A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Bruna Cristina de Barros Seraphim Dias Validador: Cristina Rossi Coordenador de disciplina:Rogério Melo Disciplina Ano Aula número Educação Física 6º ano 04 Tema da Aula Digital Jogos Alternativos: Corfebol e tchoukball com valores co-educação e cultura da paz

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Dominar conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais referentes a jogos alternativos, principalmente o Corfebol e Tchoukball, orientados pelos valores da co-educação e da cultura da paz. Referencial Teórico

3 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre a dança que eles mais gostaram na aula passada. Descubra o que de cada dança mais chamou a atenção deles. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Os alunos em grupos para o debate sobre a aula passada.

4 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seu aluno sobre o tema dessa aula e mostre o que ele aprenderá, no seu final. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Alunos em frente ao computador em duplas ou grupos.

5 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente aos seus alunos a pergunta desafio da aula de hoje e debata com eles sobre esse assunto, explicando a importância em aprender sobre esse tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Alunos em frente ao computador em duplas ou grupos.

6 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre a importância de conhecer os jogos alternativos e a cultura da Paz. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada em sala de aula, com os alunos em duplas ou em grupo.

7 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesse momento da aula, você vai testar os alunos sobre o que eles conhecem sobre o assunto, mesmo sem terem visto o conteúdo da aula. Deixe que eles respondam as perguntas sem seu auxílio, para que eles testem realmente o conhecimento deles e do que precisam para se aprofundar mais durante a aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 8 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada em frente ao computador individualmente

8 Atividade 6: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Debata com seus alunos o vídeo que é apresentado na atividade. Incentive-os a debater sobre a Paz e ajude-os, se necessário, na elaboração de uma campanha em sua escola a favor da paz. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . O vídeo é uma demonstração dos direitos das crianças e nossa realidade em relação a elas. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada em grupos dispostos em frente ao computador

9 Atividade 7: Definindo o Jogo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre o que é jogo e a importância dele no aprendizado do mesmo para aprendermos ludicamente as regras dos esportes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada em duplas ou grupos em frente ao computador

10 Atividade 8: O que são Jogos Alternativos?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre a definição de Jogos Alternativos e debata com eles as diferentes modalidades, como, por exemplo, o corfebol e o tchoukball. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada em duplas ou em grupos dispostos em frente ao computador.

11 Atividade 9: Vamos quebrar a cabeça?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Incentive seus alunos a jogarem o jogo proposto na atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um jogo de quebra cabeça que demonstra um jogo de corfebol na Bélgica Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada em sala de aula

12 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essa atividade traz questionamentos sobre o que o aluno aprendeu até esse momento da aula. Auxilie-os, se necessário, mas deixe que eles tentem achar a resposta correta sozinhos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada em sala de aula

13 Atividade 11: Origem do Corfebol
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre a origem do Corfebol. Incentive-os a assistir ao vídeo sobre uma reportagem do Corfebol. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O Objeto de aprendizagem é uma reportagem sobre o corfebol. Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada com os alunos em duplas ou em grupos dispostos em frente ao computador

14 Atividade 12: Chegada ao Brasil
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente aos seus alunos quando o Corfebol chegou ao Brasil e quem o trouxe para cá. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada com os alunos em duplas ou em grupos dispostos em frente ao computador.

15 Atividade 13: Algumas regras do Corfebol
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Debata com seus alunos algumas regras do Corfebol e o que é proibido durante o jogo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada com os alunos em duplas ou em grupos dispostos em frente ao computador.

16 Atividade 14: Tchoukball
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre a origem do Tchoukball e incentive-os a assistir ao vídeo onde aparece uma reportagem sobre o tchoukball. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo de uma reportagem sobre o tchoukball. Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada com os alunos em duplas ou em grupos dispostos em frente ao computador.

17 Atividade 15: Quando chegou ao Brasil
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre a chegada da modalidade tchoukball ao Brasil, quais esportes estão ligados a ele ( handebol, voleibol e pelota basca). Incentive-os a pesquisar as regras do tchoukball e a montarem um time para praticarem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula: Os alunos em duplas ou em grupos dispostos em frente ao computador.

18 Atividade 16: O que desenvolve quem pratica o tchoukball?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre o que é desenvolvido na prática do tchoukball, como, por exemplo, a destreza individual, o espírito de tomada de decisão e a melhoria da função cardiorrespiratória. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula: Os alunos em duplas ou em grupos dispostos em frente ao computador.

19 Atividade 17: Cultura da Paz – Nós merecemos!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Debata com seus alunos sobre a Declaração e Programa de Ação sobre a Cultura da Paz. Peça para que eles pesquisem sobre essa Declaração produzida pela ONU. Incentive-os a assistir ao vídeo proposto na atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo de Paz nas escolas. Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula: Os alunos em duplas ou grupos dispostos em frente ao computador.

20 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Incentive seus alunos a testarem o que eles aprenderam nessa aula. Clarifique possíveis dúvidas, mas não dê a resposta correta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada individualmente com os alunos em frente ao computador.

21 Atividade 19: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Incentive seus alunos a pesquisarem mais sobre o assunto abordado nessa aula e, a seguir, produzirem uma apresentação dos jogos e da Cultura da Paz Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Os alunos em grupos pesquisando e produzindo a apresentação.

22 Atividade 20: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça para seus alunos desenvolverem um resumo em itens sobre o que eles aprenderam na aula de hoje. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A aula será realizada em sala de aula

23 Atividade 21: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Debata com seus alunos o que eles escreveram no resumo feito por eles e compare com a síntese apresentada nessa atividade. Caso eles não tenha colocado algum item que esteja na educossíntese, aponte como novo item para a resumo deles. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Os alunos dispostos em frente ao computador individualmente.

24 Atividade 22: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre o tema da próxima aula: origem, história e regras dos saltos do atletismo e os valores como superação no esporte. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Os alunos em duplas ou em grupos dispostos em frente ao computador.

25 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Pesquise mais sobre esses dois esportes e divulgue-os para seus familiares e amigos. Lembre-se: o tchoukball é considerado o esporte da Paz. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google