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3 JESUS COMO MESTRE homerzatt.blogspot.com

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Apresentação em tema: "3 JESUS COMO MESTRE homerzatt.blogspot.com"— Transcrição da apresentação:

1 3 JESUS COMO MESTRE homerzatt.blogspot.com
Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt homerzatt.blogspot.com

2 Nível 1 Obs. Se o leitor leu o primeiro tema da série já conhece este conteúdo. Pode pular este slide e veja: Uma visão do Discipulado Cristão – Parte 3 Inquietude pessoal: Desde que aceitei a fé cristã, assim como a ensina a Bíblia, tenho visto muitas das minhas crenças irem por terra, e tenho dito isso aos meus alunos de Bíblia. Ao examinarmos as Escrituras, e confrontarmos, encontramos muitas práticas religiosas que são idéias particulares das organizações ou de seus líderes, que contradizem ou não são fieis ao “está escrito”. Há doutrinas, práticas e procedimentos evangelísticos que, não são mais do que táticas humanas, estratégias para conseguir adeptos. Muitas vezes fiquei muito preocupado e decepcionado em detectar o mesmo em nosso meio uma vez que não estamos isentos desses problemas. O mesmo acontece em relação ao Discipulado cristão estabelecido por Jesus, cada denominação (e às vezes, cada líder) tem uma visão diferente do que seria um discípulo de Cristo. Com esta série, tentaremos chegar o mais perto possível do que venha a ser um discípulo de Cristo e o discipulado cristão. Talvez, chegaremos a conclusão de que muito do que praticamos no sentido evangelístico faz parte do discipulado e porém, são consideradas como opções do trabalho do crente e não chegam nem perto do que o Mestre estabeleceu. Não estamos neste momento, querendo dizer que, aqui está toda a verdade sobre o assunto. Através de pesquisa aos muitos autores cristãos e do judaísmo histórico e, sempre conferindo e constatando nas Escrituras, a nossa visão sobre este assunto vai mudar. Isso é o que sinceramente acredito! Muito obrigado ao Senhor, que nos ilumina, trazendo a vontade de ajudar e resgatar um entendimento que pode levar cada um de nós a ser um verdadeiro discípulo de Jesus. Desde já, muito obrigado aos autores que, consultados, aportam quase todo o que aqui está reunido, tentaremos, sempre que seja possível, citar os autores e as fontes. Prof. Ramón Zazatt

3 JESUS COMO MESTRE Uma visão do discipulado cristão - Parte 3 1 Revisão
Como já abordamos no Novo Curso bíblico ideal Cristão, aqui a razão e a fé tem que andar juntas. Convido o leitor ver o curso no endereço ao lado. > Uma visão do discipulado cristão - Parte 3 JESUS COMO MESTRE Aqui um convite para continuar a viajar no tempo! A esta altura, já temos uma ideia do que havia no relacionamento mestre-discípulo em Israel, e que era muito diferente da ideia que temos hoje aqui no Ocidente. Vemos que é necessário despojar-se de nossos conceitos modernos e entrarmos no túnel do tempo, que nos transporta ao Oriente e a mentalidade de mais de dois mil anos atrás. Revisão Vemos que: Nossa realidade, sobre a palavra Mestre, é muito diferente da noção de mestre para o oriental e principalmente para o povo judeu, de um modo particular. Assim sendo, para entendermos a proposta de discipulado de Jesus, devemos primeiro entender o que Ele quis dizer com “vós me chamais mestre e eu o sou”. João 13:13 Como já falamos vamos dar um passo de cada vez. Devemos nos conscientizar de que este ministério demanda paciência e persistência, lembrando do princípio bíblico de que "tudo tem o seu tempo". Confie que está obedecendo ao Senhor e colha os abençoados resultados! A razão e a fé Nunca estará demais uma releitura dos temas anteriores, a razão, a lógica dos acontecimentos e a fé abrirão o nosso entendimento. Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt 3

