A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto, Portugal

2 Porto 2002 Objectivo Identificar benefícios da abordagem colaborativa e dos ambientes Internet, para optimizar um modelo educacional que vise melhorar a gestão do conhecimento numa escola do ensino secundário.

3 Porto 2002 Problema e possível solução Dificuldade de implementação de uma cultura de colaboração que permita melhorar a GC numa escola secundária. Implementação do modelo GCV

4 Porto 2002 Enquadramento Aprendizagem Organizacional Modelo GCV Qualidade Total Gestão do Conhecimento Desafios e Necessidades Experiência s Colaboração

5 Porto 2002 Necessidades e desafios ? Entramos na era da informação e do conhecimento: –O acesso à informação é para todos –Redução do trabalho manual –A maioria dos postos de trabalho requerem conhecimentos técnico-científicos

6 Porto 2002 Necessidades e desafios ? Accionar os meios necessários para que as escolas e os indivíduos possam reciclar-se continuamente –Formação contínua de professores –Facilitar a partilha de experiências e conhecimentos –Maior responsabilidade das organizações e dos indivíduos

7 Porto 2002 Necessidades e desafios ? O ritmo de geração de informação e conhecimento é exponencial: –Cada dia produzem-se milhares de documentos com nova informação em cada área do conhecimento (em particular na Internet) –Este fenómeno é universal e afecta os indivíduos e as organizações

8 Porto 2002 Necessidades e desafios ? A nossa sociedade deve proceder com urgência: –Divulgar eficazmente o conhecimento gerado –Preservar e reutilizar para o aplicar em novas situações –Transmiti-lo eficazmente às gerações futuras

9 Porto 2002 Necessidades e desafios ? Empregar os meios necessários para, de maneira eficaz, gerir o conhecimento –A informação chega a todas as áreas da actividade humana O conhecimento é gerado, acumulado e comunicado com auxilio de computadores –A Internet a nível global está a converter-se num grande repositório de informação e conhecimento de toda a humanidade

10 Porto 2002 Necessidades e desafios ? Empregar os meios necessários para, de maneira eficaz, gerir o conhecimento –As intranets, a nível da organização, constituí o meio mais útil para : Captar informação sobre o conhecimento dos elementos da comunidade educativa Divulgar informação e partilhar experiências Reutilizar e incrementar o “capital intelectual” da organização Aceder a fontes externas quando necessário adquirir ou actualizar o conhecimento acumulado

11 Porto 2002 Enquadramento Aprendizagem Organizacional Modelo GCV Qualidade Total Gestão do Conhecimento Experiência s Colaboração Desafios e Necessidades

12 Porto 2002 Áreas de trabalho relevantes Colaboração –A AC é útil na resolução de problemas com que a educação se vê confrontada –O modelo construtivista aproveita de forma adequada os benefícios da utilização das TIC Teorias administrativas –A GC, QT e AO contribuem para a construção de ambientes colaborativos mais ricos, inovadores e com qualidade; e para a melhoria continua na produção de conhecimento Ambientes colaborativos Internet –Os ambientes Internet possibilitam a AC e a GC, visando alcançar a QT e a AO –A intranet foi o ambiente eleito para o modelo GCV

13 Porto 2002 Finalidades do modelo GCV Desenvolver e adequar uma cultura colaborativa entre alunos e professores. Disponibilizar ferramentas colaborativas que proporcionam a GC e aumentem a produtividade com qualidade. Utilizar as ferramentas colaborativas na gestão de alunos, professores e de conteúdos.

14 Porto 2002 O modelo GCV Espaços Web Base de dados Autonomia Qualidade Organização Liderança Estratégia Gestão

15 Porto 2002 Dimensões do GCV Contexto descreve os ambientes e estratégias de aprendizagem, a dinâmica dos espaços de construção do saber, as formas de participação na realidade social e económica, a cultura da escola, os valores e comportamentos que ela instila. Conteúdo representa os dados e informação relacionados com a comunidade escolar Infra-estruturas são os recursos necessários à criação de contextos onde os conteúdos são interiorizados: redes, equipamentos, serviços de apoio, etc.

16 Porto 2002 Diagrama de blocos

17 Porto 2002 Enquadramento Aprendizagem Organizacional Modelo GCV Qualidade Total Gestão do Conhecimento Experiência s Colaboração Desafios e Necessidades

18 Porto 2002 Experiências Infra-estrutura da intranet

19 Porto 2002 Experiências Entrada principal na intranet

20 Porto 2002 Experiências Partilha de conteúdos de interesse à comunidade escolar

21 Porto 2002 Experiências Acesso ao SIP - Com restrições de acesso

22 Porto 2002 Experiências Informação personalizada de alunos e professores

23 Porto 2002 Experiências Mail interno

24 Porto 2002 Experiências Fórum de discussão

25 Porto 2002 Experiências Sistema automático de convocatórias

26 Porto 2002 Diagrama de blocos implementados

27 Porto 2002 Pontos fracos da implantação do modelo GCV Dificuldades na utilização das TIC. Falta de comprometimento e empenhamento de professores, alunos e conselho executivo. Produção digital académica reduzida. Atraso na disponibilização de informação para alimentar os sistemas.

28 Porto 2002 Pontos fortes da implantação do modelo GCV Aumento da participação em trabalhos colaborativos. Os testes de usabilidade contribuíram para a melhoria dos sistemas. A informação gerada pelos sistemas, como por exemplo o SIP e o fórum, aumentou o conhecimento relacionado com professores e alunos. Benefícios em termos funcionais e pedagógicos.

29 Porto 2002 Conclusões O multimedia e as redes de computadores serão uma das fontes de difusão do saber requerido pela Sociedade da Informação. Alterar os modelos organizacional e pedagógico. É necessária uma mudança de mentalidades por parte de professores e alunos. A implantação do modelo GCV traduziu-se numa mais valia a todos os que o utilizaram.

30 Porto 2002 Principais contributos A aplicação do modelo GCV numa escola secundária demonstrou que é possível ultrapassar as limitações dos actuais subsistemas de informação existentes na escola O estudo levado a cabo sobre as ferramentas colaborativas, utilizadas na intranet, abriu novos horizontes e perspectivas em termos da sua efectiva aplicação na escola A Inspecção Nacional de Educação recomendou, em relatório de avaliação da escola, prioridade na implantação do modelo GCV.

31 Porto 2002 Trabalhos futuros Implementação dos restantes blocos funcionais Avaliação do modelo GCV Difundir o modelo pelas instituições de ensino Seleccionar escolas piloto que adiram à implantação do modelo Expandir e redefinir o modelo para outros níveis de ensino


Carregar ppt "Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google