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PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO Prof. Dr. Antônio Raimundo dos Santos

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Apresentação em tema: "PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO Prof. Dr. Antônio Raimundo dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO 2004.5 Prof. Dr. Antônio Raimundo dos Santos
ISAE-FGV – MBA’s PROCESSOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO Prof. Dr. Antônio Raimundo dos Santos

2 ESTAS AFIRMAÇÕES APLICAM-SE A GERENCIAMENTO POR PROJETOS?
- Conhecimento é patrimônio exclusivo de indivíduos. - O conhecimento tornou-se o principal ativo do profissional moderno. - Os profissionais de nível superior compõem uma elite intelectual. - Talento profissional resulta de competências técnicas(produtos/serviços), humanas (clientes) e culturais (ambiente), mais do que de habilidades técnicas e operacionais. - Culturas mais simples demandam mais atuação institucional e menos atuação individual. Culturas mais complexas demandam menos atuação institucional e mais atuação individual

3 PROCESSOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
- VISÃO PARA GERENCIAR ... O PERFIL DO MERCADO E A DEMANDA POR COMPETÊNCIAS ... CONHECIMENTO E TRABALHO: menos instituição e mais indivíduos - INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO - LIMITES ... OPORTUNIDADES ...

4 VISÃO PARA GERENCIAR “ O animal humano busca em tudo, compulsivamente, nichos de ordem, padrão, regularidade. Sem o talento para descobri-los, não existiríamos como espécie. Sem a capacidade de ordenar os fluxos de informação que nos chegam de fora e prever, minimamente que seja, alguma coisa de útil, não existe ciência. Negócios também não. Ambas as atividade se apóiam nessa compulsão humana: discernir ordem no meio da confusão.” (NÓBREGA, C. . “Ciência e negócios”. Exame, Abr./Mai )

5 VISÃO PARA GERENCIAR “ Há uma obsessão antiga de impormos ordem a um mundo caótico. O detetive faz isso. O mágico faz isso. É por isso que as pessoas adoram Sherlock Holmes. A ciência veio da mágica. Ciência é a expressão moderna do que o mágico da antigüidade fazia. O mundo é uma bagunça e as pessoas querem que ele seja organizado.” (L.COOPER, Prêmio Nobel de Física de )

6 VISÃO PARA GERENCIAR “Daí o sucesso de gênios, artistas, cientistas: a medida certa. Newton conseguiu atribuir todas as alterações de estados de movimento do universo a “forças”, cuja atividade depende da “massa”. “Força”e “massa” sintetizaram brilhantemente o próprio movimento do céus através de G = m/d². Einstein organizou uma quantidade imensa de informações, até então desordenadas e soltas, numa fórmula simples, concisa e elegante: E = mc². Isto é resultado: a mente humana consegue entrar em ressonância com algumas coisas no mundo lá fora. Ela “sente” que organiza o caos, põe ordem na bagunça”. (SANTOS, A. R. dos. Ética: caminhos da realização humana. São Paulo: Ave Maria, 1997)

7 (versão racional possível da realidade)
VISÃO PARA GERENCIAR REALIDADE TEORIA (versão racional possível da realidade)

8 CONCEITOS VALORES VISÃO PARA GERENCIAR PADRÕES/ RITUAIS/ NORMAS
REALIDADE/ TEORIA = CONCEITOS (visões/ versões de realidade e de Homem) VALORES (qualificação (bom/mau-justo/injusto) e escolhas) PRINCÍPIOS (expressão dos valores) PADRÕES/ RITUAIS/ NORMAS (instrumentos de operacionalização dos princípios).

9 CONCEITOS VALORES VISÃO PARA GERENCIAR PRINCÍPIOS PADRÕES
REALIDADE (TEORIA) ( + ) AMPLO ( - ) EXATO  ( + ) INDIVÍDUO ( - ) INSTITUIÇÃO CONCEITOS VALORES PRINCÍPIOS PADRÕES ( - ) AMPLO ( + ) EXATO ( - ) INDIVÍDUO ( + ) INSTITUIÇÃO

10 PADRÕES/ RITUAIS/ NORMAS
VISÃO PARA GERENCIAR REALIDADE (TEORIA) PADRÕES/ RITUAIS/ NORMAS

11 O PERFIL DO MERCADO E A DEMANDA POR COMPETÊNCIAS ...
- Abastecimento-produto-escala - Diversificação-cliente-escopo - Habilidades técnicas e operacionais - Competências técnicas/ humanas/ culturais - Subordinação funcional e rotinas operacionais - Contribuição científica e resolução de problemas - Especialistas na gestão de procedimentos padrão - Complementação generalista para a gestão diversificada - Conceitos/ valores/ princípios - Padrões/ normas/ rituais - Chefias - Lideranças - Organizações “verticais” - Organizações “diagonais” - Adaptação - Transformação - Indivíduos - Instituições - Papéis - Compromissos

12 CONHECIMENTO E TRABALHO: menos instituição e mais indivíduos.
- PADRÕES/ PAPÉIS/ ROTINAS/ TÉCNICAS são atraentes porque: - costumam resolver a maioria das necessidades, para a maioria das pessoas, na maior parte do tempo (“SEMPRE” FUNCIONAM/padrões  segurança). - geram “experts” (MESMAS NECESSIDADES, MESMAS RESPOSTAS, MESMA LINGUAGEM / papéis  sensação de pertença a um grupo de iguais). - tendem a consolidar uma resposta única (NADA MUDA/rotinas  previsibilidade).

