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Seminário: Soluções Energéticas para a Crise de Energia

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Apresentação em tema: "Seminário: Soluções Energéticas para a Crise de Energia"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário: Soluções Energéticas para a Crise de Energia

2 Solução Portal de Monitoramento de Energia

3 São Paulo / Rio de Janeiro / Recife Belo Horizonte / Curitiba
Visão Geral Um player global Integração de Negócios Consultorias Outsourcing Produtos e soluções 31 ramos na ITALIA ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Wilmington São Paulo / Rio de Janeiro / Recife Belo Horizonte / Curitiba Buenos Aires Bruxelas Belgrado REPUBLICA DA SERVIA USA BRASIL ARGENTINA BELGICA 1,000 853 mn€ aproximadamente 7,400 Grandes Contas Receita Operacional 7.2% Profissionais Mercado Italiano

4 Gruppo Engineering / Operação pela América do Sul
oferta em contínua evolução conhecimento especializado dos mercados verticais expertise tecnológica transversal profundo relacionamento com o cliente A ENGdB é um partner com competência de negócios e visão integrada das tecnologias e soluções. São Paulo Santo André Belo Horizonte Rio de Janeiro Curitiba Recife Buenos Aires BRASIL E ARGENTINA +100 clientes +500 colaboradores

5 Engineering do Brasil / Ofertas
GESTÃO FISCAL. DP-FISC RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS. RICO BUSINESS INTELLIGENCE. SAP BO – BW – BPC – SPAGO B.I. MOBILIDADE. GEOCALL ● Soluções VAS ● Tecnologia SYBASE ECM / GED. EMC Documentum TELECOMUNICAÇÕES. Plataforma URA AUTOMAÇÃO & CONTROLE MIGRAÇÃO & MODERNIZAÇÃO. Rehosting e Reengenharia INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS ENERGIA & UTILITIES. a solução Comercial e de CRM própria da Engineering, posicionado no quadrante magico do Gartner, para as concessionárias de saneamento, eletricidade e gás natural ● a solução para a eficência energetica ● Soluções VAS para gestão das redes, de perdas, de metering e de equipes do campos ● Smart Grid UNIVERSO SAP. Licenciamento, implementação e suporte ● Roll-outs ● Melhorias, upgrades de versão e pacotes de atualização ● Application Management e Help Desk ● Basis e tecnologia ● ERP – Planejamento e gestão empresarial ● CRM – Gestão do relacionamento com clientes ● SRM – Gestão de compras e fornecedores ● SCM – Gestão da cadeia de suprimentos ● HCM – Gestão de recursos humanos ● Business Intelligence BO-BPC-BW ● HANA ● Ampla cobertura sobre o mapa de soluções SAP

6 Gruppo Engineering / Principais Clientes worldwide

7 Engineering do Brasil / Clientes de Destaque

8 Solução Portal de Monitoramento de Energia

9 Cenário Energético Atual
60,42% de aumento da energia elétrica nos últimos 12 meses, pelo IPCA do IBGE (08/04/2015). Principais motivadores: Intervenções e Regulamentações Governamentais constantes, proporcionando um ambiente altamente volátil. Bandeiras Tarifárias, contextualizadas com os níveis dos reservatórios de água. Baixos níveis dos reservatórios de água no Sudeste e Nordeste, proporcionada pela seca dos últimos anos. Repasse da Inflação, em alta. 07 de agosto – Novo reajuste anual ordinário da ESCELSA

10 Visão Evolutiva – Gestão de Desempenho Energético
A solução é focada essencialmente em prover transparência e visibilidade sobre o consumo, promovendo ganhos em maturidade de gestão que permitam uso inteligente de energia elétrica”. Confidencial 10

11 Plataforma de Gestão Net@Smart
Central Operacional: Operação e Informações em Tempo Real Visão Organizacional Relatórios de Eficiência Energética: Comparativos Baseline, entre Unidades de Consumo etc Indicadores (Curva de Tempo): Comerciais, operacionais e técnicos Consumo de eletricidade por m², Redução do Consumo de Energia por Unidade de Consumo etc Benchmarking interno e externo (melhores práticas) Impacto da Eficiência Energética no consumo e demanda Resultado na redução dos gastos com energia elétrica (R$)