4 JESUS COMO MESTRE 2 Para os Orientais: Os mestres em Israel
Lembramos como já salientamos que, devido as muitas traduções e as versões da Bíblia, varias são as expressões para designar a mesma coisa. Mestre é sinônimo de: Rabi, Rabôni, Rabino, Mestre da lei , Doutor da lei, Escribas, assim sendo, referem-se à mesma pessoa e veremos muitos destes termos sendo utilizados para designar Jesus. O mestre ensinava a vida, coisas práticas, relacionadas não apenas com a profissão mas, sobretudo, sobre a vida e os valores. Se tinha um mestre para todas as disciplinas, não havia a divisão de nossos dias. O mestre não tinha um lugar fixo, ensinava utilizando a própria natureza e os acontecimentos como conteúdo. Para os Orientais: Os mestres em Israel eram leigos competentes que ensinavam os outros a viver de acordo com a vontade de Deus. Estes eram estudiosos da Lei porém, eram homens sábios que de acordo com o plano de Deus, transmitiam um estilo de vida, que eles mesmos experimentavam. Os mestres em Israel Ensinavam a própria vida. Para um hebreu era muito mais importante “saber viver” do que viver. O mestre não baseava seu ensino em teorias. O que ensinava era a própria vida. E entendiam que: A Toráh que literalmente significa Lei, era a lei, mas também a revelação de Deus que se tornou palavra. A Toráh era a palavra, a Toráh era a lei e a Toráh era a vida. Com esta visão de como eram os mestres de Israel em particular, que foi o local onde Jesus cresceu e fazia parte de sua realidade, logo os judeus entendiam assim como era na realidade deles e não como hoje é a nossa, ocidental. Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

5 3 JESUS COMO MESTRE No começo: Um menino instruído segundo o costume. Criado no contexto dos costumes judaicos em relação ao relacionamento mestre/discípulo já lembrados, assim como o sistema judaico de ensino. Jesus não sabia apenas as primeiras letras desde a infância. “E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” Lucas 2:40 Segundo o costume..."Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa....” Esses visuais encontrei aqui Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

6 Jesus está na adolescência
4 JESUS COMO MESTRE Encontramos Jesus adolescente no relato de Lucas capítulo 2: Veja que Jesus está na adolescência e se esperava que isto deveria acontecer para um menino Judeu dentro da grade do ensino, perceba que há aprovação de parte dos mestres, no texto, doutores. v.41 "Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; v.42 E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. v.43 E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. v.45 E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. v.46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. v.47 E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.“ Lucas 2: 41 a 47 v.52 "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.“ Destaques: Jesus está na adolescência “... assentado no meio dos doutores ...” “... ouvindo-os, e interrogando-os ...” “ ... o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.” Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

7 Que tipo de mestre ele era? De onde veio esse mestre?
5 JESUS COMO MESTRE Que tipo de mestre ele era? De onde veio esse mestre? A que "casa" ou escola ele pertencia? Qual era a "gema" que ele defendia ou ensinava? Quem foi o mestre dele? Desde quando Ele foi mestre? E então formulamos estas questões: Começamos neste presente estudo a tentar obter respostas a essas e outras questões nas próprias Escrituras. (Na Bíblia) Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

8 (E lembre sempre a razão, a lógica e a fé andam juntas)
6 JESUS COMO MESTRE Queremos achar as respostas, será que existem fundamentos bíblicos? Nos detemos nesta passagem que, consideramos a chave para nosso entendimento, nela é possível começar a responder essas questões levantadas. João 3: 1 e 2 (E lembre sempre a razão, a lógica e a fé andam juntas) A chave ! Lemos: v.1   Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. v.2   Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Uma das tantas vezes em que foi chamado de Mestre ou Rabi. “... Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus; ...” João 3: 2 Ali está inserida essa idéia geral nos evangelhos e confirmada por Nicodemos. Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

