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Conselho Estadual de Saúde Outubro de 2012
Os desafios para o desenvolvimento de uma política integral para o autismo Conselho Estadual de Saúde Outubro de 2012
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Transtornos do Espectro do Autismo
Diagnóstico e Etiologia José Salomão Schwartzman Prof. Titular do Curso de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento Universidade Presbiteriana Mackenzie
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transtornos do espectro do autismo
Asperger TGSOE
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Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)
condições caracterizadas por prejuízos significativos na comunicação, comportamento e interação social que se iniciam dentro dos três primeiros anos de vida e que têm causas multifatoriais fazem parte dessas condições: autismo infantil síndrome de Asperger transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação
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Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)
os TEA são considerados, atualmente, transtornos do desenvolvimento de causas neurobiológicas definidos de acordo com critérios eminentemente clínicos; as características básicas são anormalidades qualitativas e quantitativas que, embora muito abrangentes, afetam de forma mais evidente as áreas da interação social, da comunicação e do comportamento.
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Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)
os TEA são considerados, atualmente, transtornos do desenvolvimento de causas neurobiológicas definidos de acordo com critérios eminentemente clínicos; as características básicas são anormalidades qualitativas e quantitativas que, embora muito abrangentes, afetam de forma mais evidente as áreas da interação social, da comunicação e do comportamento.
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Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)
os TEA são considerados, atualmente, transtornos do desenvolvimento de causas neurobiológicas definidos de acordo com critérios eminentemente clínicos; as características básicas são anormalidades qualitativas e quantitativas que, embora muito abrangentes, afetam de forma mais evidente as áreas da interação social, da comunicação e do comportamento.
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Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)
os TEA são considerados, atualmente, transtornos do desenvolvimento de causas neurobiológicas definidos de acordo com critérios eminentemente clínicos; as características básicas são anormalidades qualitativas e quantitativas que, embora muito abrangentes, afetam de forma mais evidente as áreas da interação social, da comunicação e do comportamento.
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Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)
os TEA são considerado, atualmente, transtornos do desenvolvimento de causas neurobiológicas definidos de acordo com critérios eminentemente clínicos; as características básicas são anormalidades qualitativas e quantitativas que, embora muito abrangentes, afetam de forma mais evidente as áreas da interação social, da comunicação e do comportamento.
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Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)
TEA primários ou idiopáticos TEA secundários, sintomáticos ou sindrômicos
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INTERAÇÃO SOCIAL COMPORTAMENTO COMUNICAÇÃO
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Critérios Diagnósticos dos TGD
Autismo Infantil Autismo Atípico (psicose infantil atípica, retardo mental com características autísticas) Síndrome de Rett Outro Transtorno Desintegrativo da Infância Transtorno de Hiperatividade associado a retardo mental e movimentos estereotipados Síndrome de Asperger Outros Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Não Especificado. CID-10 Transtorno Autista Transtorno de Rett Transtorno Desintegrativo da Infância (síndrome de Heller, demência infantil ou psicose desintegrativa) Transtorno de Asperger Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação DSM-4R
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Epidemiologia Prevalência TEA 1:160 Autismo: Asperger:
Vulnerabilidade masculina para o desenvolvimento de um TEA.
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Diagnóstico padrão ouro diagnóstico clínico multidisciplinar anamnese
observação direta exame neurológico exame psiquiátrico exames complementares instrumentos avaliação neuropsicológica ASQ ABC Vineland Rastreamento visual padrão ouro diagnóstico clínico multidisciplinar
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Perfil intelectual nos TEA
deficiência intelectual estaria presente em 70% dos pacientes (Fombonne, 2005) 29,3% deficiência leve/moderada 38,5% deficiência severa/profunda segundo Baird (2006) 55% dos indivíduos com TEA apresentariam deficiência intelectual
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epilepsia em 218 casos de autismo infantil idades entre 8 meses e 17 anos e 3 meses
5% sem epilepsia 180 39 epilepsia 82% 18% 13% feminino masculino a prevalência varia de 11% a 39% segundo Ballaban-Gil e Tuchman (2000)
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Prejuízos na interação social
prejuízos no uso de comportamentos não verbais: contato visual direto expressão facial gestos comunicativos dificuldade para estabelecer relacionamentos com colegas dificuldades para compartilhar prazer, interesses ou desconforto falta de reciprocidade social/emocional
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Prejuízos na comunicação
atraso ou ausência da fala expressiva dificuldade para iniciar ou manter uma conversação uso estereotipado e repetitivo da linguagem; linguagem pedante dificuldade na compreensão, na contextualização alterações na prosódia e articulação
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Prejuízos na comunicação
dificuldades para compreender metáforas dificuldades para compreender figuras de linguagem tendência para a compreensão literal
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Padrões restritos de comportamento, interesses e atividades
preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse maneirismos estereotipados e repetitivos apego excessivo a rotinas preocupação persistente com partes de objetos
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Genética dos TEA estudos mostram que as taxas de concordância entre gêmeos monozigóticos variam de 36% a 92% sendo de 10% gêmeos dizigóticos (Folstein e Rutter, 1977) o risco de recorrência é baixo: 2% a 8% porem cerca de vezes maior do que o da população geral (Bailey,1996; Muhler et al., 2004)
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Genes relacionados aos TEA estabelecidos e supostos. Brunoni, 2011
