A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar)"— Transcrição da apresentação:

1

2 Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar) -Origem  Tem base na experiência do dia- a-dia, ou seja, é um conhecimento empírico pois obtém-se através dos sentidos; Ciência (conhec. Cientifico) - Origem  Tem base na razão pois trata- se de um conhecimento racional; Há que distinguir facto de teoria;

3 - Atitude  Atitude dogmática, pois aceita-se o que se vê e o que se diz de uma maneira passiva não havendo preocupação em saber se é verdade ou não; -Atitude  Atitude critica, pois pões em duvida o que parece obvio e avalia as coisas de um modo racional; por exemplo: Copérnico coloca a hipótese do heliocêntrico -Motivações  Utilidade, que se move pelo interesse prático; -Motivações  Verdade, que leva ao aumento do conhecimento – é a curiosidade que move a ciência.

4 -Valor  Relativo, não vale o mesmo para toda gente. Por exemplo: Provérbio, em Abril águas mil  nem sempre este mês é chuvoso e há inúmeros sítios onde chove há muitos anos e não só em Abril como no resto do ano – conhecimento vulgar relativo, pois muda de região para região em função das experiências das pessoas e tradição, etc. -Linguagem  Comum, vulgar -Valor  Objectivo, ou seja, tem um valor universal (é aceite por todos) Por exemplo: 2+2=4 seja aqui, ou em cabo verde. -Linguagem  Deve ser rigorosa e não pode ser ambígua, ou seja, não pode haver várias interpretações; por exemplo: Temperatura – não podemos dizer que esta mais ou menos! Que a água está norma, pois para uma pessoa a água pode estar fria e para outra estar boa!

5 Senso Comum  Espontâneo  Nasce das experiências do dia-a-dia  Essencialmente prático Ciência  Sistemático  Racionalmente elaborado  Essencialmente teórico

6 Existem algumas características da ciência que no entanto são postas em causa pelos filósofos: Motivações, Racionalidade, Método cientifico Motivações Existe a dúvida de os cientistas colocarem a busca da verdade acima de tudo; ou será a consequência de conseguirem com o seu trabalho o dinheiro e a fama? Racionalidade Existe a dúvida de na história da ciência as coisas não acontecerem segundo um processo lógico; ou seja talvez a ciência não seja tão racional como os historiadores a vêem quando olham para o seu passado. Método cientifico Existe a dúvida de os cientistas testarem experimentalmente antes o que afirmam

7 Trabalho Realizado por: Mário Santos nº 15 11ºc Ana Filipa nº 3 11ºc Adelaide nº 1 11ºc Luís Dias nº 13 11ºc

8 FIM


Carregar ppt "Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google