Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTeresa Bayer Neto Alterado mais de 9 anos atrás
1
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 6 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
2
TEMA CENTRAL – AULA 6 As Etapas do planejamento para a Montagem e Aplicação da pesquisa de clima.
3
OBJETIVOS Explicar as diferentes etapas do planejamento de uma pesquisa de clima; Compreender as decisões que devem ser tomadas preliminarmente à aplicação de uma pesquisa de clima.
4
ETAPAS DA PESQUISA (1) O planejamento que deve ser feito para aplicar uma pesquisa de clima. 1ª: Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção. 2ª: Planejamento da Pesquisa. 3ª: Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas. 4ª: Montagem dos Cadernos de Pesquisa.
5
ETAPAS DA PESQUISA (2) 5ª: Parametrização Para Tabulação das Opções de Respostas. 6ª: Divulgação da pesquisa. 7ª: Aplicação e Coleta da Pesquisa. 8ª: Tabulação da Pesquisa. 9ª: Divulgação dos Resultados da Pesquisa. 10ª: Aplicação das Medidas Necessárias.
6
1ª ETAPA: Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção. (1)
Esse é o momento essencial para decidir pela realização ou não de uma pesquisa. Devemos buscar a Aprovação, o Apoio e o Comprometimento da Direção. Caso contrário não devemos levar em frente a pesquisa.
7
1ª ETAPA: Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção. (2)
O apoio e o comprometimento caracterizam-se pelo compromisso assumido pela direção com as mudanças a serem implementadas. É recomendável que esse compromisso seja manifestado, por exemplo, através de uma circular, um , do principal executivo, a respeito do projeto.
8
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(1)
Definição do objetivo da pesquisa. Definição do público-alvo. Quem vai conduzir a pesquisa. Quem vai coletar as pesquisas ou a forma de coleta. Definição da técnica a ser usada.
9
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(2)
Periodicidade ou momento de aplicação da pesquisa. Preparação das chefias. Abrangência da pesquisa etc. Distribuição de funcionários em outros departamentos da mesma diretoria: quando o número deles for inferior a 3. Equipe para análise/solução dos fatores críticos.
10
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(3)
Definição do objetivo da pesquisa: Avaliar o grau de satisfação dos funcionários: principal objetivo das pesquisas. Determinar o grau de prontidão de uma empresa, para a implantação de alguma mudança. Avaliar o grau de satisfação dos funcionários, decorrente do impacto de alguma mudança. Avaliar o grau de disseminação de determinados valores culturais entre os funcionários.
11
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(4)
Definição do público-alvo: Funcionários: geralmente, a pesquisa é aplicada somente para eles. Terceiros: estagiários, demais prestadores de serviços.
12
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(5)
Quem vai conduzir a pesquisa Deve-se decidir se a pesquisa será conduzida por uma equipe do RH ou por uma consultoria. Vantagens da consultoria: conhecimento especializado isenção benchmarking alivia o trabalho que seria feito pela equipe de RH .
13
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(6)
Vantagem da equipe do RH: Custo. Coleta das pesquisas: Nunca as chefias.
14
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(7)
Definição da técnica a ser usada: Questionário Entrevistas Painel de Debates
15
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(7)
Periodicidade ou momento de aplicação da pesquisa: De preferência em momentos de neutralidade Evitar picos de alegria ou tristeza.
16
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(8)
Preparação das chefias: A variável “gestão” é uma das mais importantes em uma pesquisa. Por isso, uma das mais exploradas. Desnuda as deficiências gerenciais. Quando a empresa estiver realizando a sua primeira pesquisa, os gestores devem ser preparados: Não se trata de caças às bruxas. O propósito não é demitir culpados. O objetivo é identificar oportunidades de melhoria do ambiente de trabalho.
17
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(9)
Abrangência da pesquisa: Amostragem Todos os funcionários (censitária). Distribuição de funcionários em outros departamentos da mesma diretoria: Quando o número de funcionários em um determinado departamento for menor que 3.
18
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(10)
3ª: Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas. Nesta etapa são escolhidas as variáveis organizacionais que serão pesquisadas. As empresas tradicionalmente pesquisam um conjunto comum de variáveis. É Recomendável que de uma pesquisa para outra, a empresa mantenha um bloco mínimo de perguntas, a fim de facilitar a comparação dos resultados das pesquisas.
19
2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(11)
As variáveis mais pesquisadas são as seguintes: Relacionamento Interpessoal Crescimento Profissional Estabilidade no Emprego Integração Interdepartamental Trabalho em Equipe Direção e Estratégias Ética e Responsabilidade Social O Trabalho em si Processo decisório Condições Físicas de trabalho Pagamento dos Salários Gestão Salário Treinamento Modernidade Reconhecimento Disciplina Participação Comunicação
20
AULA SEGUINTE: Na próxima aula explicaremos os passos e os cuidados que devem ser adotados para a montagem de uma pesquisa de clima. Aprenderemos a parametrizar uma pesquisa de clima. Estudaremos os cuidados que devem ser obedecidos para se divulgar uma pesquisa de clima. Abordaremos ainda os cuidados recomendados para o momento de aplicar e coletar as pesquisas de clima.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.