A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EU ACOMPANHO A AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MEU FILHO. E VC?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EU ACOMPANHO A AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MEU FILHO. E VC?"— Transcrição da apresentação:

1 EU ACOMPANHO A AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MEU FILHO. E VC?
APRENDIZAGEM – ACOMPANHE ESSE PROCESSO

2

3

4 2)LEVANTAMENTO ANUAL DAS FICHAS DO PROGRAMA FICA;
ORIGENS DO PROGRAMA 1) LEVANTAMENTO DE DADOS INDICADOS PELAS ESCOLAS A PARTIR DO PDE-ESCOLA; 2)LEVANTAMENTO ANUAL DAS FICHAS DO PROGRAMA FICA; 3) ENTENDIMENTO DE QUE A ESCOLA E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SÃO DE RESPONSABILIDADE COLETIVA.

5 1- LEVANTAMENTO DE DADOS INDICADOS PELA PRÓPRIA ESCOLA, A PARTIR DO PDE-E
Em 2008, no Paraná, foram selecionadas 112 escolas, cujos dados, entre outros aspectos, indicaram que: 67,5% das principais dificuldades estão na falta de conversas nos ambiente doméstico; 61% responsabilizaram os pais pela baixa qualidade de ensino, por estes não acompanharem os filhos nas atividades escolares;

6 36,3% das escolas, apontaram que os pais não se envolvem com a escola
45% das escolas indicaram que o problema está no fato de que os pais não procuram a escola; 25% revelam que os pais sequer sabem quem é o presidente do Conselho Escolar, bem como não há reuniões promovidas por esta instância de gestão e, 36,3% das escolas, apontaram que os pais não se envolvem com a escola

7 A ANÁLISE DESTES DADOS NOS TRAZ REFLEXÕES IMPORTANTES:
As (im)possibilidades concretas de participação dos pais; O cenário das questões sociais; A gestão escolar, que se supõe democrática; A falta de cultura de participação dos pais, ou seja, a cultura da democracia no interior da escola, tomada na sua maior expressão pelo papel do Conselho Escolar.

8

9 2 – LEVANTAMENTO ANUAL DAS FICHAS DO PROGRAMA FICA
Os objetivos do levantamento foram: - Conhecer os principais condicionantes da evasão escolar; - Suscitar encaminhamentos para trazer e incluir o aluno na escola.

10 “Defasagem idade/série”
Os levantamentos realizados em 2007, 2008 e 2009 indicaram que: “Defasagem idade/série” “Desmotivação” “Indisciplina” “Repetência” Foram destacadas pelas escolas como os principais motivos da evasão escolar.

11 Temos hoje um NOVO instrumento que orienta a ação da escola diante da evasão. O mesmo contém a listagem dos motivos das faltas sem categorizá-las, diferentemente do instrumento anterior. Para ampliar a investigação da escola no que se refere aos motivos que levam à evasão, foram acrescidos dois outros anexos à cartilha, os quais não têm o intuito de burocratizar o preenchimento da ficha, mas de oferecer subsídios com a finalidade de conhecer concretamente o(s) motivo(s) que levam os estudantes a evadir.

12 3 - ENTENDIMENTO DE QUE A ESCOLA E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SÃO DE RESPONSABILIDADE COLETIVA
O QUE IMPLICA A CONCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO INCONDICIONAL DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DE INSTRUMENTALIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

13 Deste modo, destacam-se dois fatores importantes:
A participação dos pais no acompanhamento da aprendizagem, considerando as condições concretas e objetivas, situadas nas contradições sociais; O papel da escola na promoção desta aprendizagem a partir da clareza de sua função social, dos instrumentos e critérios de avaliação, dos processos de ensino e aprendizagem e da própria prática pedagógica.

14 OBJETIVO DA CAMPANHA Instrumentalizar os pais e toda a comunidade escolar para saber como acompanhar a avaliação da aprendizagem do aluno, do sistema, da escola, dos professores, uma vez que a apropriação não prescinde da clareza de que a aprendizagem é fruto de múltiplos determinantes e todos devem ser avaliados.

15 PARA TANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO ALGUNS QUESTIONAMENTOS:
De que forma a gestão concebida como democrática, e presente nos PPPs das escolas se manifesta na prática escolar? Os pais sabem que a participação deles não é uma concessão, mas um direito na escola pública? Que espaços a escola promove para esse fim? Os pais são chamados na escola apenas para receber resultados ou para participar da tomada das decisões pedagógicas?

16 Os pais são chamados na escola apenas para receber resultados ou para participar da tomada das decisões pedagógicas? Eles conhecem os critérios de avaliação estabelecidos pelo professor e presentes na proposta pedagógica? Enfim, minimamente, eles sabem como acompanhar a aprendizagem do(a) filho(a) e que instrumentos são utilizados para isso.

17 OPERACIONALIZAÇÃO CAMPANHA COM OBJETIVO DE CHAMAR A ATENÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE SEU PAPEL NESTE PROCESSO.

18 A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR É VIA PARA SE CONSOLIDAR UMA CULTURA DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DA ESCOLA

19 INSTRUMENTALIZAR SOBRE:
AVALIAÇÕES INTERNAS - ALUNOS (instrumentos de avaliação, critérios de avaliação, recuperação de estudos, conselho de classe) PROFESSORES, AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL . AVALIAÇÕES EXTERNAS - SAEB (4ª. séries, 8ª. Séries e 3ª. Séries do EM), PROVA BRASIL (4ª. séries e 8ª. Séries), PROVINHA BRASIL (2ª. Série do EF), ENEM (alunos que estão concluindo ou que já concluíram o EM em anos anteriores)


Carregar ppt "EU ACOMPANHO A AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MEU FILHO. E VC?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google