A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA
ALECRIM Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA Alunas : Ana Paula F. da Silva Macedo Conceição Aparecida M. Pessôa Dulcirene Aparecida da Silva Maiza P. de Souza Maria da Piedade Marlene R. Martins Nensmorena G. Preza Silvinha Gomes Márcia Quatti Katerina

2 ALECRIM (Rosmarius officinalis)
Do latim significa o orvalho que vem do mar. O alecrim, pequeno arbusto de folhas perenes e aromáticas, pertence à família das labiadas. É uma planta originaria dos países mediterrâneos, mas cresce bem em muitos outros lugares. Trata-se de uma planta conhecida por suas propriedades terapêuticas e também pelo aroma característico que empresta a certos pratos, realçando-lhes o sabor.

3 Classificação cientifica :
Reino : Plantae Filo : Magnoliophyta Classe Magnolopsida Ordem : Lamiales Família : Lamiaceae Género: Rosamarinus Espécie : R.officinalis Nomenclatura binomial : Rosmarinus officinalis

4 Terapeuticamente, sabe-se que seu óleo essencial, que contem eucaliptol, tem um poderoso efeito antibacteriano e relaxante muscular. Outro de seus componentes, o ácido rosmarínico, atua como antioxidadante. Na cozinha, o alecrim é utilizado em carnes vermelhas, aves, ensopados, marinadas, peixes, legumes cozidos, molhos ao vinho, grelhados, churrascos guisados, recheios, e até mesmo para perfumar flans, geléias, sorvetes e coberturas. Observação: Por ter um sabor muito forte, deve ser usado com moderação.

5 O alecrim e resistente a cozimento longos.
O alecrim pode ser conservados seco, congelado ou macerado. O alecrim é ótimo para aromatizar vinagres e azeites CURIOSIDADE: Alguns raminhos de alecrim jogados sobre as brasas enquanto se faz churrasco, deixa a carne com um aroma delicioso.

6 Indicações terapêuticas:
- É anti-séptico, aromático, e contém substâncias canforadas que acalmam os nervos, estimulam a vesícula biliar e aliviam dores musculares. - Antiinflamatória, digestiva, diurética, ajuda a eliminar ácido úrico, o que explica seu longo uso contra gota e reumatismo. Tônico do sistema nervosos e cardíaco, indicado para o estresse e cansaço físico. Na tradição popular: É afrodisíaco.

7 Remédio à base de alecrim:
- Compressas contra dores reumáticas; - Estimular e tonificar o organismo; - Contra gripes, problemas hepáticos, anemia, indigestão e falta de apetite; - Aliviar crises de asma; Combate a tosse. Em templos e igrejas, o alecrim e queimado como incenso desde a antiguidade. Até hoje diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra o "mal olhado".

8 Também conhecida : - Como alecrim-de-jardim e alecrim-rosmarino - Em espanhol: romero   - Em outros idiomas: roris marini (latim), rosemary (inglês), romarin (francês), ramerino (italiano) e rosmarin (alemão).  

9 Se você tiver alecrim plantado na sua casa, saiba que o período certo para colhê-lo é antes da floração. “O alecrim não admite melancolias, tristezas, tremores, nem desmaios de coração; conforta e recreia todas as partes membros interiores e exteriores do corpo; alegra e fortifica os sentidos.” (Almanaque do século XVI)


Carregar ppt "Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google