A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Funcional das Causas do Comportamento- problema

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Funcional das Causas do Comportamento- problema"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Funcional das Causas do Comportamento- problema
Carlos Alberto de Almeida Laura A. Mekdessi Marizil de Oliveira Mayara F. Maia Professora Dr.a Gina Nolêto Bueno Pontifícia Universidade Católica de Goiás

2 Avaliação Funcional das Causas do Comportamento-problema
variedade de procedimentos para tentar identificar os antecedentes e consequentes do comportamento. observação direta Análise funcional/ avaliação funcional experimental questionário indireta entrevista (Martin & Pear, 2007/2009)

3 Principais Causas de Comportamentos-problema
Comportamentos-problema mantidos por atenção por parte de terceiros Reforçamento Positivo Social INDICADORES: Atenção seguida à ocorrência do comportamento; Olhar ou aproximar da pessoa que libera o reforço (atenção); Sorrir antes de se engajar no comportamento. TRATAMENTO: reforçamento social Caso de Lori (Martin & Pear, 2007/2009)

4 Principais Causas de Comportamentos- problema
Comportamentos-problema mantidos por autoestimulação Os reforçadores para tais comportamentos consiste em feedback sensorial ou perceptual, incluindo sensações vestibulares, padrões visuais, sons repetitivos e sensações táteis ou cinestésicas (Guess & Car, 1991; Lovaas, Newsom e Hickman, 1987, citados por Martin & Pear, 2007/2009). Reforçamento Positivo Sensorial Interno (Martin & Pear, 2007/2009)

5 Principais Causas de Comportamentos- problema
Segundo Martin e Pear (2009/ 2007), um indicador de que o comportamento está sendo mantido pelo efeito reforçador interno da autoestimulação é o comportamento continuar inalterado, numa frequência estável, apesar de não ter efeito aparente sobre outros indivíduos ou sobre o ambiente externo. Como alternativa, a extinção de um comportamento autoestimulante, pela alteração das consequências sensoriais que o comportamento produz, poderia ser eficaz. Exemplo: Caso de arranhar o rosto (Martin & Pear, 2007/2009)

6 Principais Causas de Comportamentos- problema
Comportamentos-problema mantidos por consequências ambientais Pode ser mantido com visões e sons do ambiente não social externo. Um indício de que o comportamento-problema está sendo reforçado é a manutenção do mesmo, sem redução, por várias ocasiões, mesmo que aparentemente não haja consequências sociais. O tratamento : reforçamento sensorial de um comportamento alternativo adequado. Exemplo: caso de atirar jóias no vaso sanitário Reforçamento Positivo Sensorial Externo (Martin & Pear, 2007/2009)

7 Principais Causas de Comportamentos- problema
Comportamentos-problema mantidos por fuga-esquiva De acordo com Martin e Pear (2007/ 2009), o comportamento-problema pode ser uma maneira de se esquivar ou evitar as exigências feitas sobre um indivíduo. Desenvolvimento de um programa de tratamento no qual o nível de dificuldade do comportamento solicitado comece baixo e seja gradualmente aumentado. Caso de gritos indesejados de “Tarzan” Reforçamento Social Negativo (Martin & Pear, 2007/2009)

8 Principais Causas de Comportamentos- problema
Comportamentos-problema eliciados Martin e Pear (2007/ 2009) afirmam que alguns comportamentos-problema parecem ser eliciados, em vez de controlados por suas consequências. Os principais indícios de um comportamento eliciado são: ocorrência numa determinada situação ou na presença de determinados estímulos, não sendo seguido por reforço. E parece ser involuntário. Respondentes (Martin & Pear, 2007/2009)

9 Principais Causas de Comportamentos- problema
O tratamento para comportamento- problema eliciado Instalação de uma ou mais respostas que competem com o comportamento-problema . Condicionamento Respondente para reduzir respostas de raiva - Caso Joel (Martin & Pear, 2007/2009)

10 Diretrizes para a Condução de uma Avaliação Funcional
Defina o comportamento-problema em termos comportamentais Identifique eventos antecedentes Identifique as consequências imediatas Considere variáveis pessoais/ médicas/ de saúde Levante hipóteses sobre os eventos consequentes, antecedentes e/ ou variáveis médicas/ pessoais/ e de saúde. (Martin & Pear, 2007/2009)

11 Diretrizes para a Condução de uma Avaliação Funcional
6. Levante dados sobre o comportamento, seus antecedentes e consequências, em seu ambiente natural, assim como variáveis pessoais/ médicas/ e de saúde. 7. Realize uma análise funcional, testando diretamente as hipóteses desenvolvidas na orientação 5. Desenvolva e execute um programa de treinamento baseado na hipótese com maior probabilidade de estar correta. Se o tratamento for bem sucedido, considere confirmada a análise causal. Caso contrário, refaça a análise funcional. (Martin & Pear, 2007/2009)

12 Conclusão Conclui- se que essas informações são de suma importância para a construção do profissional psicólogo - analista do comportamento, pois sem elas seria impossível realizar uma intervenção saudável. variedade de procedimentos para tentar identificar os antecedentes e consequentes do comportamento (Martin & Pear, 2007/2009)

13 Referências Martin, G., & Pear, J. (2013). Modificação do Comportamento: o que é e como fazer. Tradução organizada por N. C. Aguirre & H. J. Guilhardi. 8aEdição. São Paulo: Roca. (Trabalho original publicado em 2007).

14 Avaliação Funcional das Causas do Comportamento- problema
Carlos Alberto de Almeida Laura A. Mekdessi Marizil de Oliveira Mayara F. Maia Professora Dr.a Gina Nolêto Bueno Pontifícia Universidade Católica de Goiás


Carregar ppt "Avaliação Funcional das Causas do Comportamento- problema"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google