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O FUTURO DA LICENCIATURA A PARTIR DAS NORMATIVAS PARA O ENSINO MÉDIO

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Apresentação em tema: "O FUTURO DA LICENCIATURA A PARTIR DAS NORMATIVAS PARA O ENSINO MÉDIO"— Transcrição da apresentação:

1 O FUTURO DA LICENCIATURA A PARTIR DAS NORMATIVAS PARA O ENSINO MÉDIO
Por Talamira Taita Rodrigues Brito Pró-Reitoria de Graduação da UESB

2 A UESB Jequié Itapetinga Vitória da Conquista

3 Localização regional da UESB

4 Um panorama da nossa universidade
Multicampia em três territórios de identidade; Ingresso via Vestibular e SISU; Referência em formação de professores da Educação Básica; Atendimento na área de saúde com bastante expressividade; Um quadro de professores bastante qualificado; Atualmente, de seus alunos matriculados na graduação, são alunos oriundos da escola pública;

5 Nossos Cursos de Graduação
Jequié Vitória da Conquista Itapetinga Ciências Biológicas – Bacharelado Ciências Biológicas – Licenciatura Dança – Licenciatura Educação - Física Licenciatura Enfermagem Farmácia Fisioterapia Letras Vernáculas – Licenciatura Matemática enfoque em informática – Licenciatura Medicina Odontologia Pedagogia Química – Bacharelado Química – Licenciatura Sistemas de Informação – Bacharelado Teatro – Licenciatura Administração Agronomia Ciências Contábeis Ciências da Computação Ciências Econômicas Ciências Sociais – Licenciatura Cinema e Audiovisual Comunicação Social – Jornalismo Direito Engenharia Florestal Filosofia – Licenciatura Física – Licenciatura Geografia – Licenciatura História – Licenciatura Letras Modernas Letras Vernáculas Matemática – Licenciatura Pedagogia – Licenciatura Psicologia – Bacharelado + Formação Complementar em Licenciatura Ciências Bilógicas – Licenciatura Engenharia Ambiental Engenharia de Alimentos Química com atribuições Tecnológicas Zootecnia 16 22 9

6 Nossos Cursos de Licenciatura
Jequié Vitória da Conquista Itapetinga Ciências Biológicas Dança Educação - Física Letras Vernáculas Matemática enfoque em informática Pedagogia Química Teatro Ciências Sociais Licenciatura Filosofia Física Geografia História Letras Modernas Matemática Psicologia – Bacharelado + Formação Complementar em Licenciatura 08 12 04

7 Nosso formato de Licenciar
Matrizes curriculares baseadas numa multidisciplinaridade e hierarquias conceituais conteúdos técnicos precedem aos conteúdos pedagógicos; matrizes muito densas de conteúdos: nossos cursos duram 4 anos em média quase que ainda no modelo 3 + 1 Os estágios ainda acontecem em muitos cursos no final; Corpo de professores qualificados e não muito implicados com “a complexidade de formar o docente”; Relação com comunidade escolar ainda muito precária; Isolamento entre pares que fazem as licenciaturas acontecerem; Reformas curriculares que quase nunca são feitas pensando na formação de professores e sim em desejos particulares.

8 Nossos dilemas diários
Debater as questões da formação de professores como sendo um fim que se desdobra para o social; Customizar uma Licenciatura antenada com a realidade escolar e com o potencial do quadro de professores de nossa casa; Fazer do município o nosso grande colégio de aplicação que traduz os anseios para um curso de formação de professores; Entender a licenciatura como fluída em diálogo em constante com a escola e seus movimentos; Proporcionar meios de envolvimento da universidade com as questões que tangenciam a escola.

9 O projeto de lei para a Reforma do Ensino Médio e seu desaguar nas Licenciaturas – algumas análises e considerações

10 AS LINGUAGENS CONSTANTES NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias

11 ENEM Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática, Códigos e suas Tecnologias; Redação

12 Linguagens apresentadas no Projeto de Lei XXX/2013
Art. 36. Os currículos do ensino médio, observado o disposto na Seção I deste Capítulo, serão organizados partir das seguintes áreas do conhecimento: I – linguagens; II – matemática; III – ciências da natureza; e IV – ciências humanas.

13 No Projeto de LEI XXX/2013 § 1º A base nacional comum dos currículos do ensino médio compreenderá, entre seus componentes conteúdos obrigatórios, o estudo da língua portuguesa; da matemática; do conhecimento do mundo físico e natural; da Filosofia e da Sociologia; da realidade social e política, especialmente do Brasil; e uma língua estrangeira moderna, além daquela adotada na parte diversificada, conforme dispõe o art. 26, § 5º.

14 § 2º Os currículos do ensino médio contemplarão as quatro áreas do conhecimento e adotarão metodologias de ensino e de avaliação que evidenciem a contextualização, a interdisciplinaridade e a transversalidade, bem como outras formas de interação e articulação entre diferentes campos de saberes específicos.

15 § 3º Serão incluídos como temas transversais no ensino
médio os seguintes: I – prevenção ao uso de drogas e álcool; II – educação ambiental; III – educação para o trânsito; IV – educação sexual; V – cultura da paz; VI – empreendedorismo; VII – noções básicas da Constituição Federal; VIII – noções básicas do Código de Defesa do Consumidor; IX – importância do exercício da cidadania; X – ética na política; e XI – participação política e democracia.

16 Preparação para a universidade? Olha o dilema outra vez.
§ 5º A última série ou equivalente do ensino médio será organizada a partir das seguintes opções formativas, a critério dos alunos: I – ênfase em linguagens; II – ênfase em matemática; III – ênfase em ciências da natureza; IV – ênfase em ciências humanas; e V – formação profissional.

17 Algumas características importantes
Carga horária total do ensino médio passará, assim, das atuais horas para horas; No mínimo 7 horas diárias de atividades escolares; “Art. 35-B. O ensino médio noturno, respeitadas as formas de organização previstas nesta Lei, observará a carga horária total mínima de (quatro mil e duzentas) horas, sendo (três mil e duzentas) horas desenvolvidas ao longo de quatro anos, mediante jornada escolar de pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, e (mil) horas a serem complementadas a critério dos sistemas de ensino.;

18 Das questões postas para a universidade... Para a licenciatura
Mudança em sua estrutura de pensar formação e articulação curricular para atender a esse modelo de Educação Básica? Resistir ao formato proposto para o Ensino Médio e assim reabilitar outro sentido para a formação do professor que irá ocupar esse lugar na Educação Básica? O que de fato a universidade vêm formando no decorrer de seus anos nos cursos de licenciatura? O projeto lei, em sendo aprovado, propõe até 5 anos para os currículos das licenciaturas serem modificados, qual o papel que atualmente as universidades vêm ocupando neste cenário? Afinal, a ruptura das áreas tradicionais do conhecimento para conceber o ensino como linguagens, traduz-se em quais questões maiores?

19 Agradeço Talamira Brito – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia


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