Conversas em Casa Inspiradas na Escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conversas em Casa Inspiradas na Escola."— Transcrição da apresentação:

1 Conversas em Casa Inspiradas na Escola

2 Em resultado da aplicação de dois guiões inerentes ao projeto “Escola em Casa – Conversas em Casa Inspiradas na Escola”, no ano letivo de , foi realizada uma análise estatística de todos os guiões devolvidos e identificados. A partir desta análise é possível avaliar de uma forma mais exata a concretização do projeto, nomeadamente a forma como foram realizadas as atividades propostas em cada guião e o grau de satisfação dos intervenientes (alunos e respetivas famílias). A continuidade do projeto no Agrupamento e a forma como este pode ser conduzido no futuro, dependem de uma reflexão fundamentada, em que todos têm um papel essencial. Alguns dados: Número de guiões: 2 (“À Volta do Novo Acordo Ortográfico”, “À Volta da Nova Escola”) Número de alunos intervenientes: 228 (totalidade dos alunos do 4º, 5º e 6º anos) Nº de guiões analisados: 179 do 1º guião e 163 do 2º guião (Nº de guiões devolvidos e identificados) Anónimos: 4 (1º guião); 2 (2º guião)

3 Turmas 4º A 4º B 4º C 5º A 5º B 5º C 6º A 6º B 6º C 6º D Total Nº alunos 22 23 24 20 29 28 21 228 1º guião 15 11 17 26 16 18 19 179 2º guião 4 163

4 Percentagem de questões respondidas

5

6 Percentagem de alunos que registaram o grau de parentesco do familiar com quem efetuaram as atividades:

7

8 Algumas atividades realizadas:

9 Sismo __________________

10 Autoavaliação do aluno e familiar

11

12 A autoavaliação feita pela criança e pelos familiares revela que as atividades do guião de conversas “À Volta do Novo Acordo Ortográfico” são interessantes mas “algo difíceis”. A maioria diz que as atividades proporcionaram a partilha de saberes em casa entre pais e os seus educandos. No guião “À Volta da Nova Escola” os resultados da autoavaliação são semelhantes, à exceção da opinião sobre o grau dificuldade, já que neste as atividades são avaliadas, na sua maioria, como “nada difíceis”. No que diz respeito aos comentários/opiniões, a grande parte são muito positivos: o elevado grau de interesse dos assuntos tratados, a capacidade de as atividades permitirem ao adulto atualizar conhecimentos e a troca de saberes intergeracional. As críticas prendem-se, sobretudo, com o número elevado de atividades propostas para um curto espaço de tempo e o grau de dificuldade de algumas tarefas.

13 Conversas em Casa Inspiradas na Escola Junho 2012 Cristina Sofia Alves Simão Cunha


Carregar ppt "Conversas em Casa Inspiradas na Escola."
Anúncios Google