A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Web 2.0 e software livre Maria José Loureiro Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro 2 de Abril de 2008;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Web 2.0 e software livre Maria José Loureiro Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro 2 de Abril de 2008;"— Transcrição da apresentação:

1 Web 2.0 e software livre zeloureiro@ua.pt Maria José Loureiro Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro OpenSource@Serafim; 2 de Abril de 2008; S.J.Madeira

2

3 software livre Software livre é muito mais do que software gratuito. O futuro do software livre tende a ser cada vez mais promissor, já que um número cada vez maior de pessoas conhecem as suas vantagens. O software livre, consequentemente, tornar- se-á tão presente nas nossas vidas que vai constituir um factor de evolução na informática propriamente dita. Emerson Alecrim; 2004; http://www.infowester.com/linlivrexfree.php software livre em Portugal http://ansol.org/slp.pt.html

4 Software livre uma porta aberta para a web social

5

6 http://blogfolios.blogspot.com/2005/08/mais-uma-proposta.html João Maria Grilo, em blogfolios Um blogue sobre portefólios na educação e sobre educação - essa tarefa impossível! - com ou sem portefólios... blogfolios “Um portfolio leva uma pessoa dentro” “Numa entrevista recente, José Saramago diz que todos os livros deviam levar uma cinta com estas palavras: “atenção, este livro leva uma pessoa dentro”. Este aviso, pelo que implica de entrega e exposição do autor e pelo apelo que faz à cumplicidade do leitor, poderia ser facilmente transposto para o portefólio reflexivo. E então diríamos: “atenção, este portefólio leva um profissional/professor/aluno dentro”. E que o aviso fosse entendido como um convite à descoberta”. ePORTFOLIOS

7 ePORTFOLIOS

8 “Os portfolios podem influenciar positivamente as formas como se ensina, se aprende e se avalia. Podem dar origem a uma outra ideia de sala de aula: um local em que as aprendizagens se vão construindo em conjunto e individualmente ao ritmo de cada um, em que se reflecte e pensa, em que se valorizam as experiências, intuições e saberes de cada aluno, em que se acredita que as dificuldades podem ser superadas e em que, essencialmente, se aprende. Com mais ou menos esforço, mas sempre com gosto”. Portfolios:para uma avaliação mais autêntica,mais participada e mais reflexiva In:.Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem, coord. Fernandes, D.; Lisboa: IIE, 1994 http://cedes.ipsantarem.pt/lms/file.php/402/Entre1e2/Portfolios-Para-uma.pdf mudança de práticas

9

10

11 BLOGS

12 Oliveira, J.; http://blogs.prof2000.pt/blogseduc/

13

14

15 WIKIS

16 WIKIS «Schools are using “wikis” that foster collaboration and communication. A wiki, short for wiki-wiki, or “quick” in Hawaiian, is a new technology tool of the Read/Write Web or Web 2.0—the second generation of Web applications. Wikis are still flying under most schools’ radar screens. And educators who use them must also deal with some privacy and security concerns. Still, education technology experts say wikis show promise for K-12 educators». Rhea R. BorjaRhea R. Borja; 2006; Rhea R. Borjahttp://www.edweek.org/ew/articles/2006/04/05/30wiki.h25.html

17 WIKIS

18 ProcessoProdutoProgressoConsciênciaConstruçãoCompetênciaContextoConfronto … … SituadaSignificativaPesquisadaPlaneadaPartilhadaProficientePluralReflexivaReferenciadaReconstruída ArquitectarApresentarAvaliarExperimentarExplorarExpor Aprendizagem Web Social - Novos paradigmas assume significados possui características traduz-se em acções

19

20 E a web dos mais novos? Uma historia contada pelos mais novos que ainda não têm competências de leitura e escrita mas (ao jeito dos wikis) já constroem narrativas a várias mãos. Ao fim e ao cabo é isso que as imagens documentam.

21 Impactos “ Carlos Santos, docente na Universidade de Aveiro criou um espaço de apoio às disciplinas do Mestrado/CFE Multimédia em Educação. O professor acredita no papel dos wikis na educação. Tal como outras ferramentas da Web 2.0, os wikis podem ser muito úteis porque permitem criar ambientes onde se potencia a colaboração e partilha entre elementos de uma comunidade de aprendizagem. Desta forma procura-se reforçar a aprendizagem através de mecanismos baseados no conceito de inteligência colectiva, sublinha ”. http://www.canalup.tv/?menu=noticia&id_noticia=460

22 Web social – e depois?  Web1.0  Web2.0  Web3.0  Web(x.0+1) Osório,A. 15/02/2008; e-Learning 2.0; Exponor, Porto


Carregar ppt "Web 2.0 e software livre Maria José Loureiro Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro 2 de Abril de 2008;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google