FMR1 neuroliguinas 3 e 4 (NLGN) neurexina 1 (NRXN1) anquirina (HANK3) CNTNAP2 protocaderina 10 (PCDH10) contactina 3 (CNTN3) MeCP2 DIA 1 PCDH10 NHE9A2BP1 UBE3A NHE6 5-HTT MET
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Prevalência dos TEA em Atibaia. De Paula et al., 2011
população da cidade: 1.479 crianças com idades entre 7 e 12 anos diagnóstico por instrumentos padronizados prevalência de 27,2: (1:268) sexo masculino mais afetado das quatro crianças identificadas, apenas uma (a mais severa) havia sido diagnosticada anteriormente
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Prevalência dos TEA em Atibaia. De Paula et al., 2011
aceitando-se a prevalência de 0,3% e sabendo-se que temos cerca de 12 milhões de crianças e adolescentes vivendo no estado de São Paulo, é razoável estimar a existência de cerca de casos de TEA
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TEA: grupos de risco irmãos de pessoas com o diagnóstico de TEA
prematuros extremos 105 a 20%
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Diagnóstico precoce identificar o mais cedo possível casos suspeitos
idealmente antes dos três anos de vida a intervenção precoce é fundamental para possibilitar prognóstico mais favorável
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2011
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M-CHAT questionário utilizado para rastrear os TEA em crianças de 16 a 30 meses de idade a avaliação leva menos de dois minutos: resultados superiores a 3 falhas ou a dois dos considerados críticos (2,7,9,13,14,15) a avaliação do M-CHAT leva menos de dois minutos; resultados superiores a 3 (falha em 3 itens (no total) ou em 2 dos itens considerados críticos (2,7,9,13,14,15), justificam encaminhamento para avaliação
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M-CHAT © 1999 Diana Robins, Deborah Fein e Marianne Barton
M-CHAT © 1999 Diana Robins, Deborah Fein e Marianne Barton Tradução Milena Pereira Pondé e Mirella Fiuza Losapio 5. Seu filho já brincou de faz-de-conta, como, por exemplo, fazer de conta que está falando no telefone ou que está cuidando da boneca, ou qualquer outra brincadeira de faz-de- conta? Sim Não 6. Seu filho já usou o dedo indicador dele para apontar, para pedir alguma coisa? Sim Não 7. Seu filho já usou o dedo indicador dele para apontar, para indicar interesse em algo? Sim Não 8. Seu filho consegue brincar de forma correta com brinquedos pequenos (ex. carros ou blocos), sem apenas colocar na boca, remexer no brinquedo ou deixar o brinquedo cair? Sim Não 9. O seu filho alguma vez trouxe objetos para você (pais) para lhe mostrar este objeto? Sim Não
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M-CHAT © 1999 Diana Robins, Deborah Fein e Marianne Barton
M-CHAT © 1999 Diana Robins, Deborah Fein e Marianne Barton Tradução Milena Pereira Pondé e Mirella Fiuza Losapio 10. O seu filho olha para você no olho por mais de um segundo ou dois? Sim Não 11. O seu filho já pareceu muito sensível ao barulho (ex. tapando os ouvidos)? Sim Não 12. O seu filho sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso? Sim Não 13. O seu filho imita você? (ex. você faz expressões/caretas e seu filho imita?) Sim Não 14. O seu filho responde quando você chama ele pelo nome? Sim Não 15. Se você aponta um brinquedo do outro lado do cômodo, o seu filho olha para ele? Sim Não
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ASQ Questionário de Comportamento e Comunicação Social
Rev Bras Psiquiatr. 2009;31(1):30-3 utilizado a partir dos quatro anos de idade
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ABC Rev Bras Psiquiatr. 2005;27(4):295-301
pode ser utilizado a partir dos dezoito meses de idade
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rastreamento visual nos TEA
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exemplo de figura não social
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exemplo de figura não social
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exemplo de figura social
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figura social controle 13 anos
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figura social TEA 13 anos
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figuras sociais 1-9 figuras não sociais 10-12 TEA controles Comparação de movimentos sacádicos (fig sociais 1-9 e fig não sociais 10-12) Diferença entre TEA X CTRL fig 1 a 9 Diferença no CTRL entre fig 1 a 9 e 10-12
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TEA associações deficiência mental epilepsia síndrome de West
síndrome do X-frágil síndrome de Down síndrome alcoólica fetal síndrome de Cornélia de Lange síndrome de Tourette síndrome de Joubert síndrome de Williams esclerose tuberosa hipomelanose de Ito neurofibromatose tipo I fenilcetonúria não tratada síndrome da rubéola congênita hidrocefalia sequência de Moebius distrofia muscular de Duchénne amaurose de Leber deficiência auditiva síndrome de Angelman
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TEA associações deficiência mental epilepsia síndrome de West
síndrome do X-frágil síndrome de Down síndrome alcoólica fetal síndrome de Cornélia de Lange síndrome de Tourette síndrome de Joubert síndrome de Williams esclerose tuberosa hipomelanose de Ito neurofibromatose tipo I fenilcetonúria não tratada síndrome da rubéola congênita hidrocefalia sequência de Moebius distrofia muscular de Duchénne amaurose de Leber deficiência auditiva síndrome de Angelman
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foram estudados 180 sujeitos com síndrome de Down,
idades variando de 5 a 19 anos tendo sido identificados 15% com TEA: 5,58% com autismo e 10,05% outros TEA
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síndrome X-frágil
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angiofibromas faciais
complexo esclerose tuberosa
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complexo esclerose tuberosa
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fenilcetonúria em irmãos
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síndrome de Angelman
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hipomelanose de Ito
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L.M.I.A. sexo masculino hemiparesia E. Def. Intelectual fenótipo autista
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pré-triagem não é TEA triagem TEA reunião discussão NTEA dos casos
Modelo de atendimento da Clinica TEA-Mackenzie pré-triagem não é TEA triagem reunião discussão dos casos TEA NTEA Duvidoso sinais compatíveis Pesquisas Relatório Encaminhamento protocolo completo não tem
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Clínica TEA-Mackenzie
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José Salomão Schwartzman
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