9 JESUS COMO MESTRE Analisando o texto: João 3: 2 e 10 7
As primeiras questões começam a ser respondidas: Quem foi o mestre dele? De onde veio esse mestre? A que "casa" ou escola ele pertencia? Qual era a "gema" que ele defendia ou ensinava? Analisando o texto: Nicodemos fala como “...mestre, respeitado em todo Israel” v.10 Fala em nome de outros mestres,"Sabemos", podemos afirmar até de parte do Sinédrio. * “... és vindo da parte de Deus", ele não vinha "da casa" ou escola de outro mestre como era costume acontecer. João 3: 2 e 10 Portanto ele não defendia a "Gema“** de algum mestre renomado, mas o Seu mestre era o próprio Deus, é “mestre vindo da parte de Deus”. Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

10 Algumas particularidades dos mestres em Israel:
8 Os mestres em Israel Examine este quadro já visto comparando com o próximo: 1 Eram itinerantes não possuíam lugar fixo. 2 Eram escolhidos pelos discípulos. 3 Não aceitavam mulheres ou crianças como seus discípulos. 4 O discípulo era por um tempo, não era permanente. 5 Os discípulos tinham o prestígio do mestre, fama e autoridade. 6 Os discípulos estavam à serviço do mestre e eram obrigados a servi-lo como servos. 7 Até quando o título de rabino(mestre) lhe fosse concedido e assim podiam fazer os seus próprios discípulos. Algumas particularidades dos mestres em Israel: Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

11 JESUS COMO MESTRE Compare: 9
1 - Jesus como mestre era itinerante, não tinha local fixo, “não tinha onde reclinar a cabeça” e assim os seus discípulos. 2 – Jesus escolhia seus próprios discípulos. João 15:16 3 - Crianças e mulheres eram considerados aptos para o discipulado. 4 - Os discípulos de Jesus deveriam segui-lo para sempre e não poderiam voltar atrás. 5 - Os discípulos passariam pelas mesmas dificuldades do mestre. 6 - Jesus não os chama de servos mas de amigos. João 15:15 7 - Depois do aprendizado nenhum título recebiam, porém deviam fazer discípulos para o Mestre. Mat. 28:19 Jesus se diferencia de outros mestres por Seu estilo de vida que o torna único. Vejamos: Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

12 10 JESUS COMO MESTRE O título de Mestre foi um dos poucos títulos que Jesus atribui a si mesmo, “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou”. Jesus tinha consciência que era um mestre, pois era a realidade que ele vivia e sabia muito bem o que era ser um Mestre, e durante três anos conviveu com seus discípulos, dia e noite estavam juntos explicando em particular tudo o que eles não tinham entendido. Mestre Ele era... João 13:13 Jesus era reconhecido como Mestre. Nos Evangelhos, Jesus é chamado mestre nada menos de quarenta e cinco vezes (45) , e nunca se fala nele como pregador. Somando-se os termos equivalentes a mestre temos o total de sessenta e um (61). - Era rabi, mesmo que, não cumpria todos os requisitos do judaísmo, porém era aceito como tal. Sem dúvidas! Nota: - Veja: este detalhe não lembrado nas exposições anteriores, entre os todos os requisitos, o mestre tinha que ser casado e ter estabelecido família e Ele (Jesus) não a tinha. Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

13 JESUS COMO MESTRE Agindo como mestre ensinava. Mateus 4:23
11 JESUS COMO MESTRE Fala-se de Jesus ensinando, quarenta e cinco vezes (45), e onze vezes apenas pregando (11), e, assim mesmo, pregando e ensinando. Veja exemplos: Agindo como mestre ensinava. “... ensinando nas sinagogas e pregando o evangelho do reino”. Mateus 4:23 “... ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam,....”. Mateus 13:54 “No sábado, ... Passou a ensinar na sinagoga...”. Marcos 6:2 E um detalhe! Somente um Rabino/mestre podia ensinar nas sinagogas. “ ... Ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas” Mateus 7:29 Era O Mestre por excelência autorizado por Deus. Ex. Mateus 28:18 Também dizia ser “a luz” (João 1: 7 e 8 a 9), vocábulo que traz a idéia de instrução, conhecimento da Verdade e sabedoria que vem do alto. Esse o era o conteúdo de Seus ensinos. Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

