A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA JAVA DESIGN PATTERNS PARTE 1: INTRODUÇÃO Prof. Cesar Augusto Tacla UTFPR/Campus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA JAVA DESIGN PATTERNS PARTE 1: INTRODUÇÃO Prof. Cesar Augusto Tacla UTFPR/Campus."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA JAVA DESIGN PATTERNS PARTE 1: INTRODUÇÃO Prof. Cesar Augusto Tacla http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~tacla UTFPR/Campus Curitiba

2 2 2 Sistemas Distribuídos/UTFPR Prof. Cesar Augusto Tacla HISTÓRICO ◊ O conceito de padrões não foi concebido por profissionais da área de computação ◊ Um arquiteto civil, Christopher Alexander escreveu (1970) dois livros sobre padrões de projeto para a arquitetura civil.  “The timeless way of building” (1977)  “A pattern language (Towns, Buildings, Construction)” (1979) ◊ O conceito de padrões não foi concebido por profissionais da área de computação ◊ Um arquiteto civil, Christopher Alexander escreveu (1970) dois livros sobre padrões de projeto para a arquitetura civil.  “The timeless way of building” (1977)  “A pattern language (Towns, Buildings, Construction)” (1979) C. Alexander encontrou temas recorrentes na arquitetura e no planejamento urbano e os capturou em descrições e instruções que ele chamou de padrões.

3 3 3 Sistemas Distribuídos/UTFPR Prof. Cesar Augusto Tacla HISTÓRICO ◊ Na década de 90, os projetistas de software se inspiraram na idéia de Alexander e aplicaram-na no desenvolvimento de software. ão ◊ Padrões de projeto são um meio para representar, registrar e reutilizar micro-arquiteturas de projeto repetitivas, bem como a experiência acumulada por projetistas durante o desenvolvimento de software. ◊ Atualmente, padrões são amplamente utilizados em todas as fases do desenvolvimento de software, da análise à implementação

4 4 4 CONCEITO ◊ Analogia: jogo de xadrez ◊ Diversos mestres já elaboraram jogadas geniais. Essas jogadas foram catalogadas e passaram a ser utilizadas por outros jogadores. ◊ No desenvolvimento de software ◊ Desenvolvedores experientes criaram soluções para diversos problemas relacionados ao desenvolvimento de software. Essas “jogadas” (padrões) também foram catalogadas. Esses padrões são agora utilizados por outros desenvolvedor Sistemas Distribuídos/UTFPR Prof. Cesar Augusto Tacla Partida Berlinesa - 1. P4R/P4R 2. B4B/C3BR Variante - 3. C3BR/CxP 4. C3B/CxC 5. PDxC/P3BR Variante - 3. P3D/B4B 4. C3BD/P3D Variante - 3. P3D/C3B 4. P4B/PxP Variante - 3. P4D/P3BD 4. PxP/CxP 5. C2R Variante - 3. P4D/PxP 4. C3BR/CxP

5 5 5 CONCEITO Cada padrão descreve um problema que ocorre e se repete em nosso ambiente e então descreve o núcleo de uma solução para aquele problema de forma que você pode utilizar esta solução um milhão de vezes sem repeti-la duas vezes que seja. (Alexander, 77 apud Gamma et. al, 1995, pg. 2) Sistemas Distribuídos/UTFPR Prof. Cesar Augusto Tacla

6 6 6 CONCEITO “Os padrões de projeto neste livro são descrições de objetos comunicantes e classes que são adaptadas para solucionar um problema geral de projeto num contexto particular” (Gamma et al., 1995) Sistemas Distribuídos/UTFPR Prof. Cesar Augusto Tacla

7 7 7 CONCEITO ◊ Segundo (Gamma et al., 1995), um padrão tem essencialmente  Nome  Problema: descrição de quando utilizar o padrão  Solução: elementos que constituem o projeto da solução, suas relações, responsabilidades e colaborações  Consequências: são os resultados e as vantagens e desvantagens de aplicá-lo. Sistemas Distribuídos/UTFPR Prof. Cesar Augusto Tacla

8 8 8 POR QUE USAR PADRÕES? ◊ Vocabulário comum para a discussão de problemas e soluções de projeto (Gamma et al., 1995) ◊ Facilitar documentação e manutenção da arquitetura do software (Buschmann et al., 1996) ◊ Auxiliar o projeto de uma arquitetura com determinadas propriedades (Buschmann et al., 1996). Sistemas Distribuídos/UTFPR Prof. Cesar Augusto Tacla

9 9 9 CATÁLOGO DE PADRÕES GoF Sistemas Distribuídos/UTFPR Prof. Cesar Augusto Tacla Há vários catálogos… Criação de objetos Composição de classes e objetos Formas pelas quais classes ou objetos interagem e distribuem responsabilidades

10 10 CORE J2EE PATTERNS Sistemas Distribuídos/UTFPR Prof. Cesar Augusto Tacla http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/index.html

11 11 Patterns of Enterprise Application Architecture ◊ http://www.martinfowler.com/eaaCatalog/index.html Sistemas Distribuídos/UTFPR Prof. Cesar Augusto Tacla


Carregar ppt "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA JAVA DESIGN PATTERNS PARTE 1: INTRODUÇÃO Prof. Cesar Augusto Tacla UTFPR/Campus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google