12 Plataforma de Gestão Net@Smart
Comercial (contratos, tarifas etc) Data Base Operação (alarmes, indicadores etc) Internet / Intranet Gerenciadores (grandezas elétricas, atuação etc)

13 Exemplos de Relatórios
Confidencial 13

14 Benefícios Melhor desempenho energético:
Melhor eficiência na contratação, aplicação e consumo de energia; Maior visibilidade e controle sobre impactos financeiros associados. Melhor governança entre cliente e concessionárias: Transparência tarifária; Redução / Eliminação de multas; Adequação de demanda e consumo às necessidades do negócio. Melhor uso de capital: Liberação de recursos para foco no core business; Modelo de serviços “turn-key” sem necessidade de imobilização de capital; Sustentabilidade: Menor impacto dos negócios sobre o ambiente, via uso sustentável de energia; Confidencial

15 Medição Online O Kit Gerenciador de Energia é fornecido em comodato e está disponível para unidades consumidores atendidas em baixa / média / alta tensão, para monitoração on-line do perfil de consumo. A instalação ocorre tipicamente em local adjunto ao quadro onde fica o medidor da concessionária e não requer interrupção de fornecimento. Requisitos são: o acesso à tomada ótica da SSU – Saída Serial de Usuário *; um ponto de energia 110/220V para ligação de sua fonte de alimentação; existência de cobertura de rede celular (sujeito à disponibilidade de cada operadora). * IMPORTANTE: a SSU – Saída Serial de Usuário é uma interface ótica através da qual os dados de medição de energia são capturados. Sua instalação é realizada obrigatoriamente pela própria concessionária (passível de cobrança conforme política vigente) no quadro onde está o medidor de energia, mediante solicitação direta por escrito do cliente ao canal de atendimento responsável. O cliente deve disparar imediatamente este processo junto à sua concessionária de energia, a fim de mitigar riscos de eventuais atrasos. Confidencial 15

16 Portal de Gestão A instalação da medição on-line visa o acompanhamento diário do perfil de consumo em paralelo com a medição da concessionária, permitindo que os dados sejam enviados diretamente à base de dados do PGE – Portal de Gestão de Energia. A partir daí, é possível identificar tendências de ultrapassagem da demanda contratada, acompanhamento diário dos perfis de consumo de energias ativa e reativa, parâmetros de qualidade de fornecimento, etc.. O PGE – Portal de Gestão de Energia dispõe de consultas e relatórios prontos para uso. O portal é 100% web, hospedado e mantido pelo fornecedor, disponibilizado em modelo “SaaS – Software as a Service” para usuários cadastrados pelo cliente. Confidencial 16

17 Benchmarking de Unidades de Consumo
Datacenter “maduro” já no limite de sua capacidade operacional; Re-contratação de demanda + migração p/ tarifa azul = economia média de 15%; Perfil da curva + índice de KWh p/ servidor ativo -> referência p/ contrato no novo site em construção. Unidade de tratamento de efluentes industriais; Modulação de consumo em horário de ponta via mudança de turno e/ou auto-geração = economia média de 25%; Prédio Comercial / Módulo Administrativo Comparação de índices de KWh/m2 e divulgação da curva de consumo p/ fins de conscientização dos funcionários. Modulação de consumo em horário de ponta via controle de demanda + conscientização = economia média de 10%; Confidencial

18 Modelos de Atuação Gestão Outsourcing completo da gestão incluindo acompanhamento de projetos de intervenção e interação com agentes de mercado (concessionárias, comercializadoras, etc.). Informação Operação da plataforma, acompanhamento contínuo por time de engenheiros especialistas e elaboração periódica de material de apoio ao planejamento e tomada de decisões pelo cliente. Tecnologia Fornecimento, implantação e suporte à plataforma tecnológica de HW/SW para aquisição, monitoramento e análise de consumo pelo cliente. Confidencial

19 Engineering do Brasil René Bender Energy & Utilities
Mob.BR  +55 (11) Engineering do Brasil Rua Geraldo Campos Moreira, º andar Brooklin Novo, São Paulo - SP, CEP Office:   +55 (11) Fax:      +55 (11)


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