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Gerência de Desenvolvimento Regional Sustentável

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Apresentação em tema: "Gerência de Desenvolvimento Regional Sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Desenvolvimento Regional Sustentável
Banco do Brasil Gerência de Desenvolvimento Regional Sustentável Hércules Xavier

2 Conceito de Responsabilidade Socioambiental
Acionistas Credores Responsabilidade Socioambiental Ética Respeito Funcionários Colaboradores Fornece- dores e Parceiros Comunidade Governo Clientes Meio Ambiente Concor- rentes Ter a ética como compromisso e o respeito como atitude nas relações com:

3 Responsabilidade Socioambiental
Concepção de RSA SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS Responsabilidade Socioambiental Ambiental Social Econômico

4 Desenvolvimento Sustentável Ação Social Empresarial
Como colocar RSA em prática? Negócios com Foco no Desenvolvimento Sustentável Ação Social Empresarial Processos com RSA

5 Ação Social Empresarial
BB Educar AABB Comunidade Banco de Tecnologias Sociais Participação do BB no Fome Zero Programa Voluntariado Inclusão digital Demais programas da Fundação Banco do Brasil Inclusão digital 1.629 telecentros comunitários estações digitais implantadas Banco de Tecnologias Sociais Prêmio de Tecnologias Sociais Tecnologias priorizadas pela Rede de Tecnologias Sociais: cabrito ecológico da caatinga, camarão de água doce, manejo de açaizais. Tecnologias priorizadas pela FBB: saneamento básico da área rural, barraginhas, frutos do cerrado. BB Educar pessoas alfabetizadas de 2003 a 2005. pessoas em processo de alfabetização, em 2006. Mais de jovens e adultos alfabetizados desde o início do programa – 1992. Programa AABB Comunidade crianças e adolescentes atendidos anualmente, com atividades sócio-educativas, culturais, esportivas e de saúde. Participação do BB no Fome Zero 42 ações desenvolvidas pelas diversas áreas do BB Mais de 2, 5 milhões de pessoas beneficiadas pelas iniciativas em mais de municípios. Programa Voluntariado Treinamento: mais de funcionários capacitados Apoio às ações desenvolvidas: Projeto Voluntários BB. Apoio do BB e FBB. Desenvolvimento de projetos de geração de trabalho e renda em comunidades carentes, apoiadas pelos voluntários. Citar Gorutuba Demais programas da FBB Apoio às cadeias produtivas: ovinocaprino, mel, artesanato, fruticultura, recicláveis, mandiocultura Projeto Memória

6 Processos com RSA Programa de Ecoeficiência Educação Empresarial
Programa de Ascensão Profissional Universidade Aberta Ouvidoria Externa e Interna Ecoeficiência nonononononon IV Fórum Educação Empresarial - 41 anos de educação no BB Capacitação para o negócio e para o funcionário Todos os segmentos funcionais Programas presenciais e à distância Interiorização do ensino BB Parcerias com instituições conceituadas Democratização da educação: Universidade Aberta e Programa Extraordinário de Desenvolvimento Ascensão Profissional Universidade Aberta PLR Remuneração

7 Desenvolvimento Sustentável
Negócios com Foco no Desenvolvimento Sustentável BB Agricultura Orgânica Programa BB Florestal BB Biodiesel Fundo BB Ações Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE Política de Crédito Responsável Democratização de Acesso ao Crédito BB Agricultura Orgânica nonononononon Programa BB Florestal BB Biodiesel Fundo ISE Crédito Responsável Democratização do Acesso do Crédito Foco PRONAF

8 Desenvolvimento Sustentável
Negócios com Foco no Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento Regional Sustentável DRS Principal Estratégia em Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil

9 Por que fazer DRS ?

10 Investimento na Comunidade Corporativa Benfeitorias para comunidade
Sustentabilidade Negócio Sustentável Evolução Investimento na Comunidade Corporativa Benfeitorias para comunidade Filantropia Foco no Lucro

11 Um pouco de História ... Degradação de Valores
Aumento da Desigualdade Social Degradação de Valores Velocidade da Informação = Tempo e espaço Final do Século XX 5a. Onda – Globalização Expansão de Mercado (Competitividade) Revolução Tecnológica Final do Século XIX 4a. Onda – Qualidade e Produtividade 20 anos (Qualidade Total) Revolução Industrial Final do Século XVIII 3a. Onda – Informática 30 anos (Idéias/Criatividade) 2a. Onda – Industrial 120 anos (Capital $) 1a. Onda – Agrícola 3 mil anos (Família/Terra)

12 Estratégia Corporativa
Função Corporativa Cumprimento dos papéis típicos de empresa viável e lucrativa (pagamento de impostos, geração de empregos, cumprimento da lei) Sustentável Compromisso permanente com a promoção e melhoria das condições de vida das pessoas que nela trabalham e da comunidade na qual está inserida

13 Missão do Banco do Brasil
Ser a solução em serviços e intermediação financeira atender às expectativas de clientes e acionistas fortalecer o compromisso entre os funcionários e a empresa e contribuir para o desenvolvimento do País

14 Conceito O DRS é uma estratégia negocial
Busca impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio da mobilização de agentes econômicos, políticos e sociais Apóia a formação de rede de colaboração, disseminando o conhecimento e promovendo o desenvolvimento sustentável Propõe-se a: gerar trabalho e renda democratizar o acesso ao crédito impulsionar o associativismo e o cooperativismo contribuir para a melhoria dos indicadores de qualidade de vida

15 Monitoramento e Avaliação
Metodologia Monitoramento e Avaliação Implementação Análise Plano de Negócios DRS Diagnóstico Formação da Equipe DRS Escolha da Atividade Sensibilização/capacitação

16 Concertação Capacitação Região Atividade Produtiva DRS
Associações Universidades Capacitação Região Governos Empresas Atividade Produtiva DRS Novas Tecnologias Sindicatos Cooperativas ONG

17 Papel do Banco do Brasil
Fomentador Articulador Mobilizador Dinâmica Social Agente catalisador das potencialidades locais e dos diversos atores nos territórios de forma a promover o seu desenvolvimento sustentável Local Regional Organização em Rede Econômico Social Ambiental Diversidade Cultural

18 Resultado = Negócios Sustentáveis
Cadeia de Valor Produto Cadeia produtiva Agrega valor ao produto Recursos Naturais Produção Beneficia mento Armaze nagem Comercia lização Distri buição Consumi dor final Canais de distribuição Resíduos Agregam valor ao produto Órgãos reguladores e financiadores: governo, instituições financeiras, associações, cooperativas etc. Resultado = Negócios Sustentáveis Organização social Mobilização social Identificação de oportunidades Integração de ações Investimentos coletivos

19 Benefícios do Desenvolvimento Sustentável
Motivação no emprego Melhoria na imagem corporativa Vantagem competitiva Empresa posicionada para o futuro

20 DRS em Números Meta para 2007 860 Planos de Negócios DRS em execução
Resultados até Agosto/2006 860 Planos de Negócios DRS em execução 2 mil municípios envolvidos 210 mil famílias envolvidas R$ 730 milhões de créditos BB programados 1.973 agências habilitadas 866 Planos de Negócios DRS em elaboração Meta para 2007 500 mil famílias atendidas R$ 1 bilhão de crédito BB liberado

21 Para reflexão O objetivo final é o desenvolvimento humano, o desenvolvimento das pessoas, pelas pessoas e para as pessoas. Tânia Zapata Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito. Albert Camus

22 Contatos (61)


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