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LIDERANÇA ESTRATÉGICA
PERGUNTAS DO EME - Quais os principais desafios à liderança estratégica do EB para o futuro? - Como tem percebido os resultados da liderança estratégica da organização? - Como considera a preparação da liderança estratégica no EB? - Quais as sugestões para a superação dos desafios à liderança estratégica do Exército? ACCE
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5) TER COMO REGRA: PLANEJAR E AGIR EM CONJUNTO COM AS OUTRAS FORÇAS.
SUGESTÕES VER LIDERANÇA ESTRATÉGICA COMO REAL- MENTE É: DIREÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DA GESTÃO ESTRATÉGICA; 2) CONSTRUIR O LÍDER ESTRATÉGICO DESDE A AMAN, A PARTIR DO LÍDER TÁTICO; 3) ENFATIZAR OS CONCEITOS DE VISÃO ESTRA- TÉGICA E PENSAMENTO SISTÊMICO; 4) REFERIR QUAISQUER PLJ ETTG À CAPACI- TAÇÃO PARA A DISSUASÃO EM CADA HE; 5) TER COMO REGRA: PLANEJAR E AGIR EM CONJUNTO COM AS OUTRAS FORÇAS. ACCE
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ENTÃO, A SÍNTESE DOS DESAFIOS PARA A AÇÃO DE LIDERANÇA ESTRATÉGICA GERAL OU SETORIAL NO EXÉRCITO DEVE SER A BUSCA PERMANENTE DA CAPACIDADE DISSUASÓRIA CONJUNTA, EM FACE DE TODAS AS HIPÓTESES DE EMPREGO. ISSO TEM DE ESTAR SEMPRE EXPRESSO NA VISÃO DE FUTURO DA FORÇA, DOS COMANDOS DE ÁREA E DOS ÓRGÃOS DE DIREÇÃO SETORIAL. ACCE
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DISSUASÃO MILITAR O CONCEITO DE DISSUASÃO MILITAR DEVE SITUAR O HORIZONTE DE CAPACITAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS AQUÉM DA GUERRA DE CONQUISTA (FORA DE COGITAÇÃO PARA O BRASIL) E ALÉM DA GUERRA DEFENSIVA. ACCE
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EM TODAS AS H.E. OS POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS TÊM DE :
CAPACITAÇÃO MILITAR E AÇÃO DIPLOMÁTICA EM TODAS AS H.E. OS POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS TÊM DE : CONHECER E RESPEITAR O NOSSO PODER DE RETALIAÇÃO; ACREDITAR NA NOSSA SÓLIDA VONTADE DE EMPREGÁ-LO, SE ATACADOS OU VITALMENTE AMEAÇADOS; AVALIAR OS DANOS QUE LHES PODEM SER IMPOSTOS POR NOSSA RETALIAÇÃO; ESTIMAR QUE NÃO OS POSSAM SUPORTAR. ACCE
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TER GOVERNO E DIPLOMACIA FIRMES E CIOSOS DOS INTERESSES BRASILEIROS.
CAPACITAÇÃO MILITAR E AÇÃO DIPLOMÁTICA INVERSAMENTE, O BRASIL TEM DE : POSSUIR PODER DE RETALIAÇÃO CAPAZ DE IMPOR DANOS INSUPORTÁVEIS, EM CADA UMA DAS HIPÓTESES DE CONFLITO; DEMONSTRAR UNIVOCAMENTE TER SÓLIDA VONTADE DE EMPREGÁ-LO, SE ATACADO OU VITALMENTE AMEAÇADO; TER GOVERNO E DIPLOMACIA FIRMES E CIOSOS DOS INTERESSES BRASILEIROS. ACCE
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LIDERANÇA ESTRATÉGICA
ACCE
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LIDERANÇA ESTRATÉGICA
OU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA EB ACCE
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO & GESTÃO ESTRATÉGICA
FUTURO DECISÃO LIDERANÇA ESTRATÉGICA ENTUSIASMO PRESENTE “O ESTRATEGISTA VITORIOSO BUSCA O COMBATE APÓS SEUS PLANOS INDICAREM QUE A VITÓRIA É POSSÍVEL COM ELES.” SUN TZU 10’ CONCEITUAR LIDERANÇA ESTRATÉGICA; COMPARAR COM LIDERANÇA CARISMÁTICA ACCE
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A GESTÃO ESTRATÉGICA DEVE CONDUZIR O SISTEMA PARA O FUTURO, SEM DESCUIDAR DO PRESENTE.