14 “O Reino de Deus” ¹ ou “O Reino do Céus” ²
12 JESUS COMO MESTRE Relembre: - O que era a "gema" dos mestres de Israel? O centro dos seus ensinos: Estava na Lei A “gema” dos mestres de Israel estava centralizada na Lei e cada um tinha a sua interpretação da lei. Equivale a dizer que, um Rabino tinha uma forma diferente sobre, como viver, como entender e interpretar as Escrituras. A Lei é a Toráh: Os cinco livros de Moisés. E qual era a "gema" que Ele defendia ou ensinava? O centro dos ensinos de Jesus: 2 vezes “Reino de Deus” no evangelho de João. 14 vezes “Reino de Deus” no evangelho de Marcos. 31 vezes “Reino de Deus” no evangelho de Lucas. 3 vezes “Reino de Deus” no evangelho de Mateus. 30 vezes “Reino do Céus” no evangelho de Mateus. “O Reino de Deus” ¹ ou “O Reino do Céus” ² Os ensinamentos de Jesus eram opostos ou batiam de frente com a “gema” dos mestres judeus como quando diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6 - Para eles era a Lei que ocupava essa função. ¹Anunciar “a boa nova”, preanunciada por Isaías e os profetas (VT), o reino de Deus se torna realidade trazendo, em resumo, Salvação. ² Em Mateus a expressão preferida equivalente: “Reino dos Céus”. Porque os judeus evitavam falar o nome de Deus. Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

15 Desde quando Ele foi mestre?
13 JESUS COMO MESTRE Ao convocar os discípulos Jesus os enviou para pregar o Reino de Deus. Lucas 9:2. Portanto, o Reino foi a ênfase de sua pregação, ensino e missão. “ ... É necessário que eu anuncie o evangelho do Reino de Deus ... pois para isso fui enviado” Lucas 4:43. Ele foi um rabino no judaísmo, mas não um rabino qualquer. Não um rabino qualquer Radical não somente por suas atitudes fora do comum, mas também por seus posicionamentos teológicos. Ele foi um rabino (mestre) radical. Desde quando Ele foi mestre? Neste contexto Jesus aqui, aproveita essa oportunidade de defesa de sua divindade e sua missão e lhes apresenta quatro evidências: O Pai celestial, João, o Batista, os milagres (Sinais) realizados e as Escrituras Sagradas. Há 4 TESTEMUNHOS IRREFUTÁVEIS SOBRE JESUS em João 5: 30 a 39 Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

16 Desde quando Ele foi mestre?
14 JESUS COMO MESTRE Desde quando Ele foi mestre? Jesus havia recebido uma convocação de seu próprio Pai, e ele logo no inicio vai dizendo que ele não procurava fazer a vontade dele, mas sim daquele que o enviou , e ainda acrescenta que ele não poderia dar testemunho de si mesmo. Porque um auto testemunho não é confiável ...** Em João 5 Veja no verso 30 Havia na lei judaica uma orientação de que um profeta deveria ser reconhecido com o testemunho de no mínimo duas pessoas. Isso aconteceu quando à margem do rio Jordão, João - o batista - batizava, fazia o que lhe era necessário, preparar o caminho para aquele que veio anunciar. Segundo a profecia era “voz que clama no deserto”. E Jesus teve isso? Quando foi que teve esse reconhecimento? Veja duas das testemunhas em ação: 1º Testemunha João, o batista.*** - João 1: 29 “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” 2ª Testemunha o Pai - Mateus 3:17 “Este é o meu Filho amado em que me comprazo” Depois disto o último teste, a tentação no deserto e em seguida começa a chamar os primeiros discípulos. Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

