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Avaliação de projectos sociais de intervenção

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Apresentação em tema: "Avaliação de projectos sociais de intervenção"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de projectos sociais de intervenção
Para uma utilização integrada das metodologias de avaliação

2 Definições de avaliação
“Avaliar é comparar num momento determinado o que se conseguiu através da acção, com o que se devia ter alcançado de acordo com a planificação prévia” (Vergara, 1993: 14).

3 Definições de avaliação
“Avaliação é um julgamento sistemático do valor ou do mérito de um objecto” (Stufflebeam e Shinkfield, 1995: 19).

4 Objectivo central da avaliação
Medir os efeitos de um programa ou projecto por comparação com as metas que se propôs alcançar, em vista a contribuir para a tomada de decisões sobre o projecto e para melhorar a programação futura (Weiss, 1975).

5 Funções da avaliação Diagnóstico Preditiva Orientadora De controlo

6 O que vamos avaliar? Avaliação das necessidades
Avaliação do desenho (diagnóstico) Avaliação do desempenho Avaliação por objectivos Avaliação das competências Avaliação da transferência (pós-formativa)

7 Quem faz a avaliação? Avaliação externa Avaliação interna
Avaliação mista

8 Segundo os momentos Avaliação do diagnóstico Avaliação processual
Avaliação final Avaliação pós-acção

9 Avaliação do Diagnóstico
Implica um estudo do contexto onde se desenrola a formação, no sentido de detectar in loco os indicadores que põem de relevo situações problemáticas ou passíveis de melhoria

10 Avaliação do Processo Utilizar técnicas de investigação para recolher o máximo de informação sobre o processo em curso Utilizar instrumentos regulares de avaliação das acções Emitir juízos de valor sobre todo o processo

11 Avaliação Final Implica uma síntese que combine todos os elementos obtidos através das avaliações anteriores. Analisando os resultados chagamos a uma apreciação global que nos diz o que foi conseguido com a formação em causa.

12 Avaliação Pós-acção Mudança e transferência da mudança à prática
Organizar sistema de observação / inquérito que nos permitir saber em que medidas as mudanças conseguidas pelo projecto foram ou não incorporadas na prática

13 Instrumentos de avaliação
Análise estatística Análise de documentos Inquérito por questionário Inquérito por entrevista Observação das actividades / tarefas/ etc. Avaliação por parte da equipa executora Avaliação por parte dos participantes ou beneficiários, directos ou indirectos, do projecto Follow-up

14 Modelos de avaliação tradicionais
Avaliação orientada para os objectivos (geralmente mais quantitativo) Avaliação para a tomada de decisões Três propósitos: servir de guia para a tomada de decisões; obtenção de dados para a responsabilização; compreender os fenómenos para aperfeiçoar o projecto. Estipula 4 passos a seguir (cont.)

15 Modelos de avaliação tradicionais
Avaliação para a tomada de decisões (4 passos): Avaliação do contexto: com vista a estabelecer de forma segura objectivos específicos para planificar Avaliação de input: para saber como começar a acção, que estratégias empregar, etc. Avaliação do processo Avaliação do produto

16 Modelos de avaliação tradicionais
Modelo de discrepância: centra-se na comparação entre a execução e a realização prática Passos: desenho, implantação, processo, produto e comparação O último passo centra-se nas análises de custo / benefício.

17 Modelos alternativos Avaliação respondente (Stake (1975), Guba e Lincoln (1982): Centra-se no processo Também se chama reactivo, opondo-se à avaliação como algo pré-estabelecido Pretende obter um cenário completo e holístico Geralmente é levado a cabo pelos agentes da acção

18 Modelos alternativos Avaliação respondente (Stake (1975), Guba e Lincoln (1982): principais passos Rever as actividades Descobrir o propósito do projecto Identificar as categorias para determinar o método de avaliação Seleccionar os observadores e os instrumentos Realizar estudos de casos para entender os dados em profundidade Redigir os relatórios e as recomendações correspondentes.

19 Modelos alternativos Avaliação democrática
Dirigido à mudança de todos os participantes no projecto Todos participam na avaliação, na interpretação dos dados, nas decisões sobre o desenho da avaliação, etc. Implica uma participação responsável dos avaliadores e dos avaliados, que formam uma equipa Técnicas mais utilizadas: observação, entrevistas, debates, questionários, etc.


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