Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAurélio das Neves Frade Alterado mais de 9 anos atrás
1
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos: Claudinei Santana Diele Moraes Moisés Freitas Maria José dos Santos Roselainde Amorim
2
Educação a Distância
3
EaD no Brasil Século XIX – conhecida em sua forma empírica. 1922- Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. (pontapé inicial) Objetivos da EaD
4
Metodologias utilizadas O Mesma da presencial. O que muda: forma de comunicação. O uso de tecnologias avançadas não garante um ensino de qualidade. Professor como mediador O Tutor ou orientador e mediador Esclarecimentos de Dúvidas: só por e-mail
5
Desenvolvimento da EaD. 1 - Ensino por correspondência Descrito em 3 gerações, conforme os avanços dos recursos tecnológicos e de comunicação de cada época: Instituto Monitor – 1939 – 1º curso – Radiotécnico. Instituto Universal Brasileiro - 1941 Instituto Réus - 1976
6
Via Rádio 2 - Teleducação Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (Rádio MEC) – 1922 Radiodifusão- Edgard Roquete Pinto MEB – Movimento de Educação de Base - 1961 Projeto Minerva - 1970 Via Televisão – década de 70 e 80 Fundação Roberto Marinho – Telecurso 1º e 2º graus aulas via satélite com kits impressos. TV Educativa TV Escola
7
Ambientes Interativos Através de telemáticas como a internet, e em especial as hipermídias. Permite também ao aluno aprender a comunicar-se com o mundo. Muito utilizada atualmente em cursos de graduação e pós graduação.
8
Vantagens da EaD Formação fora do contexto da sala de aula tradicional. Oportunidade aos que não dispõe de tempo para fazer um curso presencial. Conteúdos instrucionais elaborados por especialistas e utilização de recursos de multimídia. Capacitação para o trabalho e superação do nível cultural de cada aluno.
9
Desvantagens que podem ocorrer no processo da EaD Empobrecimento da troca direta de experiências proporcionada pela relação educativa pessoal entre professor e aluno. Para determinados cursos, a necessidade de o aluno possuir elevado nível de compreensão de textos e saber utilizar os recursos da multimídia, ainda que se afirme ser possível alfabetizar a distancia, por rádio. Demora no esclarecimento de dúvidas, só através de e-mail. Quantidade de alunos em excesso em determinados cursos. Falta de bibliotecas e laboratórios. Tutores subcontratados.
10
Educação a Distância Verdades
11
Quem é disperso não se dá bem. As instituições investem mais em tecnologia do que em conteúdo. Os professores são menos qualificados. A turma de um curso a distância é maior do que a de um presencial. Os alunos aprendem menos do que no curso presencial. É mais difícil conseguir emprego. O curso não é adequado para os mais jovens. É preciso ter um bom computador e uma boa conexão com a internet. O aluno fica isolado e não interage com os colegas.
12
Educação a Distância Mitos
13
É ideal para quem tem pouco dinheiro. O diploma é fácil. As avaliações não são dificeis. A evasão é maior. É possível estudar quando quiser. A dedicação exigida é menor. Não é preciso sair de casa.
14
Referências Revista Nova Escola, Ano XXIV, Nº 227, Novembro de 2009. http://www.reporitorio.seap.pr.gov.br/arquivos/file/material_didatico_Ea D/Vantagens_desvantagens_EaD.pdf Acesso em: 28/05/10 http://www.filologia.org.br/viiifelin/19.htm Acesso em 20/06/10 http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1105169- 10406,00.html Acesso em: 23/06/10 http://forumeja.org.br/files/meb_historico.pdf Acesso em: 25/06/10 http://www.eps.ufsc.br/disc/tecmc/bahia/grupo8/site/pag6.htm Acesso em: 25/06/10
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.