FUTURO DESEJADO 4’ RECURSOS CENÁRIO PRESENTE ACCE
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PLANEJAMENTO & GESTÃO ESTRATÉGICA
FUTURO ESTRATÉGIA MUDANÇA CENÁRIOS: BASE NAS HE VISÃO ESTRATÉGICA PENSAMENTO SISTÊMICO DINÂMICA DO SISTEMA EB INTERVENÇÕES NA ESTRATÉGIA ARQUÉTIPOS DE SISTEMA COMPROMETIMENTO DO PESSOAL HUMILDADE PARA A APRENDIZAGEM B A C PRESENTE 6’ ACCE
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PLANEJAMENTO & GESTÃO ESTRATÉGICA
FUTURO ESTRATÉGIA MUDANÇA CENÁRIOS: BASE NAS HE VISÃO ESTRATÉGICA PENSAMENTO SISTÊMICO DINÂMICA DO SISTEMA INTERVENÇÕES NA ESTRATÉGIA ARQUÉTIPOS DE SISTEMA COMPROMETIMENTO DO PESSOAL HUMILDADE PARA A APRENDIZAGEM B A C LIDERANÇA ESTRATÉGICA PRESENTE 6’ ACCE
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“O COMANDANTE REPRESENTA AS VIRTUDES
O LÍDER SEGUNDO SUN TZU “O COMANDANTE REPRESENTA AS VIRTUDES SABEDORIA JUSTIÇA HUMANIDADE CORAGEM AUSTERIDADE ” 25’ ACCE
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IMPRUDÊNCIA, QUE LEVA À DESTRUIÇÃO; COVARDIA, QUE LEVA À RENDIÇÃO;
“HÁ CINCO DEFEITOS PERIGOSOS QUE PODEM ACOMETER UM GENERAL (LÍDER ESTRATÉGICO): IMPRUDÊNCIA, QUE LEVA À DESTRUIÇÃO; COVARDIA, QUE LEVA À RENDIÇÃO; TEMPERAMENTO IMPETUOSO, QUE PODE SER PROVOCADO COM FACILIDADE PELO INIMIGO; SENTIMENTO DE HONRADEZ SENSÍVEL, QUE O TORNA VULNERÁVEL À CALÚNIA; EXCESSIVA SOLICITUDE PARA COM OS SUBORDINADOS, QUE O PODE EXPOR A PREOCUPAÇÃO E A PROBLEMAS.” SUN TZU 25’ MOTIVAR DISCUSSÃO DE CADA ITEM ACCE
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PLANEJAMENTO & GESTÃO ESTRATÉGICA
FUTURO ESTRATÉGIA MUDANÇA CENÁRIOS VISÃO ESTRATÉGICA PENSAMENTO SISTÊMICO DINÂMICA DO SISTEMA INTERVENÇÕES NA ESTRATÉGIA ARQUÉTIPOS DE SISTEMA COMPROMETIMENTO DO PESSOAL HUMILDADE PARA A APRENDIZAGEM QUAL O PERFIL DO LÍDER ESTRATÉGICO? B A C PRESENTE 6’ ACCE
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GESTÃO ESTRATÉGICA DE SISTEMAS BASES PARA ESBOÇAR O PERFIL DO LÍDER
CENÁRIOS: 1) EVENTOS PORTADORES, 2)SIMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS, 3) AVALIAÇÃO DAS TENDÊNCIAS. ESTRATÉGIA: 1) GESTÃO CORRENTE, 2) CONDUÇÃO PARA O FUTURO DESEJADO, 3) MUDANÇA, 4) MAPA ESTRATÉGICO, 5) INSERÇÃO DE FEEDFORWARD. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONTINUADO. GESTÃO ESTRATÉGICA: 1) VISÃO ESTRATÉGICA, 2) PENSAMENTO SISTÊMICO, 3) CONTROLE DA DINÂMICA DO SISTEMA, 4) VISÃO SISTÊMICA DOS PONTOS DE ALAVANCAGEM E DOS EFEITOS DAS INTERVENÇÕES, 5) CONTROLE DOS FEEDBACKS, ) IDENTIFICAÇÃO DOS ARQUÉTIPOS. ORGANIZAÇÃO PREDISPOSTA À APRENDIZAGEM. COMPROMETIMENTO DO PESSOAL. ACCE
