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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos

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Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos
1. INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE TRÁFEGO Eng.Hugo Pietrantonio, Prof.Dr. LEMT/PTR-EPUSP, ADDENDUM

2 ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução
VISÃO RESTRITA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Visão Restrita ... POSIÇÃO E LIMITE DE ATUAÇÃO Edificações Modos de Transporte Vias (públicas, privadas) NEM SEMPRE A ENGENHARIA DE TRÁFEGO É A ÚNICA OU A MELHOR FORMA DE RESOLVER PROBLEMAS DE TRÁFEGO

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Visão Restrita ... Missão da ET proporcionar um uso eficiente e seguro do sistema viário para movimentação de bens e pessoas, controlando seus impactos sociais e universalizando o acesso ao transportes. OS PROBLEMAS ESTRUTURAIS DE TRANSPORTE E TRÁFEGO EXIGEM POLÍTICAS E AÇÕES INTEGRADAS E GLOBAIS

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Visão Restrita ... Conflitos na Atuação   Diversas preocupações: velocidade/fluidez capacidade acesso/estacionamento segurança conforto/qualidade custo/economia poluição informação ao usuário

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Visão Restrita ... Conflitos na Atuação Diferentes pontos de vista: usuários: motoristas; passageiros; diferentes pedestres; movimentos ciclistas,... comunidade (local); economia/sociedade (grupos); poder público encargos. AGENTES DIFERENTES PODEM AVALIAR DE FORMA DIFERENTE UMA MESMA INTERVENÇÃO DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ... Diferentes funções das vias: ambiente urbano. trânsito de veículos: passagem de veículos; circulação local; acesso às edificações. trânsito de pedestres; de ciclistas.

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ... Princípio de hierarquização funcional Estruturar o sistema viário de forma a poder atribuir uma função prioritária a cada elemento (em particular para o trânsito de veículos em cada trecho da via), provendo:  um sistema contínuo em cada função e balanceado em termos de capacidade;  com transição gradativa entre os elementos percorridos nas viagens (inclusive entre vias públicas e vias de desenvolvimentos privados).

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ... Classificação Tradicional das Vias Urbanas

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ...  na definição da hierarquia de uma via predomina o reconhecimento do seu papel funcional (tipo de uso principal da via pelo tráfego);  as características físicas da via tem de ser adaptadas ao cumprimento de sua função (limitado pelas condições locais ao longo da via);  a adequação das características físicas identificam categorias de via em cada nível funcional (expressas/semi-expressas, arteriais I e II, ...).

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ...  vantagens: diminui "fricção" no trânsito (conflitos entre usuários); mais "simples" para os usuários (conhecimento das vias estruturais); reduz operação e manutenção viária (concentração nas vias estruturais); simplifica projeto viário (maior atenção à função prioritária).

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ...  desvantagens: aumenta movimentos de circulação (restrições aos movimentos secundários); concentra tráfego nas vias principais (carrega as vias estruturais). CONCENTRAR PROBLEMAS PODE SER UMA ESTRATÉGIA PARA PODER APLICAR FORMAS DE INTERVENÇÃO MAIS AVANÇADAS OU MAIS INTENSAS EM ADMINISTRAÇÃO DO TRÁFEGO

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ... Fatores que permitem estabelecer a hierarquia viária: frequência de interseções; controle de velocidade; controle de veículos pesados; controle de acesso/circulação; controle de estacionamento; controle de pedestres. VER EXERCÍCIO HIERARQUIZAÇÃO *

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ... CARACTERíSTICAS TíPICAS DAS VIAS

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ... CARACTERíSTICAS TíPICAS DE CRUZAMENTO DE VIAS

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ... Interação com uso do solo Lógica da hierarquização viária: função deslocamento pelas vias principais; função acesso pelas vias secundárias. Conflito com lógica geral da ocupação do solo:   busca máxima acessibilidade (vias principais); áreas de concentração (+ mercado, + diversidade). gera concentração de usos pólos geradores de viagens; saturação do sistema viário: principal e local.

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ... Formação de Pólos geradores de tráfego: grandes geradores ou concentração de geradores de tráfego. em áreas ocupadas: conflito com uso local; com tráfego de circulação e passagem; com estacionamento. em áreas afastadas: conflito com tráfego de passagem (regional); necessita transporte público suplementar.  Ambiente operacional: diferenças nas características lindeiras às vias (e seus requisitos).

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ... Modelo da Área Urbana

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 1. Introdução: Organização Viária ... Características essenciais: identificar vias estruturais (categorias); classificar áreas lindeiras aos corredores; delimitar áreas de tráfego local predominante; localizar pólos geradores principais. Outros aspectos relevantes: exemplos são a conformação espacial (anéis, eixos radiais, interligações periféricas, ...) ou a função urbanística (indução, integração, ...) das vias.

21 ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos
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