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Gestão de Serviços de Diálise

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Apresentação em tema: "Gestão de Serviços de Diálise"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Serviços de Diálise
II Simpósio Gestão em Diálise Sociedade Gaúcha Nefrologia Caxias do Sul - Agosto 2010 Gestão de Serviços de Diálise NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

2 Gestão de Serviços de Diálise
Gerenciar/Gerir Processo de planejar, organizar, liderar e controlar os processos de uma organização com foco no resultado. Gestão Processo de utilização de vários recursos para atingir os resultados planejados. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

3 Gestão de Serviços de Diálise
Gestão de Serviços da Saúde Planejamento Estratégico com Plano de Metas e Indicadores para a área Gerencial e Assistencial Visão integral e sistêmica da organização com foco na melhoria contínua NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

4 Gestão de Serviços de Diálise
Modelo de Gestão - Visão Integrada Gestão do Negócio Gestão Assistencial NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

5 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Gestão de Serviços de Diálise Estratégias e Planos Planejar antecipar o futuro desejado definir os “caminhos a seguir” NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

6 Gestão de Serviços de Diálise
Repensando a Saúde – Michael Porter (2007) Situação atual do mercado de saúde Mercado exibe desempenho insatisfatório em custos e qualidade; A alta do custo não está associada a avanços de qualidade (melhora incessante de processos derruba os custos); Há grandes diferenças no custo e qualidade dos serviços prestados. Lenta difusão das melhores práticas clínicas; Hoje a concorrência é chamada soma zero: os participantes do sistema dividem o valor em vez de aumentá-lo; NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

7 Gestão de Serviços de Diálise
Repensando a Saúde – Michael Porter (2007) Situação desejada para o mercado de saúde Avanço em qualidade e custo à medida que prestadores previnem erros, elevam a eficiência e adquirem boas práticas; Prestadores de serviço deveriam competir para serem os melhores na sua área de atuação (escolha do prestador com o melhor desempenho). O objetivo é melhorar o valor (a qualidade dos resultados médicos por dólar gasto); NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

8 Gestão de Serviços de Diálise
Repensando a Saúde – Michael Porter (2007) Situação desejada para o mercado de saúde A competição deveria obrigar os prestadores a igualar ou exceder o valor gerado pelo melhor resultado. Essa limitação protege os mais medíocres e inibe a disseminação de melhores práticas e inovações; A informação é essencial para a concorrência em qualquer mercado. Buscar a melhor oferta/resultado; Atores acuados por pressões de custo, não recorrem às informações para selecionar prestadores de alto nível. O foco da competição deve estar em “quem garante o melhor valor”? NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

9 Gestão de Serviços de Diálise
Indicadores Assistenciais Conceituação e Validação de Indicadores de Avaliação de Adequação Dialítica NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

10 Indicadores Assistenciais
Justificativa Contribuir para a melhor qualificação das práticas clínicas através do desenvolvimento de parâmetros avaliativos dos Serviços de Diálise. Proporcionar uma prática assistencial capaz de garantir os melhores resultados para a manutenção da qualidade de vida do indivíduo. Monitorar e garantir a qualidade dos Serviços de TRS como uma necessidade técnica e um compromisso social. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

11 Indicadores Assistenciais
Metodologia Conceituação e Validação Seleção dos Indicadores NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

12 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Definição de qualidade em saúde Grau de conformidade com padrões e critérios previamente estabelecidos, medida por um indicador específico (Donabedian) NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

13 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Definição de Indicador Medida de avaliação (variável numérica) Medida que descreve um fenômeno que possa ser analisado estatisticamente Característica ou atributo capaz de sintetizar, representar e ou dar maior significado ao que se quer avaliar NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

14 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Definição de Padrão Expectativa explicita definida por autoridade competente que descreve o nível de desempenho aceitável de uma situação específica A variação no comportamento do padrão é medida através de um Indicador NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

15 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Construção de Indicadores Nome ou foco do indicador Objetivo ou Meta Fórmula ou modo de expressão Definição da população Tipo (evento, taxa, índice, percentual) NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

