Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNicole Morado Alterado mais de 10 anos atrás
1
Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira
ESCOLA ESTADUAL CORONEL JOÃO FERREIRA Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira Pará de Minas – MG 04 de junho de 2009
2
SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO Atividades com material concreto fora da sala de aula com vários recipientes de diversas medidas (ml, litros) para comparar capacidades, estimar e interpretar resultados e compreender como utilizar o litro e o mililitro para mensurar capacidades.
3
1.Para encher um recipiente de 1 litro foram utilizados como medidas copos de 200ml e 250ml.
2.Observamos conta-gotas e medidas de remédio para a capacidade de ml. 3.Fizemos várias experiências utilizando diversos exemplos de medidas de capacidades que fazem parte da realidade cotidiana de nossos alunos. Ex.: remédios, refrigerantes, suco, leite, etc. 4.Ao retornar para sala de aula, propomos diversos problemas escritos e atividades relacionadas ao estudado no concreto.
4
4º ANO º ANO
5
ATIVIDADES 4º ANO
6
ATIVIDADES 5º ANO
7
ANÁLISE DAS PROFESSORAS
Houve facilidade de assimilação a partir do conhecimento do concreto pela maioria das crianças. Pudemos observar que os que não conseguiram fixar num primeiro momento, ao realizar as atividades propostas em sala de aula utilizando o material exposto, esta compreensão tornou-se mais fácil. As atividades complementares para ampliação do tema serão desenvolvidas buscando sempre as experiências cotidianas dos nossos alunos, de forma a facilitar as transformações do mundo em que vive.
8
EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES
Elogios, incentivos. Retomada de experiências para maior assimilação dos alunos que tiveram dificuldade no abstrato. Exposição dos recipientes na sala de aula, com capacidades diferentes, para que o aluno possa utilizar nas atividades em que não conseguir resolver.
9
OUTRAS INFORMAÇÕES Programamos excursões à COOPARÁ e à ITAMBÉ com o objetivo de proporcionar a nossos alunos a experiência de um ambiente industrial onde possam, ao mesmo tempo, perceber também os diversos tipos de medidas (líquidos e massas) utilizadas por estas duas empresas instaladas na cidade e que fazem parte do cotidiano alimentar de nossos alunos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.