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Fraternidade e a vida no planeta “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)

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Apresentação em tema: "Fraternidade e a vida no planeta “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)"— Transcrição da apresentação:

1 Fraternidade e a vida no planeta “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)

2 Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

3  Em dois planos: 1. uma fábrica poluindo e degradando o meio ambiente e as águas turvas de uma rio, sofrendo com a poluição e degetos.  2. Ciprestes crescendo no muro, com o arbusto e a borboleta, formam um microecossistema, que se forma em meio aos maus tratos. A vida mesmo frágil, resiste. É uma referência ao lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

4  Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;  Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;  Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário;  Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

5  Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.  Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;  Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global;

6  Ver – apresenta uma noção sobre o aquecimento global;  explica o efeito estufa e o relaciona com as grandes emissão de gases de efeito estufa do nosso sistema de produção:  industrial e agronegócio;  a matriz energética (especialmente a de combustão)

7  Cita as consequências mais dramáticas neste contexto:  A biodiversidade;  A miséria;  O êxodo rural  As águas

8  Discute os paradigmas:  Desenvolvimentista - crescimento contínuo, foco na economia e sem preocupações para com a vida no planeta;  Sustentabilidade – procura condicionar as preocupações de ordem econômicas às sociais e ambientais. Portanto, um novo paradigma para esta era de crise ambiental.

9  Esta crise coloca em discussão o paradigma civilizacional que praticamente se estende por todo o planeta.  Funda-se num ritmo sempre mais intenso de produção e consumo.  A maioria da produção - bens supérfluos;  Já se consome 25% a mais do que o planeta pode oferecer de modo sustentável  Tende-se a difundir um padrão de vida que implica grande pegada ecológica e de grande emissão de GGE

10  Repropor a natureza como – obra do Criador, criação:  Brota da gratuidade e amor de Deus, que tudo cria;  O descanso como início da história entre Deus e sua obra;  O descanso como momento para que o homem se encontre com sua identidade mais profunda;  Para que resgate a gratuidade no coração, e seja de fato cuidador da criação;

11  E não um dominador que de tudo usufrui, sem a preocupação com o outro;  É com a abertura ao outro que nasce a ética; quando se deixa interpelar;  O domínio torna o outro propriedade, o desfigura e molda segundo uma vontade precisa;  Neste sentido primeiramente temos alguns textos bíblicos, a leitura do pecado e das tentações de Jesus  São Francisco é um grande exemplo, ao renunciar à propriedade e domínio, entende em profundidade todas as coisas e chama a todas de irmãos e irmãs

12  As indicações partem da dimensão pessoal e vai se estendendo às: comunitária e social, e estruturais.  São indicativas de ações, pois se espera que as Dioceses e comunidades se articulem em ações que visam conservar as condições de vida no planeta.

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