16 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Construção de Indicadores Fonte da Informação Método para coleta dos dados Freqüência Responsável Fatores explicativos da variação do indicador NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

17 Indicadores Assistenciais
Controle da Anemia - Hemoglobina 1) Objetivo: demonstrar o grau de atingimento da hemoglobina alvo. 2) Justificativa: anemia é aspecto importante da sintomatologia da IRC e está associada a risco significativo de morbi-mortalidade. 3) Método de avaliação: medida da hemoglobina. 4) Alvo desejado: Hemoglobina maior ou igual 10,0g/dL 5) Meta: a ser definida por cada unidade. 6) Frequência de avaliação: mensal NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

18 Indicadores Assistenciais
7) Fórmula de cálculo: Número de pacientes com Hb maior ou igual a 10g dL x 100 Número total de pacientes com Hb medida no mês 8) Referência/recomendaçãoAmerican Society of Nephrology / KDOQI European Best Practice Guidelines for the Management of Anaemia in Patients with Chronic Renal Failure (2004) Caring for Australasians with Renal Impairment (CARI) NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

19 Indicadores Assistenciais
Adequação Depuração Pequenos Solutos – Kt/v 1) Objetivo: demonstrar a medida com que se atinge a depuração adequada de solutos. 2) Justificativa: Kt/v < 1.2 associa-se a maior risco de morbi-mortalidade e de internação. 3) Método de avaliação: medidas de uréias pré- e pós diálise na sessão do meio da semana, traduzida para a fórmula Daugirdas II. 4) Alvo desejado: Kt/v sp ≥ 1.2 5) Meta: a ser definida por cada unidade. 6) Frequência de avaliação: mensal. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

20 Indicadores Assistenciais
7) Fórmula de cálculo: Número de pacientes com Kt/v SP maior ou igual a 1,2 x 100 Número total de pacientes com Kt/v sp medido no mês 8) Referência / recomendaçãoAmerican Society of Nephrology / KDOQI (site Society of Nephrology (2006)European Renal Association - European Dialysis and Transplant Association – Guideline NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

21 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Tipologia dos Indicadores (Donabedian) Estrutura Processo Resultado NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

22 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Tipologia dos Indicadores (Donabedian) Estrutura Recursos humanos Recursos tecnológicos Infra-estrutura física NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

23 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Tipologia dos Indicadores (Donabedian) Processo (desempenho) Focados em procedimentos diagnósticos e terapêuticos (adequação dialítica) Atividades, ações e procedimentos Intervenções clínicas Definição prévia do desempenho esperado NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

24 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

25 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Tipologia dos Indicadores (Donabedian) Resultado (outcome) Focado em resultados biomédicos (sobrevida, taxa de mortalidade ajustada, complicações, recuperação) Medem o efeito da intervenção Medem a satisfação do usuário NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

26 Indicadores Assistenciais
Satisfação do Cliente 1) Objetivo: avaliar o grau de satisfação dos clientes em hemodiálise com o serviço prestado. 2) Justificativa: a satisfação do cliente é importante para a fidelização do cliente e consequentemente para o bom desempenho gerencial do serviço. 3) Método de avaliação: Formulário de pesquisa de satisfação 1)Qual o grau de satisfação em relação às instalações e área física? ( )Muito satisfeito ( )Satisfeito ( ) Pouco satisfeito ( )Insatisfeito 2)Qual o grau de satisfação em relação à equipe de profissionais? 3)Qual o grau de satisfação com a qualidade do seu tratamento? ( )Muito satisfeito ( )Satisfeito ( ) Pouco satisfeito ( ) Insatisfeito NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

27 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Validação do Indicador Acurácia Grau onde dados medem o que pretendem medir Resultados correspondem ao fenômeno medido NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

28 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Validação do Indicador Precisão Capacidade de se obter valores semelhantes em medidas sequênciais (poder estatístico) Reprodutibilidade, confiabilidade e consistência da medida NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