17 Jesus não negocia seus valores e princípios.
15 JESUS COMO MESTRE Acreditamos que, com esta ideia do contexto da época de Jesus, fica mais fácil para nós entendermos esta relação de Mestre-Discípulo e ao mesmo tempo entender o que Jesus quer de nós como discípulos, é óbvio que não vamos viver esta relação nos mesmos moldes daquele tempo, mas os mesmos princípios, a fundamentação não podem ser mudados. Jesus não negocia seus valores e princípios. Também é importante alertarmos para o fato que o discípulo é, sobretudo um homem que quer viver a vida de seu Mestre e daí a necessidade dele aprender o estilo de vida do mestre, pois do contrário, ele não será discípulo de verdade, e nós não estamos interessados em apenas formar discípulos, mas, sobretudo em formar discípulos que sejam no futuro formadores de outros. Viver a vida de seu Mestre Acredito sinceramente que só assim quando entendemos a diferença cultural, podemos começar a entender do que Jesus está falando quando faz um chamado para segui-lo. Não pode perder o próximo tema! Notas: * Sinédrio: O mais alto tribunal religioso dos judeus, do qual faziam parte os sumos sacerdotes (o atual e os anteriores), chefes religiosos (anciãos) e doutores da Lei. Tinha 71 membros, incluído o presidente. João 11:47 ** Nota: Falando de João 5: 30 a Mesmo tudo isso sendo apresentado e argumentação à exaustão encontraram corações incrédulos e isso mais uma vez confirma a veracidade de um antigo ditado: "a incredulidade provém mais da falta de disposição em crer do que na falta de evidências" (J. Ryle). *** João, o Batista: Segundo as Escrituras “não ouve outro homem entre os nascidos de mulher maior do que este”. Mateus 11:11 Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt

18 Conteúdo da pesquisa ou curso completo:
Referências: - Judaísmo - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. "O Discípulo" - Juan Carlos Ortiz - Ed. Betânia - Pag Bíblia de Jerusalém. São Paulo. SP. Edições Paulinas, Enciclopédia de la Bíblia - Editora Garriga, S.A Barcelona.- Em espanhol. Comentários da Bíblia de Jerusalém em português Ed. Paulinas e Bíblia de estudo Almeida - SBB Veja também: O livro ou Vídeo: Dust (Poeira) – de Rob Bell . Ver em : A mensagem das bem-aventuranças - Cadernos bíblicos - Edições Paulinas – SP, 1982 - GROOME, Thomas H. Educação Religiosa Cristã. Trad. Alcione Soares Ferreira, São Paulo: Edições Paulinas, 1985. - PRICE, J. M. A Pedagogia de Jesus. Trad. de Waldemar W. Wey, Rio de Janeiro: JUERP, 1980. - Fábio de Mattos - Conteúdo da pesquisa ou curso completo: Nível 1- Desenvolveremos uma investigação bíblica e histórica para conscientização do que realmente significa ser discípulo de Cristo. Isto será a base para o: Nível 2 - Preparação dos discípulos: o que Jesus fez e ensinou, quando estava junto deles. Nível 3 - Discipulado na pratica ou em ação. Uma visão dos discípulos levados pelo cumprimento da promessa. Quem sabe! Acharemos a resposta a esta significativa interrogante: O discipulado de Jesus, deve ter a mesma base e pratica de quando Ele o lançou? Requisitos: Para participar deste curso tenha uma boa força de vontade para "esquadrinhar as escrituras", esquecer-se de alguns preconceitos ou idéias que já adquiriu no ambiente religioso em relação ao discipulado cristão em especial e sentir que o Senhor lhe está chamando para ser o Seu discípulo. Através dos comentários no Facebook estaremos em contato esclarecendo, trocando idéias e contando resultados e experiências. Pesquisa e adaptação: Prof. Ramón Zazatt


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