13 CONHECIMENTO E TRABALHO: menos instituição e mais indivíduos.
PADRÕES PAPÉIS ROTINAS TÉCNICAS SEGURANÇA PERTENÇA PREVISIBILIDADE ADAPTAÇÃO

14 CONHECIMENTO E TRABALHO: menos instituição e mais indivíduos.
INSTITUIÇÕES 1 ORGANIZAÇÃO VERTICAL 2 SUBORDINAÇÃO FUNCIONAL 3 PAPÉIS 4 CHEFES 5 ROTINAS 6 HABILIDADES técnicas/ operacionais 7 NORMAS/ PADRÕES/ RITUAIS 8 PRODUTO  intelligence ADAPTAÇÃO = DEVES !!!

15 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
Qual destas figuras é diferente de todas as outras ? D A B E C

16 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
“A RESPOSTA CERTA” “Quando as crianças vão para a escola são pontos de interrogação; quando saem, são frases feitas”. (Neil Postaman – educador americano.) “Nada é mais perigoso que uma idéia quando - ela é a única que você tem”. (Émile Chartier – filósofo francês.) - Se pensar que só há uma resposta certa, é óbvio que vai parar de procurar por outras e, portanto, só vai encontrar uma.

17 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
DICAS: sempre existe uma segunda resposta certa... 1 pense plural. - Quais são as respostas certas? - Quais são os significados disto? - Quais são os resultados? 2 reformule a pergunta: - “O que devemos fazer caso alguém seja enterrado vivo?” - “Como podemos ter certeza de todos os enterrados estão mortos?”

18 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
Qual é o próximo número? ______. _____. _______. Mais um mamífero cujo nome termine em “i”. sagüi – quati – javali - ________________.

19 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
“SIGA AS NORMAS” - O que muitos chamam de inteligência, é apenas a competência humana em perceber/criar padrões (seqüências, ciclos, processos, tendências,distribuições, formas, sons, movimentos, probabilidades etc) - Por isso a maioria das pessoas tratam os problemas como se fossem sistemas fechados, com regras definidas, ao invés de considerá-los sistemas abertos, com os quais se pode brincar.

20 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
DICAS: normas servem para a obediência dos tolos e orientação dos sábios ... 1 Sholes & Co. – 1870 – Q W E R T Y U I O P. Pode? 2 “Como um nó deve ser desatado?” X “Como poderei desatar este nó?” 3 Como escrever “água quente” com quatro letras?

21 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
- E SE ... - faltasse gravidade por dez segundos todos os dias? - tivéssemos sete dedos em cada mão? - pudéssemos fazer um elevador que se movesse à velocidade da luz ...

22 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
“SEJA PRÁTICO” - o excesso de “é” e de “por que?” impostos pela realidade da vida bloqueia o “e se ...” imaginativo. - “pontos de apoio” não são práticos, mas ... olha o solvente e o lixo engraçado.

23 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
DICAS: use mais tempo na concepção ... troque “É” por “E SE ...” com mais freqüência. 1 “a prática leva à perfeição” – de que? Veja o joão-de-barro, o jumento do arado ... 2 troque o “Sempre foi feito assim!” pelo “E se não pudesse mais ser feito assim?” 3 só os ratos mais idiotas se esconderiam na orelha de um gato; mas só os gatos mais espertos pensariam neste lugar para procurar.

24 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
Quais são as diferenças entre o gato e a geladeira? Quais são as semelhanças entre o gato e a geladeira?

25 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
“TEM QUE TER LÓGICA” - PENSAMENTO CONCRETO é lógico, preciso, exato, específico, consistente – concentra-se nas diferenças e desconexões - SPOT - PENSAMENTO DIFUSO é metafórico, aproximativo, nebuloso, contraditório – concentra-se nas semelhanças e conexões- FLUORESCENTE. - fase PRÁTICA e fase GERMINATIVA.

26 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
DICAS : o pensamento lógico é só mais um tipo entre mais ou menos uns 1 abuse do difuso na fase germinativa; busque mais semelhanças e menos diferenças; e aí concretize. 2 ninguém é bom planejador/ transformador sem imaginação. 3 se desconfiar da validade do pensamento difuso, metafórico e POUCO EXATO, lembre-se de quanto nós o utilizamos ... (“desenhos metafóricos”).

