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Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva Avaliação: diálogos entre avaliação institucional e avaliação do processo pedagógico. Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
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Avaliar Julgar, comparar, medir o progresso
Acompanhar o processo e corrigir rumos Não se limita a resultados Não é para punir nem premiar
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Considerações iniciais sobre avaliação
Entender a ciência fazendo parte de uma "era de transição", Reconhecimento as crises do conhecimento, isto é, de momentos decisórios que produzem novos objetos teóricos, que permitem reconceituar e relocalizar os antigos, dentro de um novo "quadro epistêmico" (Piaget & Garcia, 1987). . Compreender o processo educativo como “via dupla” e construção democrática progressiva que envolve contextualizar alguns aspectos:
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1) Aspectos legais e pedagógicos dos programas e dos componentes curriculares
As DCNs e as competências gerais na formação em saúde As Leis que regulamentam a atenção/formação em saúde: (SUS c/ ordenador da formação, regionalização,Trabalho em rede...) O Projeto pedagógico e a ação docente Os componentes curriculares e os planos de ensino A relação entre os processo avaliativos: institucional da aprendizagem
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Mudanças Paradigmáticas:
2)Procedimentos/Estratégias que facilitam a aprendizagem dos estudantes Mudanças Paradigmáticas: Do processo de ensinar ao processo de aprender Múltiplos cenários de aprendizagem (Rede SUS) As metodologias ativas: Educação tutorial, Ensino por descobertas, Problematização, PBL, Aprendizagem significativa, Projetos globalizantes...
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Avaliação como processo:
3)Atuação didática e postura profissional do professor no processo avaliativo: Avaliação como processo: Alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino
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1) Avaliação Institucional
A matriz curricular (PPC) existente, tem papel central no jogo da avaliação Institucional? Envolve o conhecer, analisar, compreender e discutir o modo como o professor pensa e age em relação à aprendizagem ? As inovação educacionais, são vistas quanto à sua incorporação e implantação das condições efetivamente dadas? Tem ajudado a ampliar as competências técnicas/pedagógicas dos professores para ensinar e avaliar em qualquer cenário de ensino? Que implicações traz para a logística institucional das Escolas e dos Serviços?
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Como isso é compreendido na Avaliação Institucional das Escolas/Cursos?
Avaliação de resultados ? (Classificatória, inclusiva ou não?) Avaliação de processos? (acompanha/apoia as mudanças?)
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Olhar é... “Sair de si e trazer o mundo para dentro de si.”
Chauí. 1997, p
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1)Aspectos legais e pedagógicos nos componentes curriculares
O Projeto Pedagógico e a ação docente As Diretrizes Curriculares Nacionais ( DCNs) e as competências gerais em Saúde (artigo 4º ): atenção à saúde; tomada de decisões; comunicação; liderança; administração e gerenciamento; educação permanente.
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QUAIS PREDOMINAM? Atenção à saúde e tomada de decisões
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atenção à saúde; administração e gerenciamento;
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3) Na atuação didática e postura profissional do professor no processo avaliativo:
Avaliação como processo? Avaliação somativa?
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A Pedagogia da Transmissão
Paulo Freire chamou essa pedagogia de “educação bancária”, pois o professor “deposita”os conteúdos na cabeça dos alunos
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A fragmentação cartesiana
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Pedagogia do Condicionamento
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Avaliação institucional : o que tem considerado?
Resultado? Processos?
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Referências BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70, HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio. Uma perspectiva construcionista. Porto Alegre: Educação e realidade, HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré- escola à universidade. 14ª ed. Porto Alegre: Mediação, LIBÂNEO , José Carlos. Didática. São Paulo: CORTEZ, p. MASETTO, Marcos, Didática: A Aula como Centro, 3ºEd. São Paulo: FTD, 1996, P MIGLIORI, R. F. Educação em valores humanos: o resgate da construção do Indivíduo ético. Disponível em http unilivre.org.br/centro/textos. htm, acesso em 22/10/2004. PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
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Obrigada !
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