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(A psicologia da Forma)

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Apresentação em tema: "(A psicologia da Forma)"— Transcrição da apresentação:

1 (A psicologia da Forma)
II Unidade Gestalt (A psicologia da Forma)

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4 GESTALT Introdução Em alemão, quer dizer “forma”, “figura”. Chamada de “boa forma” pelos designers. É uma teoria da psicologia que estuda a percepção visual, isto é, o cérebro percebe as partes de um todo, mas as organiza de maneira original que pode mudar o sentido.

5 GESTALT Introdução Na verdade, estuda os processos cognitivos, questões relacionadas ao pensamento, memória, reações motoras, aprendizagem e outros aspectos da experiência consciente. Julgando que a percepção é a combinação da experiência e função da forma.

6 GESTALT Introdução A neurociência explica que o cérebro, ao “guardar” uma lembrança, tenta relacionar uma informação com algo que já tenhamos visto no passado.

7 GESTALT Introdução Escola de pensamento (séc.XX):
• Max Wertheimer; • Wilhelm Wundt; • Wolfgang Kohler; • William James; • Kurt Koffka; • Jean Piaget.

8 Layout > composição das imagens
GESTALT Introdução Em poucas palavras, o todo é mais do que a soma das partes. Layout > composição das imagens

9 GESTALT Introdução Existem regras?
• Proporção Áurea: 1,618 • Regra dos terços

10 GESTALT Introdução As suas leis dão embasamento científico ao sistema de leitura visual. À partir delas, foi criado um suporte sensível e racional, uma espécie de passo-a-passo da leitura visual, que vai permitir e favorecer toda e qualquer articulação analítica e interpretativa da forma de um layout.

11 GESTALT Leis • Unidade • Segregação
• Unificação • Fechamento (clausura) • Figura/fundo • Continuidade • Proximidade • Semelhança • Pregnância da forma

12 GESTALT Leis • Unidade Quando um elemento se encerra nele mesmo. E pode ainda ter vários elementos que são percebidos como um todo, isto é, subunidades, onde tendemos a agrupá-los em um único objeto.

13 GESTALT Leis • Unidade S

14 GESTALT Leis • Unidade

15 GESTALT Leis • Segregação
Desigualdade de estimulação. Capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades em um todo. Gera hierarquia: importância e ordem de leitura.

16 GESTALT Leis • Segregação

17 GESTALT Leis • Segregação

18 GESTALT Leis • Unificação
Consiste na igualdade ou semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual. Padrão: facilidade de leitura.

19 GESTALT Leis • Unificação

20 GESTALT Leis • Unificação

21 GESTALT Leis • Fechamento
Tendemos a “completar” segmentos, ligando as áreas similares para fechar espaços próximos, resumindo, nas formas interrompidas é feito o preenchimento visual das lacunas.

22 GESTALT Leis • Fechamento

23 Forma fechada x Forma aberta
GESTALT Leis • Fechamento Forma fechada x Forma aberta completa, estável e gera passividade e tédio, ainda que equilibrada. dinamismo, atração, envolvimento ativo.

24 GESTALT Leis • Fechamento

25 GESTALT Leis • Figura / fundo
A forma de um objeto não é mais importante que a forma do espaço em torno dele. Todas as coisas resultam da interação com outras coisas.

26 GESTALT Leis • Figura / fundo
Figura (forma): sempre vista em relação ao que a rodeia (fundo). Ao fazermos a separação do fundo, criamos um contraste. E em muitos casos vai existir a ambiguidade.

27 GESTALT Leis • Figura / fundo

28 GESTALT Leis • Figura / fundo

29 GESTALT Leis • Figura / fundo

30 GESTALT Leis • Figura / fundo

31 GESTALT Leis • Figura / fundo

32 GESTALT Leis • Continuidade
É a impressão visual de como as partes se sucedem através da organização perceptiva da forma de modo coerente, sem quebras ou interrupções na sua trajetória visual. Mantém o movimento para uma direção: pontos, linhas, planos, cores, etc.

33 GESTALT Leis • Continuidade

34 GESTALT Leis • Continuidade

35 GESTALT Leis • Continuidade

36 GESTALT Leis • Proximidade
Elementos próximos tendem a ser vistos juntos, constituindo um todo ou unidades dentro do todo.

37 GESTALT Leis • Proximidade

38 GESTALT Leis • Semelhança
Elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e a constituir unidades. Estímulos mais semelhantes e próximos: maior tendência a serem agrupados.

39 GESTALT Leis • Semelhança

40 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Lei básica da percepção da Gestalt: simplicidade. Tendência à harmonia e ao equilíbrio visual. Capacidade de reconhecer rápida e facilmente formas bem organizadas.

41 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Alta pregnância: Tende a estrutura mais simples, equilibrada, homogênea e regular. Possui o máximo de unificação, clareza formal e de simplificação na organização de suas partes. E essa pregnância pode ser medida de acordo sua: legibilidade, compreensão e clareza.

42 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)

43 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Média pregnância: Tende a estrutura um pouco mais trabalhada, mas ainda continua homogênea e regular. Sua unificação começa a se perder.

44 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)

45 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Baixa pregnância: excesso de imagens, que não tem um foco específico, sendo assim não existe hierarquização visual.

46 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)

47 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)

48 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)

49 “Menos é mais”. GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Mensagem simples: fácil compreensão e rápida leitura pelo público. Mensagem Complexa: compromete a leitura e interesse, ultrapassa os “3 segundos”.

50 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Adequação: Dependendo do conceito, complexidade pode ser uma opção. Evite excesso de informação: reduzir ruído, manter a clareza e integridade da mensagem.

51 GESTALT Conclusão Em muitas vezes, as leis são complementos uma das outras, sendo comuns identificá-las no mesmo elemento: • Unidade, Semelhança e Proximidade; • Fechamento e Continuidade.

52 GESTALT Conclusão Cada uma das leis fornece uma técnica que pode ser utilizada na concepção de layouts para maximizar a ênfase da estética visual, tradicionalmente, essas leis da Gestalt mostram como podem ser eficazes quando apresentar elementos visuais estáticos.

53 GESTALT Conclusão Aplicar os conceitos da Gestalt em uma construção visual contribui para: • Interpretação mais rápida; • Facilitar o reconhecimento a distância; • Memorização; • Representação de significados.

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55 estudiomultifoco.com.br/ftc
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