQ e tutoriais (Davidson & McMillen, 2002). - Pesquisar a informação por intermédio de: autores de referência; revistas com maior factor de impacto; conferências reputadas; projetos; alertas de revistas (inscrições online). SELEÇÃO -Saber extrair de um texto, com eficácia, as ideias do(s) autor(es) (Lopes & Pinto, 2010; Virkus, 2009). - Ler a informação com atenção e na íntegra; - Entender o objetivo e/ou questões e o contexto do trabalho; - Compreender como o autor focaliza o tema em estudo e os argumentos que explora; Ter pensamento crítico e reflexivo ante o teor do texto (Weiler, 2005). TRATAMENTO -Caracterizar a referência de forma exaustiva (ADBS, 2008). -Utilizar adequadamente gestores de referência bibliográfica, por exemplo, Endnote e BibTex (Lopes & Pinto, 2010). -Analisar a referência, identificando o autor, ano de publicação, local de publicação, editor (quando aplicável), páginas, objetivo/questões de investigação, público-alvo, metodologia, resultados e conclusões. - Usar normas de citação bibliográfica de forma consistente (Lampert, 2005); - Criar registos manualmente ou por exportação/importação de bases de dados bibliográficas (Bibliotecas da Universidade de Aveiro, 2010); Saber introduzir num gestor de referências os dados relativos aos autores do texto (Bibliotecas da Universidade de Aveiro, 2010);

26 Referencial de avaliação Referencial de avaliação
Proposta de referencial de avaliação de competências de Literacia de Informação Referencial de avaliação Dimensão Critérios Indicadores INFORMAÇÂO SELEÇÃO DE -Saber extrair de um texto, com eficácia, as ideias do(s) autor(es). (Lopes & Pinto, 2010; Virkus, 2009) Ler a informação com atenção e na íntegra; Entender o objetivo e/ou questões e o contexto do trabalho; Compreender como o autor focaliza o tema em estudo e os argumentos que explora; Ter pensamento crítico e reflexivo ante o teor do texto. (Weiler, 2005) Referencial de avaliação Dimensão Critérios Indicadores INFORMAÇÂO PESQUISA DE Conhecer serviços de pesquisa da biblioteca da UA (Eisenberg, 2008; Head, 2007; Voorbij, 1999, citado em Varghese, 2008, p. 84). -Pesquisar adequadamente noutras fontes de informação digital (mais genéricas, como portais, sítios e páginas da Internet). Conhecer e usar os serviços de pesquisa de informação disponíveis nas bibliotecas (como a da UA), como bases de dados, catálogo, agregadores, FAQ e tutoriais (Davidson & McMillen, 2002). - Pesquisar a informação por intermédio de: autores de referência; revistas com maior factor de impacto; conferências reputadas; projetos; alertas de revistas (inscrições online). SELEÇÃO -Saber extrair de um texto, com eficácia, as ideias do(s) autor(es) (Lopes & Pinto, 2010; Virkus, 2009). - Ler a informação com atenção e na íntegra; - Entender o objetivo e/ou questões e o contexto do trabalho; - Compreender como o autor focaliza o tema em estudo e os argumentos que explora; Ter pensamento crítico e reflexivo ante o teor do texto (Weiler, 2005). TRATAMENTO -Caracterizar a referência de forma exaustiva (ADBS, 2008). -Utilizar adequadamente gestores de referência bibliográfica, por exemplo, Endnote e BibTex (Lopes & Pinto, 2010). -Analisar a referência, identificando o autor, ano de publicação, local de publicação, editor (quando aplicável), páginas, objetivo/questões de investigação, público-alvo, metodologia, resultados e conclusões. - Usar normas de citação bibliográfica de forma consistente (Lampert, 2005); - Criar registos manualmente ou por exportação/importação de bases de dados bibliográficas (Bibliotecas da Universidade de Aveiro, 2010); Saber introduzir num gestor de referências os dados relativos aos autores do texto (Bibliotecas da Universidade de Aveiro, 2010);

