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Planejamento estratégico da COOPHEMG

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Apresentação em tema: "Planejamento estratégico da COOPHEMG"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento estratégico da COOPHEMG
( Cooperativa dos produtores de hortifrutigranjeiro do estado de Minas Gerais)

2 Objetivo OBJETIVO: A COOPHEMG tem como principal objetivo, modernizar o mercado hortifrutigranjeiro, através da união de seus cooperados e de parcerias com instituições públicas e privadas; de forma a atender as exigências legais e mercadológicas, através de várias ações que visem garantir melhor renda e competitividade aos produtores de hortifrutigranjeiro do estado de Minas Gerais.

3 Plano de metas 1- Embalagens plásticas;
2- Supermercado da cooperativa; 3- Comercialização da produção dos cooperados; 4- Apoio técnico e informatização da produção; 5- Produção programada.

4 1- Embalagens plásticas
a- Apoiar a iniciativa da CEASAMINAS de substituir as antigas caixas K usadas, por embalagens plásticas higienizáveis e retornáveis.

5 1- Embalagens plásticas
b- Fazer plano de negócios constando: Quantidade, preço de locação, giro mensal, estimativa de receitas, etc.

6 1- Embalagens plásticas
C- Definir “modus operandi” para giro das caixas plásticas, com especial atenção ao retorno das mesmas.

7 - Embalagens plásticas
d- Reunião com a CEASAMINAS e Banco de Caixas, para operacionalizar a implantação do sistema.

8 1- Embalagens plásticas
e- Implantação do sistema com acompanhamento do plano de negócios.

9 2- Supermercado da cooperativa.
a- Definição dos produtos a serem comercializados em dois grupos distintos: Itens de produção. - Adubos, defensivos, sementes, implementos agrícolas, embalagens novas de madeira (caixa K) e papelão. Bens de consumo. - Variados bens de consumo (roupas, calçados, gêneros alimentícios, etc).

10 2- Supermercado da cooperativa.
b- Fazer o plano de negócios do supermercado da cooperativa, priorizando inicialmente o primeiro item e entre este a comercialização de caixas K e de papelão novas, que deverão estar disponíveis junto às caixas plásticas higienizáveis.

11 3- Comercialização da produção dos cooperados.
a- Fazer o plano de negócios, considerando a necessidade de criar alternativas, para o consumo dos “excedentes” de produção. - Para este fim, deverão ser utilizados recursos do “FATES” (Fundo de apoio técnico, educacional e social).

12 3- Comercialização da produção dos cooperados.
b- Levantamento do custo e viabilidade econômica, para montar uma rede de varejo, nos moldes do programa ABC, para consumir o excedente da produção.

13 3- Comercialização da produção dos cooperados.
c- Fazer levantamento da possibilidade de exportar para outros estados e mercados, parte da produção dos cooperados.

14 3- Comercialização da produção dos cooperados.
d- Levantar o potencial de industrialização de alguns produtos; e construir projeto para esta finalidade, exemplo: - Pasta de cenoura; - Massa de tomate; - Doces e conservas; - Etc.

15 3- Comercialização da produção dos cooperados.
e- Criar o “Balcão do agronegócio”, onde através de ferramentas de marketing, seja possível comercializar virtualmente os produtos, dando garantia de qualidade, padronização e de entrega das mercadorias.

16 3- Comercialização da produção dos cooperados.
f- “Fidelização dos clientes”, através de incentivos e apoio na comercialização a nível de varejo; com divulgação das propriedades nutricionais dos produtos e sua ação na prevenção de doenças; e utilização em novas receitas e dietas, além de fornecimento de produtos minimamente processados.

17 4- Apoio técnico e informatização da produção.
Fazer levantamento para a criação de pequenos “barracões do produtor”, com estrutura móvel de fácil montagem e desmontagem, contendo espaço para estoque de produtos necessários à produção (adubos, sementes, defensivos, embalagens, etc). - Bancas para a classificação dos produtos em material leve e de fácil mobilidade; e equipamentos de informática, interligados a um sistema central. Estes barracões deverão ser construídos, levando-se em conta o menor custo possível.

18 5- Produção programada -Finalmente, iniciar junto com a SEAPA, EMATER-MG, e CEASAMINAS a criação do programa “Produção programada”; utilizando para isto, as informações disponíveis nos atestados de produção emitidos pela EMATER-MG e nos dados estatísticos do Departamento técnico da CEASAMINAS, com comparativos de períodos de anos anteriores.

19 - Missão Promover a modernização do mercado hortifrutigranjeiro, produzindo a melhoria da condição de vida dos nossos cooperados e colaboradores.

20 - Visão Criar alternativas de produção e comercialização dos hortifrutigranjeiros através de práticas sustentáveis e profissionais, fundamentadas nos princípios éticos e morais, dignos de uma sociedade evangelizada.

21 Os 5 “Ps” do cooperativismo
Participação; Persistência; Profissionalismo; Planejamento; Propósito. Autoria: Eugênio Pasceli – Especialista em cooperativismo EMATER/MG


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