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Marcia Martins Djeanne Firmino

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Apresentação em tema: "Marcia Martins Djeanne Firmino"— Transcrição da apresentação:

1 Marcia Martins Djeanne Firmino
Gestão de Coleções em Bibliotecas Escolares (Ministério da Educação – Lisboa) Marcia Martins Djeanne Firmino

2 Política de gestão de coleção Biblioteca Escolar - diretrizes:
"as bibliotecas escolares assumem-se, cada vez mais, como núcleos formativos e pedagógicos, produtores de conteúdos informacionais de qualidade, essenciais à comunidade escolar, e não exclusivamente espaços físicos, apetrechados com os necessários equipamentos e recursos documentais, que apenas disponibilizam informação" p. 4. "A biblioteca escolar é essencial a qualquer tipo de estratégia de longo prazo no que respeita a competências à leitura e escrita, à educação e informação e ao desenvolvimento econômico, social e cultural". (p Manisfesto IFLA/UNESCO) Percebe-se a importância da Biblioteca Escolar como efetivo instrumento de ação e aplicação dos valores humanos da sociedade, mas que pouco tem sido contemplado na prática.

3 Plano de ação 1. cumprir a missão e os objetivos da biblioteca escolar, partindo dos princípios universais definidos; 2. cumprir os objetivos adequados às características específicas da comunidade de utilizadores da(s) biblioteca(s) escolar(es) do agrupamento; 3. apoiar a gestão de biblioteca e definir os instrumentos que suportam a linha de ação do professor coordenador e sua equipa na tomada de decisões; 4. avaliar as necessidades dos utilizadores e perspetivar as formas de acesso e de utilização da informação; 5. informar sobre a linha orientadora subjacente à constituição/desenvolvimento da coleção; 6. operacionalizar o orçamento a afetar à biblioteca.

4 Desenvolvimento de coleções: acervo
Necessário pensar o espaço para que não se configure como um depósito de livros [velhos] - Material de apoio pedagógico: obra didáticas, manuais, metodológicas; - Livros, mas não só... - outras fontes de informação: recursos eletrônicos e digitais; - Acervo multimídia; garantir acessibilidade: audiolivros, livros em braile etc; Material de recreação; por que não?

5 Desenvolvimento de coleções: diretrizes
- Constituição de uma política documental; - Responsabilidade pedagógicas do Professor-Bibliotecário; - Considerar o Projeto pedagógico das instituições e, em particular, de cada professor/educador; - Parâmetros Curriculares de Ensino (exemplo: PCN [1998] e Orientação Curriculares do Ensino Médio); - Desenvolvimento de coleções junto à comunidade escolar: alunos, educadores, coordenadores pedagógicos, outros funcionários e os pais; - Conceito de Literacia da Informação: Alfabetização, Letramento, Leitura; Competências Informacionais (Leitura e Escrita como direitos); “O trabalho integrado de bibliotecários e professores no planejamento das atividades escolares garantirá a adequação do acervo ao projeto pedagógico da escola” (CAMPELLO, p.88)”

6 Manifesto IFLA/UNESCO
A BIBLIOTECA ESCOLAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM PARA TODOS "A biblioteca escolar (BE) propicia informação e idéias fundamentais para seu funcionamentobem sucedido na atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A BE habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis".

7 Lei /10 Universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país: obrigatoriedade de que todas as escolas, públicas ou privadas, tenham uma biblioteca que deve ser gerida por um profissional bibliotecário (sancionada em 2010, gestão de Luís Inácio Lula da Silva).

8 Jornal da Cultura

9 Referências CAMPELLO, Bernadete Santos ; et. al. A coleção da biblioteca escolar na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em:  Senado vota projeto que obriga toda escola pública a manter uma biblioteca: Manifesto para Biblioteca Escolar da IFLA/UNESCO versão 1999, traduzida para português em Disponível em: < CARVALHO SILVA, J.. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no Brasil: análise da Lei /10 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares. Revista ACB, América do Norte, 16, dez Disponível em:<

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