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32 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
- “Na minha carreira já dei mais de dez mil tacadas. É o bastante para não ficar convencido”. Carl Yastrzemski - “Alguém contou quantos chutes a gol?” Pelé - Os erros de Thomas Edison.

33 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
“É PROIBIDO ERRAR” - Por que respostas certas são boas e respostas erradas são ruins? - Por que ninguém conta a história dos vencidos? - aprendemos por tentativa e ERRO e não por tentativa e acerto. - erros são pontos de apoio – Charles Kettering – 1912.

34 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
DICAS: sem errar de vez em quando não saímos do habitual ... 1 há erros de “ação” e erros de “omissão”. Os primeiros são sempre em menor número ... 2 o erro é no mínimo um sinal de que se está saindo da estrada de sempre e tentando um atalho. 3 “O caminho para o sucesso é dobrar sua taxa de erros”. Thomas J. Watson – fundador da IBM.

35 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
- Na seqüência abaixo, corte seis letras de modo que as que ficarem, sem alterar a ordem, formem uma palavra, : B S A E N I S L A E N T R A A S

36 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
- Qual é a metade de oito? Resposta óbvia = 4.

37 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
“EVITE AMBIGÜIDADES- seja claro e preciso” - A precisão e a clareza são necessárias para a comunicação na vida prática. (veja o caso de J. Edgar Hoover, diretor do FBI.) - Porém, a vida, os fatos e os problemas nunca têm uma só interpretação.

38 INIMIGOS OCULTOS DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
DICAS: há muitos modos de entender qualquer acontecimento. Use interpretações. 1 O que acontece com seu colo quando você se levanta? 2 Quem nunca usou “tijolo para segurar a porta”, “caneta para prender cabelo”, “caixa de fósforos para batucar” ... É pra isso que servem? 3 mesmo assim, outras interpretações sempre surpreendem. Será tudo tão óbvio? (veja o exercício das piadas ...).

39 O que você vê?

40 O que você vê?

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44 LIMITES... OPORTUNIDADES...
“Todo limite institucional ou circunstancial pode ser uma oportunidade de progresso individual”

45 LIMITES... OPORTUNIDADES...
PADRÕES PAPÉIS ROTINAS TÉCNICAS SEGURANÇA PERTENÇA PREVISIBILIDADE ADAPTAÇÃO CONCEITOS COMPROMISSOS DIVERSIFICAÇÃO CIÊNCIA INSEGURANÇA EXCLUSÃO IMPREVISIBILIDADE TRANSFORMAÇÃO

46 LIMITES... OPORTUNIDADES...
INSTITUIÇÕES 1 ORGANIZAÇÃO VERTICAL 2 SUBORDINAÇÃO FUNCIONAL 3 PAPÉIS 4 CHEFES 5 ROTINAS 6 HABILIDADES técnicas/ operacionais 7 NORMAS/ PADRÕES/ RITUAIS 8 PRODUTO  intelligence ADAPTAÇÃO INDIVÍDUOS 1 ORGANIZAÇÃO DIAGONAL 2 DOMÍNIO LÓGICO (resolução de problemas) 3 COMPROMISSOS 4 LÍDERES 5 DIVERSIFICAÇÃO 6 COMPETÊNCIAS técnicas/ humanas/ culturais 7 CONCEITOS/ VALORES/ PRINCÍPIOS 8 CLIENTES  knowledge TRANSFORMAÇÃO

47 LIMITES... OPORTUNIDADES...
Existem pelo menos três maneiras de se chegar ao topo de uma árvore: 1 subir nela; 2 sentar em cima da semente; e 3 ficar amigo de um grande pássaro. Robert Maidment “Trabalhar aqui é como fazer xixi numa calça escura. É quentinho e gostoso mas não aparece.” “Aqui é como mijar no mar: não aumenta nem diminui coisa alguma”

48 INSTITUIÇÕES INDIVÍDUOS
1 Qual destes componentes seria o melhor ponto de partida para a TRANSFORMAÇÃO? 2 Qual seria a proposta? INSTITUIÇÕES 1 ORGANIZAÇÃO VERTICAL 2 SUBORDINAÇÃO FUNCIONAL 3 PAPÉIS 4 CHEFES 5 ROTINAS 6 HABILIDADES técnicas/ operacionais 7 NORMAS/ PADRÕES/ RITUAIS 8 PRODUTO  intelligence ADAPTAÇÃO = DEVES !!! INDIVÍDUOS 1 ORGANIZAÇÃO DIAGONAL 2 DOMÍNIO LÓGICO (resolução de problemas) 3 COMPROMISSOS 4 LÍDERES 5 DIVERSIFICAÇÃO 6 COMPETÊNCIAS técnicas/ humanas/ culturais 7 CONCEITOS/ VALORES/ PRINCÍPIOS 8 CLIENTES  knowledge TRANSFORMAÇÃO = PODES ???


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