29 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Seleção de Indicadores National Kidney Fundation (1995) desenvolveu um manual (Kidney Disease Outcomes Quality Initiative – NKF-K DOQ) contendo orientações de condutas clínicas ideais Objetivo: aumentar a eficiência do tratamento e produzir um impacto positivo na evolução clínica dos usuários Padronização de Condutas Clínicas = Indicador Clínico Kt/v Ht e Hb Albumina Cálcio e Fósfoto PTHi NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

30 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Seleção de Indicadores O guideline americano (NKF, 1996) indica 04 indicadores de resultado como medidas avaliativas de qualidade assistencial: Taxa de hospitalização N° de Transplantes realizados Qualidade de vida Satisfação do usuário NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

31 Indicadores Assistenciais
Conceituação e Validação Seleção de Indicadores Estudos nacionais e internacionais de avaliação da qualidade assistencial No Brasil a Anvisa define critérios de avaliação dos Serviços de Diálise através da RDC 154/2004 e da RDC 1671/2006 Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (MS/2005) define indicadores para avaliação dos Serviços de Diálise NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

32 Indicadores Assistenciais
Obstáculos Modelos de gestão insipientes Ausência de alinhamento de conceitos Avaliações assistemáticas e inconsistentes Dúvidas sobre a fidedignidade dos resultados Comparibilidade extrainstitucional prejudicada Ausência de uma base de dados nacional NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

33 Indicadores Assistenciais
Propostas Alinhamento mínimo de indicadores clínicos de adequação em hemodiálise Criação de uma Comissão junto a SGN para definição de diretrizes sobre o tema: Iniciativa Gaúcha de Indicadores Definição de um sistema estruturado, periódico e permanente para avaliação de desempenho dos Serviços de Diálise NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

34 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
MUITO OBRIGADA A TODOS! Isabel Cristina Corso NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

35 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Práticas de Gestão Estratégias e Planos OBJETIVO Onde queremos chegar? ESTRATÉGIA Como vamos chegar? NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

36 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Práticas de Gestão Estratégias e Planos Diferenciação do Serviço Capacitação do Corpo Funcional Soluções Tecnológicas de Ponta Qualidade do Tratamento Dialítico Atuação Competitiva no Mercado NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

37 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Práticas de Gestão Estratégias e Planos/Avaliação dos Resultados Indicadores de Qualidade Assistencial Dose de diálise: KtV e URR Anemia: Hemoglobina, status de ferro, Nutrição: Albumina, IMC, PCRn e uréia Pré. Doença Óssea: Ca x P, PTHi, Doença Cardiovascular: TA média pós HD Qualidade de Vida: SF 36 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

38 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Práticas de Gestão Estratégias e Planos / Avaliação dos Resultados INDICADORES META FREQÜÊNCIA Kt/V > 1,2 85% Mensal Kt/V > 1,4 70% Mensal Kt/V Total > 1,7 75% Trimestral Hb > 11 g/dl 60% Mensal Albumina > 3,5 g/dl 70% Trimestral Produto Ca x P < 55 70% Mensal NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

39 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Práticas de Gestão Estratégias e Planos/Avaliação dos Resultados Indicadores Gerenciais Participação no mercado Rentabilidade Reinvestimento Avaliação de desempenho Horas/treinamento/ano Avaliação do Perfil Gerencial Avaliação de Clima Organizacional Pesquisas de Satisfação dos Clientes NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

40 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Práticas de Gestão Processos Definir processos produtivos Atividade principal: TRS (HD e DP) Atividade secundária: Ensino Atividade estratégica: Transplante NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

41 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Práticas de Gestão Processos Padrão de desempenho esperado Freqüência da mensuração Análise do resultado Ações para melhoria NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

42 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Práticas de Gestão Resultados Assistenciais Hemodiálise Diálise Peritoneal Transplante NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

43 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Práticas de Gestão Resultados Gerenciais Cliente e Mercado Econômico-financeiros Pessoas Fornecedores Sociedade Processo de Apoio NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

