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1 Fórum Permanente sobre Espaço Público A USP e a especificidade de seus campi Grupos de Trabalho.

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Apresentação em tema: "1 Fórum Permanente sobre Espaço Público A USP e a especificidade de seus campi Grupos de Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 1 Fórum Permanente sobre Espaço Público A USP e a especificidade de seus campi Grupos de Trabalho

2 2 Grupos de Trabalho - GT Objetivos  Reunir diferentes grupos de usuários e interessados no uso r conservação do Campus da Capital  Aprofundar a reflexão e as discussões de cada bloco temático: pontos críticos, pontos fortes, macro-problemas, oportunidades, prioridades  Buscar consenso nas discussões e quando este não for possível, possibilitar que as divergências sejam apontadas e registradas  Elaborar sugestões e propostas para subsidiar o Conselho do Campus na construção de um Plano de Uso Sustentável do Campus da Capital

3 3 Temas Geradores 1. Segurança em saúde, patrimonial e pessoal 2. Infra-estrutura, mobiliário urbano e suportes de comunicação visual 3. Resíduos 4. Sistema viário, trânsito e transportes 5. Patrimônio natural, histórico, científico e cultural do campus 6. Relacionamento com o entorno sócio-cultural, político, econômico e científico-tecnológico

4 4 Organização  Escolher um facilitador por GT quando da instalação do Fórum (interlocutor entre GT e Comissão Executiva do Fórum)  Criar dinâmica própria para o funcionamento do GT, considerando o mínimo recomendado pelos organizadores do Fórum  Construir agenda de encontros presenciais (quinzenais nos dois primeiros meses)  Definir prioridades temáticas, avaliando a necessidade ou não de desdobramento do GT: formação de subGTs  Escolher relator(es) O que se espera de cada GT

5 5 Funcionamento e Conteúdo  Utilizar o STOA como ambiente virtual: troca de informações, repositório de conteúdo, discussão à distância, interatividade entre Grupos  Usar o dossiê do Fórum como referência (que deve ser constantemente atualizado)  Mapear experiências, projetos, ações junto aos participantes do GT para subsidiar os trabalhos: troca de experiências, construção de propostas, banco de dados  Responder as perguntas norteadoras e considerá-las como referência nas discussões para elaboração das propostasperguntas norteadoras  Mapear necessidades/carências relacionadas ao tema do GT para que os organizadores do Fórum possam organizar conteúdo para supri-las  Relacionar pontos críticos, pontos fortes, macro-problemas, oportunidades, prioridades do bloco temático do GT  Consultoria Jurídica dará suporte jurídico-legal necessário aos GTs e ou subGts O que se espera de cada GT

6 6 1.Identificação 1. Identificação 2. Vertentes 3. Prioridades a) experiências, problemas e conflitos b) Identificação do grupo com a questão – gerar subdivisões por tema - subgrupos Mapas de tudo que se tem a) institucional b) comunitária 1ª versão do que necessita ser feito – exercício para o consenso – com base no que se tem hoje c) recomendações Documento/GT Bases para a construção de um Plano de Uso Sustentável do Campus da Capital

7 7 Facilitadores dos GTs  Reuniões mensais com Comissão Executiva do Fórum (interlocutores)  Kit de apoio, gerenciamento de conflitos e orientações básicas – 29/04, 14h30, na PCO  Temas transversais e construção de agenda comum  Acompanhamento dos trabalhos – mai, jun, jul, ago e set  Interlocução com Comissão Executiva do Fórum  Troca entre facilitadores – temas transversais  Registro e memória do processo de discussão (STOA) – relator(es)  Elaboração do Documento do GT – relator(es)Documento do GT

8 8 Interlocutores – Organizadores e GTs  GT 1 – Segurança – Hamílcar (PCO)  GT2 – Infra-Estrutura – Eduardo/Samir (PCO)  GT3 – Resíduos – Agenor (FM) e Beth (Ag. Inovação)  GT4 – Sistema Viário – Samir/Eduardo (PCO)  GT5 – Patrimônio – Eunice e Décio (PCO)  GT6 – Entorno – Beatriz (PRCEU)  STOA – Celina (PCO)

9 9 Perguntas Norteadoras 1. Que tipos de uso são adequados a um campus universitário público? 2. Por quem deveria ser usado? 3. Há usos que deveriam ser restringidos? Quais? Como? Por quê? 4. O que deveria/poderia ser feito para o campus ser sustentável? 5. Como cada grupo de usuários poderia/deveria colaborar com isso?Dica:  A partir das respostas por escrito de cada membro do GT, construir mapa que contenha as possibilidades, de forma a contribuir com a discussão do bloco temático do GT

10 10 Documento do GT Formato  Resumo do processo de discussão  Temas priorizados pelo GT e subGTs  Consensos criados  Divergências  Sugestões e propostas do GT e subGTs

11 11 Facilitador do GT  Organizar com o GT agenda e dinâmica de trabalho  Estar sempre em contato com os interlocutores/organizadores do Fórum  Fazer do ambiente virtual “ponto de encontro” constante do GT  Participar das reuniões com interlocutores/organizadores  Utilizar o kit de apoio para moderação das reuniões presenciais com o GT


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