Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsaque Barboza Alterado mais de 11 anos atrás
2
PARTICIPAÇÃO POPULAR A Participação Popular na administração municipal, por meio do Você em Ação é um instrumento de planejamento anual que contribui na priorização das demandas da cidade, permitindo o acesso universal de toda a população nas decisões sobre a cidade.
3
PARTICIPAÇÃO POPULAR É um espaço de co-gestão entre a comunidade e o governo que decidem juntos onde e como serão aplicados os recursos e investimentos da cidade.
4
O QUE O ORÇAMENTO FAMILIAR TEM A VER COM O ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO?
RECEITAS Na nossa FAMÍLIA temos uma arrecadação que é a soma das rendas e salários das pessoas que vivem na mesma casa: Exemplo: salário do pai, salário da mãe, aposentadoria da avó e salário do filho mais velho.
5
O QUE O ORÇAMENTO FAMILIAR TEM A VER COM O ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO?
RECEITAS Na Prefeitura a arrecadação é feita com os impostos próprios do município como o IPTU, ISS, TAXAS e ITBI;
6
O QUE O ORÇAMENTO FAMILIAR TEM A VER COM O ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO?
RECEITAS E principalmente das transferências federais como o FPM, ITR, FUNDEB e CONVÊNIOS, além das transferências do estado que são o ICMS, IPVA e CONVÊNIOS.
7
O QUE O ORÇAMENTO FAMILIAR TEM A VER COM O ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO?
DESPESAS Na nossa FAMÍLIA temos variadas despesas como: luz, telefone, água, alimentação, aluguel, combustível, conservação do carro, salão de beleza, material escolar, roupas, etc.
8
O QUE O ORÇAMENTO FAMILIAR TEM A VER COM O ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO?
DESPESAS Na Prefeitura as despesas também são variadas: salários do funcionalismo, luz, telefone, aluguel de imóveis, manutenção da saúde, manutenção da educação, iluminação pública, manutenção da água e esgoto, limpeza pública, coleta de lixo, etc.
9
O QUE O ORÇAMENTO FAMILIAR TEM A VER COM O ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO?
INVESTIMENTOS Na nossa FAMÍLIA se quisermos investir num carro mais novo ou aumentar um cômodo da casa ou trocar o armário e o sofá da casa precisa de economizar nas despesas e sobrar um dinheiro para investir nesses benefícios.
10
O QUE O ORÇAMENTO FAMILIAR TEM A VER COM O ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO?
INVESTIMENTOS Na Prefeitura é a mesma coisa. Se precisar investir em uma nova escola, em um novo posto de saúde, no asfalto da rua, na construção de ponte, na construção de casas populares, a Prefeitura precisa administrar os recursos que tem para sobrar dinheiro para investimentos.
11
O QUE O ORÇAMENTO FAMILIAR TEM A VER COM O ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO?
INVESTIMENTOS Ou receber verbas específicas do Governo Federal ou Governo Estadual.
12
MUNICÍPIOS QUE TIVERAM EXPERIÊNCIAS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR TROUXERAM REFLEXÕES IMPORTANTES A SEREM APERFEIÇOADAS NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL:
13
Embora a Participação Popular tenha como objetivo ampliar o seu alcance além dos investimentos propriamente ditos, como obras e a compra de equipamentos, ainda prevalece a expectativa de alcançar o horizonte de decidir sobre a totalidade dos recursos públicos.
14
Apesar da participação das pessoas em reuniões de Orçamento Participativo observarem mais decisões quantitativas, ainda assim, nestas cidades permitiu-se visualizar a dimensão da promoção da cidadania e da inclusão.
15
Nas cidades com prática de Participação Popular é possível verificar os benefícios traduzidos na criação de um novo patamar distributivo das verbas públicas, onde fica evidente a inversão de prioridades e com isso o atendimento, preferencialmente, à população mais pobre e carente;
16
A Participação Popular propõe uma nova cultura que favorece a cidadania ativa, constituindo-se numa escola de cidadania, e ainda mais, de inclusão social.
17
MÉTODO E FUNCIONAMENTO DO ORÇAMENTO CIDADÃO
18
O Orçamento Cidadão não tem uma Lei específica de Criação do Conselho Municipal do Orçamento, mas os procedimentos com as reuniões com a população pretende-se chegar ao Regimento Interno que organiza e regulamenta todo o processo.
19
O processo deliberativo do Orçamento Cidadão é anual, assim, todo ano serão realizadas Plenárias Deliberativas nas 05 regiões, onde a população presente elege: — 3 prioridades para a região e 1 para a cidade, — Representantes para a Conferência Municipal do Orçamento Cidadão; e — Prioridades para a cidade durante a Conferência Municipal do Orçamento Cidadão.
20
CALENDÁRIO DAS REUNIÕES REGIONAIS DO ORÇAMENTO CIDADÃO DE AMÉRICO BRASILIENSE
21
Região 1 Centro, Vila Cerqueria, Luis Ometto e CECAP
Região 1 Centro, Vila Cerqueria, Luis Ometto e CECAP. Plenária: dia 3 de maio, terça-feira, às 19:00 hs. Local: Escola Profa. Leila Lucia Dias de Toledo Piza Durante Região 2 São Judas, Paraíso e Sinhá P. Gimarães. Plenária: dia 10 de maio, terça-feira, às 19:00 hs. Local: Escola Dona Lúcia M. R. Berti
22
Região 3 Primavera, Maria Luiza e Planalto
Região 3 Primavera, Maria Luiza e Planalto. Plenária: dia 17 de maio - terça-feira às 19:00 hs. Local: Centro Comunitário Primavera Região 4 Vista Alegre, Cohab, Novo Américo e Jardim Saci. Plenária: dia 24 de maio - terça-feira às 19:00 hs. Local: Emef Virgílio Gomes
23
Região 5 São José e Santa Terezinha
Região 5 São José e Santa Terezinha. Plenária: dia 31 de maio, terça-feira, às 19:00 hs. Local: Escola Américo Roncalli Conferência Municipal Reunião com todos os delegados eleitos das regiões 1, 2, 3, 4 e 5. Plenária Geral: dia 3 de julho, domingo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.