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Centros Familiares de Formação por Alternância C E F F A’s

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Apresentação em tema: "Centros Familiares de Formação por Alternância C E F F A’s"— Transcrição da apresentação:

1 Centros Familiares de Formação por Alternância C E F F A’s
Casas Familiares Rurais/Mar Escolas Famílias Agrícolas Formação e Desenvolvimento Sustentável

2 O que é um CEFFA É uma Associação de famílias, pessoas e instituições que se unem para promover o Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Campo, através da Formação dos Adolescentes, jovens e suas famílias, adotando a PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA.

3 Organização Dos CEFFA’s
. A nível nacional pela UNEFAB – (União das Escolas Família Agrícola do Brasil) e para atender a diversidade geográfica do país, formamos vários regionais. Então, as Escolas Famílias Agrícolas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins compõem o regional AEFACOT – Associação das Escolas Família Agrícola do Centro Oeste e Tocantins.

4 Panorama Nacional dos CEFFA’s
214 Centros em funcionamento; Jovens em Formação; Jovens Formados; Presentes em 18 Estados da Federação; Presentes em 870 Municípios; 889 Monitores (as); 241 Professores (as); 342 Auxiliares.

5 Região Centro Oeste-TO
Estado Municípios Escolarização GO Orizona Médio-Prof. Goiás Fundamental Médio Prof. Uirapuru Medio Prof. TO Porto Nacional Colinas MS Itaquiraí Campo Grande MT Querência

6 Sistema CEFFA’s Os Quatro Pilares ASSOCIAÇÃO LOCAL: A ALTERNÂNCIA
FINALIDADES MEIOS FORMAÇÃO INTEGRAL Projeto pessoal de vida DESENVOLVI-MENTO DO MEIO Social, econômico, humano, político... A ALTERNÂNCIA Uma metodologia pedagógica adequada ASSOCIAÇÃO LOCAL: Pais, famílias, profissionais, instituições.

7 Pedagogia da Alternância
Propriedade Comunidade CEFFA CFR/EFA Propriedade Comunidade Experimentar Transformar Observar Refletir Pesquisa participativa sobre a realidade Análise da realidade Comparações Generalizações Síntese Novas Interrogações e Pesquisas

8 VÁRIOS ATORES PRECISAM ENVOLVER-SE
Associação Poder Público Desenvolvimento Jovem Família Jovem Família Sociedade Monitores

9 PROJETO PROFISSIONAL DE VIDA Desenvolvimento Sustentável
C E F F A’s - VIVER BEM VIDA DIGNA OPORTUNIDADES RENDA PROJETO PROFISSIONAL DE VIDA FORMAÇÃO DAS PESSOAS ATER Desenvolvimento Sustentável

10 PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Como funciona PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA Ciclos Alternados

11 Formação Integral e Permanente
Como funciona Uma semana no CEFFA: Formação Integral e Permanente

12 CLIENTELA - AGRICULTORES FAMILIARES
Jovens Meio Rural Meio Pesqueiro Famílias

13 Dispositivos Pedagógicos
Instrumentos Pedagógicos: Plano de Estudo; Caderno da Realidade/Empresa Agrícola; Caderno de acompanhamento; Visitas de Estudos; Intervenção Externa; Caderno Didático; Visitas as famílias; Projeto Profissional do Jovem; Estágios; Todos esses instrumentos são organizados em um Plano de Formação.

14 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Jovem na sua realidade Projetos Visitas de estudo Contato Individual Cursos/aula Socialização das realidades

15 A PRESENÇA DOS PROFISSIONAIS É FUNDAMENTAL NO MEIO SÓCIO-PROFISSIONAL
ENVOLVIMENTO: FAMÍLIA JOVEM

16 Quadro de Agricultores Familiares na Região Conesul.
Município Categoria Nº de Famílias Itaquiraí Assentados/Chacareiros Eldorado 230 – Japorã Mundo Novo 83 – 300 Iguatemi 372 - Tacuru Assentados/chacareiros 35 – 102 Sete Quedas Agricultor Familiar 210 Naviraí 115 – 110 Juti Fonte: IDATERRA da Região – Dez/2004.

17 Projetos a serem implantados - Unidades Demonstrativas 2005
a) PRONAF TERRITORIAL BOVINOCULTURA DE LEITE; SUINOCULTURA (criação siscal); AVICULTURA – semi-caipira corte/postura; IDATERRA/SDA PISCICULTURA 1,0ha lamina d’água VIVEIRO DE MUDAS; EMBRAPA PÓLOS AGROECOLÓGICOS; (orientações sobre sistema de produção orgânica e naturais)

18 Recurso Alocado pelo Pronaf Territorial/MDA
a) PRONAF TERRITORIAL – 2003/04 Construção Anfiteatro 02 Salas de Aula b) PRONAF TERRITORIAL – 2004/05 BOVINOCULTURA DE LEITE SUINOCULTURA (criação siscal) AVICULTURA – semi-caipira corte/postura 01 ALOJAMENTO

19 METAS ESTABELECIDAS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTO - AEFACOT
2º ANO ; PRODUZIR DE 20 A 40% DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA E F A; 3º ANO ; PRODUZIR DE 40 A 50% DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA E F A;

20 METAS ESTABELECIDAS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTO NA EFAITAQ
4º ANO ; PRODUZIR DE 50 A 60% DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA E F A; 5º ANO ; PRODUZIR DE 60 A 75% DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA E F A; Estabilidade na produção de alimentos para manutenção da EFAITAQ.

21 Região Centro Oeste-TO
Estado Municípios Escolarização GO Orizona Médio-Prof. Goiás Fundamental Médio Prof. Uirapuru Medio Prof. TO Porto Nacional Colinas MS Itaquiraí Campo Grande MT Querência

22 Resultados Realização da Educação do Campo dentro das realidades;
A Busca de Meios para Garantir Permanência dos jovens no campo com Projeto de Vida; Melhoria das condições Sócio-econômicas das famílias; Forte participação das famílias no Projeto Educativo; Elevado número de jovens exercendo liderança;

23 Elevação da auto-estima das famílias;
Fortalecimento das formas organizativas. Assentamento coletivo de egressos de CEFFA’s (Sidrolândia-MS) Associação ATAIC Grupo Coletivo no novo Modelo de Assentamento Societário Uirapuru- Jovens agricultores dos CEFFAs – Brasil Alfabetizado Apoio para desenvolver hortas orgânicas nas escolas municipais e estaduais Agroindústria

24 DESAFIOS Programa de Sustentabilidade para a Educação do Campo para jovens Agricultores Familiares dos CEFFAs Reconhecimento Estadual e Nacional da Educação do Campo realizada pelos CEFFAs Interação com universidades públicas e privadas para implementar a formação específica e permanente dos educadores dos CEFFAs

25 CONTATOS UNIÃO NACIONAL DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO BRASIL – UNEFAB SETOR COMERCIAL SUL – QD 06 BLOCO “A” ED. CARIOCA Nº 240 5º ANDAR SALA BRASÍLIA – DF CEP: SITE: TELEFONE: (61) (61)


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