44 Gestão de Serviços de Diálise
Gestão da Assistência Assistência é a fonte geradora de receita. Obrigatoriamente tem que estar incluída na Estratégia de negócio da organização. Obrigatoriamente tem que haver alinhamento entre os objetivos do negócio e da assistência. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

45 Gestão de Serviços de Diálise
Modelo de Gestão - Visão Integrada Gestão do Negócio Gestão Assistencial NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

46 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Modelos de Gestão Qualidade Produtividade Competitividade Sobrevivência Perpetuação NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

47 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Modelos de Gestão ISO 9001/2000 Modelo de Gestão e Garantia da Qualidade (negócio) 08 princípios básicos PNQ/PGQP Sistema de Gestão da Qualidade (negócio) 08 critérios de avaliação NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

48 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Modelo de Gestão Acreditação Método de avaliação dos recursos institucionais Modelo de gestão focado na garantia da qualidade da assistência (padrão pré-definido) 08 Seções (Subseções) 03 Níveis (I, II e III) NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

49 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Modelo de Gestão Acreditação/Gestão Clínica Planejamento da Assistência Protocolos Clínicos Resultados Assistenciais Análise de Casos Foco no paciente Visão assistencial Infra-estrutura/recursos NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

50 ONA – Organização Nacional de Acreditação
Manual Brasileiro de Acreditação de Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

51 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
O que é a ONA? É uma organização privada, sem fins lucrativos e de interesse coletivo. Principal objetivo: implantação e implementação de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

52 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
O que é Acreditação? A Acreditação é um método de avaliação dos recursos de determinada instituição. A Acreditação busca garantir a qualidade da assistência através de padrões previamente definidos. A essência é a preocupação pela busca da melhoria contínua. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

53 Porque Aderir a Acreditação?
A organização que adere ao processo de Acreditação revela responsalidade e comprometimento com a segurança, com a ética profissional, com o serviço prestado e com a garantia da qualidade do atendimento a população. A organização acreditada sinalizada para a comunidade que alcançou um padrão de gestão externamente reconhecido. Ferramenta de gestão. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

54 Metodologia do Processo de Acreditação Instrumentos de Avaliação
Manual Brasileiro de Acreditação - ONA NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

55 Estrutura do Manual Brasileiro de Acreditação
Instrumento Unificado 8 Seções 59 Subseções NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

56 Manual Brasileiro de Acreditação
ONA Os 3 Níveis Nível 3 RESULTADO Nível 2 PROCESSO Nível 1 ESTRUTURA NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

57 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
As Seções do MBA Seção 1: Liderança e Administração Seção 2: Organização Profissional Seção 3: Atenção ao Paciente/Cliente Seção 4: Diagnóstico Seção 5: Apoio Técnico Seção 6: Abastecimento e Apoio Logístico Seção 7: Infra-Estrutura Seção 8: Ensino e Pesquisa NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

58 As Seções e Subseções do MBA
Liderança e Administração Agrupa os componentes relacionados ao sistema de governo da organização, aos aspectos de liderança, diretrizes administrativas, planejamento institucional e relacionamento com o cliente. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

59 As Seções e Subseções do MBA
MA 1. Liderança e Administração 1. Direção e Liderança 2. Gestão de Pessoas 3. Gestão Administrativa e Financeira 4. Gestão de Material e Suprimentos 5. Gestão da Qualidade Liderança e Administração – Nível 3 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

60 As Seções e Subseções do MBA
Organização Profissional Agrupa as subseções relacionadas à organização do modelo institucional e dos profissionais responsáveis pelos processos finalísticos, tais como, continuidade dos cuidados ao paciente, assistência nas 24 horas até a sua alta, procedimentos clínicos, diagnósticos e terapêuticos. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

61 As Seções e Subseções do MBA
MA 2. ORGANIZAÇÃO PROFISSIONAL 1. Corpo Clínico 2. Enfermagem 3. Corpo Técnico-Profissional Organização Profissional – Nível 3 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

