Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucas Jose Alterado mais de 10 anos atrás
1
PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF Dr Airton Policarpo - Pedreira Turma – 5º ano A Professora -Sylmara
2
Relembrando o Problema É possível com apenas R$10,00 comprar produtos alimentares que possam suprir minhas necessidades nutricionais/calóricas de 1 dia?
3
Etapas Programadas após o seminário de 20/09/2013 - Analisar e refletir sobre os itens que compraram. - Levantar novas hipóteses de como adequar a alimentação adequada ao valor energético que será gasto. - Refazer o experimento. - Analisar os resultados do novo experimento segundo a variável dependente nº 2.
5
Processo de realização da segunda compra Criar uma tabela de compras para, através de uma nova maneira, adquirir os produtos necessários para o experimento.
6
Os alunos receberam uma tabela de compras contendo 100 itens básicos para que pudessem realizar as compras, assim todos poderiam adquirir os mesmos produtos.
7
Lista de compras PRODUTOPORÇÃO VALOR ENERGÉTICO QUANTIDADE VENDIDA PREÇO Ovo cozido1 unidade 16 Kcal1 dúziaR$ 2,50 Ovo frito1 unidade105 Kcal1 dúziaR$ 2,50 Macarrão miojo1 pacote376 Kcal1 pacoteR$ 0,80 Nhoque pronto65 gramas200 Kcal1 caixaR$ 5,50 Panqueca carne1 unidade229 Kcal½ dúziaR$ 5,00 Maçã1 unidade 56 Kcal1 unidadeR$ 0,50
8
Utilizaram a calculadora dos laptops para poderem somar os valores calóricos dos produtos e os preços.
9
Começaram as compras, sem pressa para realizarem a atividade proposta que seria, com apenas R$10,00 conseguirem comprar alimentos com valores calórico /energético que alcançassem 1.818 kcal.
10
Apresentaram uma certa dificuldade no começo para compreenderem como teria, que calcular os valores, tanto calóricos, como monetário e quantidade dos mesmos.
11
Logo após esclarecermos os conflitos sobre os cálculos, tudo correu tranquilamente. Chegaram a ajudar uns aos outros. Mostraram-se entretidos e curiosos, explorando os produtos e seus valores, atentos em procurar alcançar seus objetivos.
12
Reflexões Pude perceber que a estratégia de fazer o supermercado virtual trouxe um desafio novo para os alunos. Houve uma dedicação grande por parte deles para resolverem o problema:comprar 1818 Kcal com R$10,00. Fizeram muitas tentativas até chegarem num resultado que consideraram bom.
13
Reflexões nome Valor da compra em Kcal 1º expe Valor da compra em Kcal 2º expe Valor gasto em R$ 1º exp Valor gasto em R$ 2º exp Diferença em Kcal para as 1818 1º exp Diferença emKcal para as 1818 2º exp Jackson908182110,009,65-910+3 Bruno123418089,8010,00-584-10 Guilherme 476130210,00 - 1342-516 Camili614154210,009,50-1204-276
14
Reflexões dos Alunos Warlleson- Eu achei melhor, não comprei porcariada, achei legal essa compra. Iogurte natural, todinho, macarrão miojo, bolacha recheada e sorvete de palito. Eduardo- Essa compra foi melhor do que a outra, pelo valor energético e pelos produtos, tive uma chance de arrumar a compra anterior. Macarrão, quibe, salada de fruta, maçã, manga e pera. Jenifer Santos Eu acho que foi saudável. Porque foi meio que balanceado a qualidade. Água, gelatina, miojo, todinho, pipoca e chocolate bis. Ingrid Eu achei que essa compra melhor que a outra, porque pude ver o valor energético e tinha mais coisas saudáveis. Macarrão, molho de tomate, leite, pão francês, maçã, bolacha wafer, abacate e pipoca doce.
15
Próxima Etapa EXPERIMENTO 3 - Colocar a segunda pergunta (Variável Dependente 2) Em termos nutricionais, foi uma compra adequada? - Rever a pirâmide alimentar. - Indagar se fariam mudanças nessa terceira compra. Conclusão – terão que responder à pergunta: Afinal, qual seria o melhor cardápio para ser composto com R$10,00 para um dia de atividade física intensa do ponto de vista calórico e nutricional? Isso é possível?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.