A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira"— Transcrição da apresentação:

1 Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira
ESCOLA ESTADUAL CORONEL JOÃO FERREIRA Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira Pará de Minas – MG 04 de junho de 2009

2 SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO Atividades com material concreto fora da sala de aula com vários recipientes de diversas medidas (ml, litros) para comparar capacidades, estimar e interpretar resultados e compreender como utilizar o litro e o mililitro para mensurar capacidades.

3 1.Para encher um recipiente de 1 litro foram utilizados como medidas copos de 200ml e 250ml.
2.Observamos conta-gotas e medidas de remédio para a capacidade de ml. 3.Fizemos várias experiências utilizando diversos exemplos de medidas de capacidades que fazem parte da realidade cotidiana de nossos alunos. Ex.: remédios, refrigerantes, suco, leite, etc. 4.Ao retornar para sala de aula, propomos diversos problemas escritos e atividades relacionadas ao estudado no concreto.

4 4º ANO º ANO

5 ATIVIDADES 4º ANO

6 ATIVIDADES 5º ANO

7 ANÁLISE DAS PROFESSORAS
Houve facilidade de assimilação a partir do conhecimento do concreto pela maioria das crianças. Pudemos observar que os que não conseguiram fixar num primeiro momento, ao realizar as atividades propostas em sala de aula utilizando o material exposto, esta compreensão tornou-se mais fácil. As atividades complementares para ampliação do tema serão desenvolvidas buscando sempre as experiências cotidianas dos nossos alunos, de forma a facilitar as transformações do mundo em que vive.

8 EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES
Elogios, incentivos. Retomada de experiências para maior assimilação dos alunos que tiveram dificuldade no abstrato. Exposição dos recipientes na sala de aula, com capacidades diferentes, para que o aluno possa utilizar nas atividades em que não conseguir resolver.

9 OUTRAS INFORMAÇÕES Programamos excursões à COOPARÁ e à ITAMBÉ com o objetivo de proporcionar a nossos alunos a experiência de um ambiente industrial onde possam, ao mesmo tempo, perceber também os diversos tipos de medidas (líquidos e massas) utilizadas por estas duas empresas instaladas na cidade e que fazem parte do cotidiano alimentar de nossos alunos.


Carregar ppt "Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google