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Administração: Conceitos e Importância
Administração: Importância
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Administrar ... Processo de trabalhar com e através de outras pessoas para alcançar eficientemente objetivos organizacionais pelo uso eficiente de recursos limitados em um ambiente mutável. É a coordenação de todos os recursos através dos processos de planejar, organizar, dirigir e controlar no sentido de alcançar objetivos estabelecidos.
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Administração ... Administração é o processo pelo qual um grupo de pessoas dirige ações de outras para alcançar objetivos comuns Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e uso de recursos.
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A administração é importante em qualquer escala de uso de recursos para realizar objetivos - individual, familiar, grupal, organizacional ou social. Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de uso de recursos, a razão principal para estudá-lo é sua influência sobre o desempenho das organizações.
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Organizações Teorizando ... Padaria Restaurantes Supermercados
Próximas Padaria Restaurantes Supermercados Distantes Televisão Telefonia Energia Elétrica Gerais Governos Judiciário Previdência
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Tipos de administração
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TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria: Representação abstrata do que se percebe como realidade. A teoria é um conjunto de afirmações ou regras feitas para entender alguma parte do mundo real. Abstração: Ato de separar mentalmente um ou mais elementos de uma totalidade complexa (coisa, representação, fato), os quais só mentalmente podem subsistir fora dessa totalidade.
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Teorias da administração
As teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. Sem teoria, os fatos são silenciosos.
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Teorias ... Teorias são explicações, interpretações ou proposições sobre a realidade. Por exemplo: teoria da burocracia, teorias da motivação. A própria definição da administração como processo de planejar, organizar, executar e controlar é uma teoria.
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Teorizando ... Enfoque, também chamado pensamento, abordagem ou perspectiva, é um aspecto particular das organizações ou do processo administrativo, selecionado para estudo e produção de conhecimentos.
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Teorizando ... Escola: linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque, escolheram o mesmo aspecto específico para analisar, ou adotaram o mesmo raciocínio: escola das relações humanas, escola japonesa, etc.
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Teorizando ... Modelo de gestão (ou de administração) é um
conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo. Muitas vezes, o modelo é associado a uma base cultural: modelo japonês de administração. Modelo de organização: é um conjunto de características que definem organizações e a forma como são administradas. O modelo de organização é o produto da utilização de determinadas doutrinas e técnicas. Por exemplo: modelo burocrático (ou mecanicista) de organização.
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Teorizando ... Uma doutrina (ou preceito) é um princípio de conduta, que contém valores, implícitos ou explícitos. A doutrina recomenda como agir, orienta os julgamentos e decisões. Por exemplo, a administração científica tinha a doutrina da eficiência dos recursos. O movimento da qualidade tem a doutrina da satisfação do cliente.
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Teorizando ... As técnicas são formas de solucionar problemas. Organogramas, metodologias de planejamento, estudos de tempos e movimentos e sistemas de controle são exemplos de técnicas. Os princípios são permanentes, ao passo que as técnicas tendem a ser transitórias.
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A Administração e o papel do administrador
RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema DECISÕES Planejamento Organização Execução e direção Controle
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DIREÇÃO Realização dos Planos
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PLANEJAMENTO Definição de Objetivos e Recursos DIREÇÃO Realização dos
Planos
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Conhecimentos Descritivos
Teorizando ... TEORIA Conhecimentos Descritivos Conhecimentos Prescritivos DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO Educação Formal e Informal Contatos Pessoais Livros Artigos Treinamento
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Administrando ... Mede-se a produtividade Mede-se a produtividade
Modifica-se uma variável, como o método de trabalho Mede-se a produtividade Mede-se a produtividade Nenhuma alteração é introduzida Mede-se a produtividade Mede-se a produtividade
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Investimentos em propaganda
Administrando ... Y Variável dependente X Variável independente Investimentos em propaganda
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Paradigmas do Terceiro Milênio Paradigmas Tradicionais
Revolução industrial – substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas. Revolução digital – substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores. Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes. Trabalhadores em serviços e do conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos. Trabalhador especializado – operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa. Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes, com educação de nível superior. Emprego e carreira estáveis. Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, empreendedorismo. Grandes estruturas organizacionais. Estruturas organizacionais enxutas. Ênfase na eficiência. Ênfase na competitividade. Interesse da empresa e do acionista. Ética e responsabilidade social, cidadania empresarial.
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Formas de Trabalhar
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Solução de Problemas
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ABORDAGEM CIENTÍFICA DA ADMINSITRAÇÃO (Scientific Management Approach)
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“Aumento da Produtividade?”
Organização das Tarefas!
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ABORDAGEM ADMINISTRATIVA (Administrative Approach)
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Estudos de Arranjo Organizacional
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ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS (Human Relations Approach)
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Teoria das necessidades
Necessidades Sociais Necessidades de Segurança Necessidades Fisiológicas
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Teorias
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As pessoas devem ser forçadas a trabalhar
Teoria X As pessoas devem ser forçadas a trabalhar
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As pessoas querem ser informadas sobre o que fazer
Teoria X As pessoas querem ser informadas sobre o que fazer
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As pessoas gostam de trabalhar
Teoria Y As pessoas gostam de trabalhar
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“Aumento da Produtividade”
Tarefas x Pessoas
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Teoria da Expectativa Motivacional
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Teoria da Expectativa Motivacional
Valores individuais Desempenho / Recompensa Proporcional Expectativa de sucesso
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Administração por objetivos
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Motivações Realização Poder Afiliação
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ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS:
ABORDAGEM CIENTÍFICA DA ADMINSITRAÇÃO ABORDAGEM ADMINISTRATIVA ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS ABORDAGEM SISTÊMICA Estudos de tempos e movimentos Produção em Linha / Linha de Produção Produtividade: racionalizar a tarefa Planejamento Organização Direção (Liderança) Coordenação Controle Produtividade: Aprimorar as habilidades gerenciais Interesse da Empresas pelo desempenho do Empregado. Fatores extrín-secos ao traba-lhador afetam o desempenho Produtividade: Considerar as atitudes e valores dos empregados A) Abordagem Contingencial B) Abordagem da Liderança Situacional Produtividade: Considerar a liderança, ambiente e situação gerencial
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ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS
ABORDAGEM SISTÊMICA (Systems Approach) A) Abordagem Contingencial (Contingency Approach) B) Abordagem da Liderança Situacional (Situational Leadeship Approach) Adaptar o ambiente de trabalho à personalidade do líder. Adaptar os estilos de liderança a situações específicas.
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