62 As Seções e Subseções do MBA
Atenção ao Paciente/Cliente Agrupa todos os componentes, atividades e serviços que se relacionam aos processos de atenção e cuidados aos pacientes/clientes, com características de contato direto com o usuário, processo ou serviço médico assistencial desenvolvido, equipe multiprofissional e interdisciplinar envolvida, conjunto de insumos e espaço(s) institucional específico(s) a seus respectivos processos. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

63 As Seções e Subseções do MBA
MA 3. ATENÇÃO AO PACIENTE/CLIENTE 1. Atendimento ao Cliente 3. Transferência, Referência e Contra-Referência 4. Atendimento Ambulatorial 11. Reabilitação e Atendimento Multiprofissional 15. Terapia Dialítica 21. Assistência Nutricional Atenção ao Paciente/Cliente – Nível 3 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

64 As Seções e Subseções do MBA
Diagnóstico Agrupa todos os componentes, atividades e serviços que se relacionam aos processos de diagnóstico realizados pela organização. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

65 As Seções e Subseções do MBA
MA 4. DIAGNÓSTICO 1. Processos Pré-Analíticos 2. Processos Analíticos 3. Processos Pós-Analíticos Diagnostico – Nível 3 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

66 As Seções e Subseções do MBA
Apoio Técnico Agrupa todos os componentes, atividades e serviços que se relacionam aos processos de apoio técnico da organização. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

67 As Seções e Subseções do MBA
MA 5. APOIO TÉCNICO 1. Sistema de Informação do Cliente/Paciente 2. Gestão de Equipamentos e Tecnologia Médico-Hospitalar 3. Prevenção, Controle de Infecções e Eventos Adversos 4. Segurança e Saúde Ocupacional Apoio Técnico – Nível 3 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

68 As Seções e Subseções do MBA
Abastecimento e Apoio Logístico Agrupa todos os componentes, atividades e serviços que se relacionam aos processos de abastecimento e apoio logístico da organização. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

69 As Seções e Subseções do MBA
MA 6. ABASTECIMENTO E APOIO LOGÍSTICO 2. Processamento de Materiais e Esterilização 3. Qualidade da Água 4. Materiais e Suprimentos 6. Higiene 7. Gestão da Segurança 8. Gestão de Resíduos Abastecimento e Apoio Logístico – Nível 3 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

70 As Seções e Subseções do MBA
Infra-Estrutura Agrupa todos os componentes que se relacionam à gestão e à manutenção da infra-estrutura da organização. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

71 As Seções e Subseções do MBA
MA 7. INFRA-ESTRUTURA 1. Gestão de Projetos Físicos 2. Gestão da Estrutura Físico-Funcional 3. Gestão de Manutenção Predial Infra-Estrutura – Nível 3 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

72 As Seções e Subseções do MBA
Ensino e Pesquisa Agrupa todos os componentes que se relacionam às funções educativas e de pesquisa da organização, de tal forma que permita realizar um diagnóstico da estrutura disponibilizada para a capacitação funcional, para a educação permanente, para o processo de formação de recursos humanos e para a geração de novos conhecimentos. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

73 As Seções e Subseções do MBA
MA 8. ENSINO E PESQUISA 1. Educação Continuada MA 8/2 Ensino MA 8/3 Pesquisa Ensino e Pesquisa – Nível 3 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

74 Vantagens do processo de ACREDITAÇÃO
Caminho para melhoria contínua. Qualidade da assistência. Construção de equipe e função educativa. Segurança para os pacientes e profissionais. Critérios e objetivos concretos, adaptados à realidade brasileira. Útil instrumento de gerenciamento. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

75 Principais dificuldades do processo de ACREDITAÇÃO
Desconhecimento do processo. Envolvimento da Direção. Capacitação do corpo funcional. Custos. Política de investimentos. Estruturas físicas antigas. NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal

76 NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
ACREDITAR É O PRIMEIRO PASSO PARA MUDAR. ACREDITE NISSO!!! NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal


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