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GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 6 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA

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Apresentação em tema: "GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 6 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 6 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA

2 TEMA CENTRAL – AULA 6 As Etapas do planejamento para a Montagem e Aplicação da pesquisa de clima.

3 OBJETIVOS Explicar as diferentes etapas do planejamento de uma pesquisa de clima; Compreender as decisões que devem ser tomadas preliminarmente à aplicação de uma pesquisa de clima.

4 ETAPAS DA PESQUISA (1) O planejamento que deve ser feito para aplicar uma pesquisa de clima. 1ª: Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção. 2ª: Planejamento da Pesquisa. 3ª: Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas. 4ª: Montagem dos Cadernos de Pesquisa.

5 ETAPAS DA PESQUISA (2) 5ª: Parametrização Para Tabulação das Opções de Respostas. 6ª: Divulgação da pesquisa. 7ª: Aplicação e Coleta da Pesquisa. 8ª: Tabulação da Pesquisa. 9ª: Divulgação dos Resultados da Pesquisa. 10ª: Aplicação das Medidas Necessárias.

6 1ª ETAPA: Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção. (1)
 Esse é o momento essencial para decidir pela realização ou não de uma pesquisa.  Devemos buscar a Aprovação, o Apoio e o Comprometimento da Direção. Caso contrário não devemos levar em frente a pesquisa.

7 1ª ETAPA: Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção. (2)
 O apoio e o comprometimento caracterizam-se pelo compromisso assumido pela direção com as mudanças a serem implementadas.  É recomendável que esse compromisso seja manifestado, por exemplo, através de uma circular, um , do principal executivo, a respeito do projeto.

8 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(1)
 Definição do objetivo da pesquisa.  Definição do público-alvo.  Quem vai conduzir a pesquisa.  Quem vai coletar as pesquisas ou a forma de coleta.  Definição da técnica a ser usada.

9 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(2)
 Periodicidade ou momento de aplicação da pesquisa.  Preparação das chefias.  Abrangência da pesquisa etc.  Distribuição de funcionários em outros departamentos da mesma diretoria: quando o número deles for inferior a 3. Equipe para análise/solução dos fatores críticos.   

10 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(3)
Definição do objetivo da pesquisa: Avaliar o grau de satisfação dos funcionários: principal objetivo das pesquisas. Determinar o grau de prontidão de uma empresa, para a implantação de alguma mudança. Avaliar o grau de satisfação dos funcionários, decorrente do impacto de alguma mudança. Avaliar o grau de disseminação de determinados valores culturais entre os funcionários. 

11 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(4)
 Definição do público-alvo: Funcionários: geralmente, a pesquisa é aplicada somente para eles. Terceiros: estagiários, demais prestadores de serviços.

12 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(5)
Quem vai conduzir a pesquisa Deve-se decidir se a pesquisa será conduzida por uma equipe do RH ou por uma consultoria. Vantagens da consultoria:  conhecimento especializado  isenção  benchmarking  alivia o trabalho que seria feito pela equipe de RH .

13 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(6)
 Vantagem da equipe do RH:  Custo.  Coleta das pesquisas:  Nunca as chefias.

14 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(7)
Definição da técnica a ser usada: Questionário Entrevistas Painel de Debates

15 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(7)
Periodicidade ou momento de aplicação da pesquisa: De preferência em momentos de neutralidade Evitar picos de alegria ou tristeza.

16 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(8)
Preparação das chefias: A variável “gestão” é uma das mais importantes em uma pesquisa. Por isso, uma das mais exploradas. Desnuda as deficiências gerenciais. Quando a empresa estiver realizando a sua primeira pesquisa, os gestores devem ser preparados: Não se trata de caças às bruxas. O propósito não é demitir culpados. O objetivo é identificar oportunidades de melhoria do ambiente de trabalho.

17 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(9)
 Abrangência da pesquisa: Amostragem Todos os funcionários (censitária).  Distribuição de funcionários em outros departamentos da mesma diretoria: Quando o número de funcionários em um determinado departamento for menor que 3.

18 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(10)
3ª: Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas.  Nesta etapa são escolhidas as variáveis organizacionais que serão pesquisadas.  As empresas tradicionalmente pesquisam um conjunto comum de variáveis.  É Recomendável que de uma pesquisa para outra, a empresa mantenha um bloco mínimo de perguntas, a fim de facilitar a comparação dos resultados das pesquisas.

19 2ª ETAPA: Planejamento da Pesquisa.(11)
 As variáveis mais pesquisadas são as seguintes: Relacionamento Interpessoal Crescimento Profissional  Estabilidade no Emprego Integração Interdepartamental Trabalho em Equipe Direção e Estratégias Ética e Responsabilidade Social O Trabalho em si  Processo decisório Condições Físicas de trabalho Pagamento dos Salários Gestão Salário  Treinamento Modernidade Reconhecimento Disciplina  Participação  Comunicação

20 AULA SEGUINTE: Na próxima aula explicaremos os passos e os cuidados que devem ser adotados para a montagem de uma pesquisa de clima. Aprenderemos a parametrizar uma pesquisa de clima. Estudaremos os cuidados que devem ser obedecidos para se divulgar uma pesquisa de clima. Abordaremos ainda os cuidados recomendados para o momento de aplicar e coletar as pesquisas de clima.


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