27 Referencial de avaliação Referencial de avaliação
Proposta de referencial de avaliação de competências de Literacia de Informação Referencial de avaliação Dimensão Critérios Indicadores TRATAMENTO INFORMAÇÂO DE -Caracterizar a referência de forma exaustiva. (ADBS, 2008) -Utilizar adequadamente gestores de referência bibliográfica, por exemplo, Endnote e BibTex. (Lopes & Pinto, 2010) -Analisar a referência, identificando o autor, ano de publicação, local de publicação, editor (quando aplicável), páginas, objetivo/questões de investigação, público-alvo, metodologia, resultados e conclusões. Usar normas de citação bibliográfica de forma consistente. (Lampert, 2005) Criar registos manualmente ou por exportação/importação de bases de dados bibliográficas. (Bibliotecas da Universidade de Aveiro, 2010) Referencial de avaliação Dimensão Critérios Indicadores INFORMAÇÂO PESQUISA DE Conhecer serviços de pesquisa da biblioteca da UA (Eisenberg, 2008; Head, 2007; Voorbij, 1999, citado em Varghese, 2008, p. 84). -Pesquisar adequadamente noutras fontes de informação digital (mais genéricas, como portais, sítios e páginas da Internet). Conhecer e usar os serviços de pesquisa de informação disponíveis nas bibliotecas (como a da UA), como bases de dados, catálogo, agregadores, FAQ e tutoriais (Davidson & McMillen, 2002). - Pesquisar a informação por intermédio de: autores de referência; revistas com maior factor de impacto; conferências reputadas; projetos; alertas de revistas (inscrições online). SELEÇÃO -Saber extrair de um texto, com eficácia, as ideias do(s) autor(es) (Lopes & Pinto, 2010; Virkus, 2009). - Ler a informação com atenção e na íntegra; - Entender o objetivo e/ou questões e o contexto do trabalho; - Compreender como o autor focaliza o tema em estudo e os argumentos que explora; Ter pensamento crítico e reflexivo ante o teor do texto (Weiler, 2005). TRATAMENTO -Caracterizar a referência de forma exaustiva (ADBS, 2008). -Utilizar adequadamente gestores de referência bibliográfica, por exemplo, Endnote e BibTex (Lopes & Pinto, 2010). -Analisar a referência, identificando o autor, ano de publicação, local de publicação, editor (quando aplicável), páginas, objetivo/questões de investigação, público-alvo, metodologia, resultados e conclusões. - Usar normas de citação bibliográfica de forma consistente (Lampert, 2005); - Criar registos manualmente ou por exportação/importação de bases de dados bibliográficas (Bibliotecas da Universidade de Aveiro, 2010); Saber introduzir num gestor de referências os dados relativos aos autores do texto (Bibliotecas da Universidade de Aveiro, 2010);

28 Respostas às questões de investigação – Q2
Q2) Como avaliar as competências relacionadas com a Literacia de Informação com recurso às TIC? Falta de critérios e indicadores para avaliar as competências relacionadas com a Literacia de Informação. (Dunn, 2000) Questionários têm sido explorados como instrumentos de avaliação. (Head & Eisenberg, 2009; Higntte, et al., 2009) Os estudos consultados têm utilizado abordagens quantitativas de análise dos resultados relativos à avaliação das competências em estudo, explorando menos metodologias qualitativas (de observação das competências em uso e explorando registos automáticos de utilização das TIC na pesquisa de informação científica). (Head & Eisenberg, 2009; Nicholas et. al., 2007) Os estudos se têm direcionado mais para a pesquisa de informação do que como esta é selecionada e sistematizada.

29 Considerações Finais Falta de referencial de avaliação para avaliar as competências relacionadas com a Literacia de Informação. Desenvolvimento do referencial de avaliação com os devidos critérios e indicadores, com a primeira validação feita pelos profissionais da biblioteca da UA e a seguir pelo centro de ensino superior/ supervisores de educação. O suporte teórico para o desenvolvimento de instrumentos que visem avaliar as competências relacionadas com a Literacia de Informação em recursos digitais, nomeadamente através do uso das TIC e, em particular, das ferramentas da Web 2.0. Pretende-se criar um questionário e instrumentos dinâmicos, para o conhecimento das necessidades de formação dos estudantes e recomendar estratégias e recursos para o desenvolvimento das competências em estudo. A orientação destas competências já é feita em programas curriculares sem a avaliação dos alunos.

30 FIM Obrigada pela atenção!


Carregar ppt "Avaliação e promoção de competências relacionadas com a Literacia de Informação recorrendo às TIC Fatima Kanitar fpkanitar@ua.pt Joanne B. Laranjeiro joanne.laranjeiro@ua.pt."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google