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ATRIBUTOS DO LÍDER ESTRATÉGICO
TEM DE SER CAPAZ DE: EXTRAIR O MÁXIMO DOS CENÁRIOS, PARA ORIENTAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. SINTETIZAR CADA POSSÍVEL ESTRATÉGIA COM AS TENDÊNCIAS DOS CENÁRIOS. DIRIGIR A GESTÃO CORRENTE DO SISTEMA SEM PERDER DE VISTA AS METAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO. PAUTAR A ESTRATÉGIA PELAS MUDANÇAS QUE PERMITIRÃO A INSERÇÃO DO EXÉRCITO NO CENÁRIO ALMEJADO OU POSSÍVEL. ACCE
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PERFIL DO LÍDER ESTRATÉGICO
ESTABELECER METAS ESTRATÉGICAS PARCIAIS QUE CONVIRJAM PARA A META FINAL E SIRVAM DE REFERÊNCIA PARA O COMPROMETIMENTO DO PESSOAL. ESTABELECER, EM SUAS DIRETRIZES PA- RA PLANOS ALTERNATIVOS, OS PONTOS-CHAVE PARA EVENTUAIS INTERVENÇÕES NA ESTRATÉGIA. DEFINIR O MOMENTO E A DOSE EXATOS PARA INSERIR FEEDFORWARD NA ESTRA- TÉGIA. COORDENAR O PLANEJAMENTO ESTRA- TÉGICO CONTINUADO COM A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORRENTE. ACCE
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PERFIL DO LÍDER ESTRATÉGICO
PREVER OS IMPACTOS DAS INTERVEN- ÇÕES NA ESTRATÉGIA SOBRE TODO O SISTEMA DO EXÉRCITO. ACOMPANHAR O PROCESSO NATURAL DE HOMEOSTASE DO SISTEMA E PERCEBER O MOMENTO EM QUE DEVE INTERVIR NA ES- TRATÉGIA. DECIDIR OPORTUNAMENTE ENTRE FEED- BACK POSITIVO OU NEGATIVO PARA COM- PENSAR DEFICIÊNCIA NA HOMEOSTASE. DISTINGUIR ENTRE ARQUÉTIPOS E CAU- SAS REAIS DE DESEMPENHO INSATISFATÓ- RIO DO SISTEMA. ACCE
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PERFIL DO LÍDER ESTRATÉGICO
ARTICULAR AS GESTÕES DO CONHECI- MENTO, DO RISCO E DE CRISE, DE MODO A MANTER A INICIATIVA DIANTE DE POSSÍVEIS DIFICULDADES. GERENCIAR AS CRISES DE MODO QUE O EXÉRCITO AS ENFRENTE EVOLUINDO. INDUZIR ATITUDE DE PREDISPOSIÇÃO PARA APRENDIZAGEM NA CULTURA DA ORGANIZA ÇÃO. ORIENTAR POLÍTICA DE RECURSOS HUMA-NOS QUE INDUZA O COMPROMETIMENTO DO PESSOAL. CONHECER O AMBIENTE NO QUAL O SISTE- MA SE INSERE. ACCE
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