Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Misturas e Soluções
2
MISTURA é a reunião de duas ou mais substâncias, sem que haja reação química entre elas, mantendo cada qual suas propriedades.
3
MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
Homogênea – quando não é possível distinguir as substâncias misturadas. Heterogênea – quando é possível distinguir as substâncias. Essas misturas apresentam fases distintas. Há misturas bifásicas, trifásicas, tetrafásicas, etc...
4
Conjunto de processos FÍSICOS que visam
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Conjunto de processos FÍSICOS que visam separar os componentes de uma mistura sem alterá-los.
5
MISTURAS HETEROGÊNEAS
6
FILTRAÇÃO Esse processo é utilizado para separar sólidos de líquidos. A separação se faz através de uma superfície porosa chamada filtro; o componente sólido ficará retido sobre a sua superfície, separando-se assim do líquido que atravessa.
7
DECANTAÇÃO Deixa-se a mistura em repouso até que o componente sólido tenha-se depositado completamente (sedimentação). Remove-se em seguida, o líquido, entornando-se cuidadosamente o frasco, ou com auxílio de um sifão (sifonação).
8
DECANTAÇÃO Para acelerar a sedimentação do sólido, pode-se recorrer à centrifugação, como ocorre de rotina na realização de exames de sangue, e separação dos componentes do leite.
9
FLOTAÇÃO Trata-se de um interessante processo de separação de misturas sólido-sólido. A mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente Mais denso, que se depositará. O líquido empregado não deve, contudo, dissolver os componentes. Veja o exemplo:
10
CATAÇÃO Método artesanal de separação de sólidos que formam uma mistura heterogênea. Exemplo: através da catação, se separa os feijões bons dos ruins, antes de cozinhá-los. PENEIRAÇÃO Separa sólidos maiores de sólidos menores, ou ainda sólidos existentes em suspensão em líquidos. VENTILAÇÃO Um jato de ar pode separar uma mistura de dois sólidos quando um é bem mais denso que o outro. Esse processo é utilizado nas máquinas de beneficiar arroz, nas quais ele é separado de sua casca por meio de jateamento de ar.
11
MISTURAS HOMOGÊNEAS
12
DESTILAÇÃO SIMPLES Para a separação dos componentes das misturas homogêneas sólido-líquido, recorre-se comumente a destilação simples. O princípio do processo consiste em aquecer a mistura até a ebulição; com isso o componente líquido separa-se do sistema sob a forma de vapor, que a seguir é resfriado, condensando-se, e o líquido é recolhido em outro recipiente.
13
DESTILAÇÃO FRACIONADA
Para a separação dos componentes das misturas homogêneas líquido-líquido, recorre-se comumente à destilação Fracionada. Aquecendo-se a mistura em um balão de destilação, os líquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulição e podem ser separados. O petróleo é separado em suas frações por destilação fracionada.
14
EVAPORAÇÃO Consiste na evaporação do solvente e consequente cristalização dos sais outrora diluídos, ou seja, deixa-se o líquido evaporar e o sólido sobra no recipiente. Exemplos: salinas.
15
FUSÃO FRACIONADA Esse processo consiste em separar dois sólidos que apresentam diferentes pontos de fusão. CENTRIFUGAÇÃO É usada para separar materiais de densidades diferentes. A mistura é colocada num aparelho chamado centrifugador, que imprime um movimento de rotação rápida, empurrando o mais denso para o fundo.
16
SOLUÇÕES São todas as misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Um pouco de sal misturado à água. Dizemos que o sal é o soluto, ou seja, a substância que está sendo dissolvida, e a água é o solvente, ou seja, a substância que está dissolvendo outra. Uma colher de álcool misturada a um copo de água. Neste caso, o álcool é o soluto, e a água é o solvente.
17
SOLUÇÕES Se uma solução apresenta pequena quantidade de soluto em relação à de solvente, dizemos que a solução é diluída. Se a quantidade de soluto é relativamente grande, dizemos que a solução é concentrada. Solução saturada é aquela que não permite que se adicione mais soluto sem que ele se precipite.
18
SOLUÇÕES A água é um solvente excelente. Substâncias como sais minerais e açúcares são transportadas pela água, garantindo uma distribuição dessas substâncias pelo corpo do animal e da planta.
19
SOLUÇÕES Podemos saber se uma solução é muito ou pouco concentrada por meio da grandeza concentração, definida como a massa de soluto dividida pelo volume da solução. Concentração= Massa de soluto presente na solução Volume da solução m C = v
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.