A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Isabel Cristina Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Isabel Cristina Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Isabel Cristina Lima isabelcristina47@yahoo.com.br
ESCOLA ESTADUAL OSVALDO RESENDE UBERLÂNDIA –MG PROGRAMA ALGAR EDUCA/ /05/2009 Endereço: Avenida Sacramento,154 Bairro: Osvaldo Rezende CEP: Telefone: (34) Professora: Isabel Cristina Lima

2 SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO PRODUÇÃO DO ALUNO
Levar o aluno a reconhecer o litro como unidade padrão de medida de capacidade e identificar produtos que utilizam esse sistema de medida no seu dia a dia, através da utilização de diversos recipientes para medir líquidos, estabelecendo comparações entre a capacidade dos mesmos, criando situações – problema para os alunos desenvolverem.

3 EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES
ANÁLISE DA PROFESSORA EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES Achei muito bom trabalhar com material concreto na sala de aula, pois os alunos se envolveram mais e tiveram maior interesse em perguntar e sanar suas duvidas. Durante a aula houve conversas naturais e espontâneas, relacionadas ao assunto. No momento dos exercícios percorri a sala de carteira em carteira, notei que os alunos não tiveram dúvida em resolver as atividades . Logo após a experiência com os alunos, foi realizado oralmente varias situações – problema. Exemplos: quantos refrigerantes precisaríamos se fôssemos fazer uma festa em nossa sala de aula ? Quero preparar leite com toddy. Quantos litros de leite vamos consumir ?

4 Professora: Suely Faria Teixeira Gonçalves sue_lizinha@yahoo.com.br
ESCOLA ESTADUAL OSVALDO RESENDE UBERLÂNDIA –MG PROGRAMA ALGAR EDUCA/ /05/2009 Endereço: Avenida Sacramento,154 Bairro: Osvaldo Rezende CEP: Telefone: (34) Professora: Suely Faria Teixeira Gonçalves

5 SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO PRODUÇÃO DO ALUNO
Após a introdução do conteúdo feita com uma dinâmica de grupo, em que os alunos responderam algumas questões para levantar seus conhecimentos prévios, foram aplicadas variadas atividades orais e escritas para sanar dúvidas e também para melhor fixação.

6 EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES
ANÁLISE DA PROFESSORA EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES Sempre percorro a sala observando os alunos e ajudando esclarecer possíveis dúvidas. Os alunos realizaram essa atividade com sucesso, porém alguns não assinalaram o termo micro – ondas. Melhores esclarecimentos sobre o tratamento da informação sobre micro – ondas. Pesquisa em panfletos de lojas de eletro domésticos sobre produtos vendidos segundo sua capacidade: geladeira e freezer, ressaltando sua utilidade, economia de energia, etc.

7 OUTRAS INFORMAÇÕES QUE A ESCOLA QUISER ACRESCENTAR
Em aulas posteriores levei para sala de aula diversos recipientes com os quais os alunos puderam fazer comparações, deduções e compreenderam com maior facilidade as medidas de capacidade que mais utilizamos no dia a dia que são: o litro e o mililitro. Foram aulas diferenciadas porque trabalhamos com material concreto que os alunos puderam manusear. Foi trabalhado o projeto temático ÁGUA. Ainda está em andamento o trabalho com jornal, sequência didática notícia.

8 Escola Estadual Osvaldo Resende Reunião de Formação
CP – Marilene Augusta Barbosa Miranda Uberlândia –MG / junho de 2009

9 PAUTA Data:25/05/2009 Local: Biblioteca da Escola Horário: 7:00 às 11:00 h Análise do trabalho realizado até o momento com o Projeto temático – Água; Revisão das atividades de sequência didática – Medidas de capacidade - aplicadas/trabalhadas com os alunos; Planejamento/orientação das ações a serem realizadas com os alunos,mediante os resultados alcançados até o momento (aprendizagem), com relação ao trabalho com a sequência didática - medidas de capacidade.

10 Resumo da reunião Após a análise do trabalho já realizado,discutimos sobre os aspectos positivos na aprendizagem dos alunos das estratégias utilizadas com a sequência didática – medidas de capacidade e os aspectos a serem replanejados para o sucesso do trabalho. Durante o planejamento das ações a serem realizadas, verificamos o quanto o trabalho com atividades significativas para o aluno como a exploração de objetos/recipientes para medições de líquidos e situações-problemas cotidianas, tem resultado positivo na aprendizagem. Portanto, pautamos o planejamento para a exploração de situações práticas e atividades contextualizadas com o cotidiano dos alunos. Finalizamos a reunião com o (re)estudo da apostila: Medidas de capacidade( fornecida pelo Programa Algar Educa ).

11 Avaliação pelos professores
De acordo com o relato das professoras, a reunião foi positiva, pois deu maior clareza sobre as atividades a serem realizadas com os alunos e suporte para melhor desenvolvimento do trabalho.


Carregar ppt "Professora: Isabel Cristina Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google